segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Guiné 63/74 - P5325: Agenda Cultural (46): Colóquio Internacional Representações de África na Universidade dos Açores (Carlos Cordeiro)

1. Mensagem do nosso tertuliano e camarada Carlos Cordeiro* (ex-combatente em Angola, onde fez a sua comissão como Fur Mil At Inf no Centro de Instrução de Comandos, nos anos de 1969/71), com data de 18 de Novembro de 2009, dando conta da sua participação, como orador, num Colóquio a ter lugar na Universidade dos Açores, Ponta Delgada:

Bom dia, Carlos e Luís.
Segue o programa das "Representações de África...". Talvez seja ainda cedo para colocar na "agenda cultural". Farão como for mais conveniente.

Um abraço,
Carlos


O nosso camarada Carlos Cordeiro é professor de História Contemporânea na Universidade dos Açores em Ponta Delgada, e vai ser um dos conferencistas no Colóquio Internacional "Representações de África e dos Africanos na História e Cultura (Séculos XV a XXI)", a ter lugar nos dias 26, 27 e 28 de Novembro de 2009, naquela Universidade. A sua intervenção tem como título "A Guerra do Ultramar em discurso directo: os blogues como fonte de pesquisa histórica".



Programa do Colóquio
Clicar nas imagens para ampliar


Ao Carlos Cordeiro desejamos que a sua comunicação sirva para alertar os presentes para o papel que nós, os ex-combatentes, desempenhamos ao expôr publicamente nos blogues, muitas vezes discordando entre nós, as nossas vivências e experiências mais ou menos dolorosas psicologicamente, e em muitos casos, demasiados, fisicamente, deixando assim para futuro massa crítica que servirá de base para os estudiosos poderem continuar a História de Portugal.

O Carlos prometeu dar-nos posteriormente notícia da forma como correu o Colóquio, principalmente da sua intervenção, que nos tocas mais de perto.
__________

Nota de CV:

(*) Vd. poste de 7 de Outubro de 2009 > Guiné 63/74 - P5068: As nossas placas de identificação (Carlos Cordeiro)

Vd. último poste da série de 15 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5276: Agenda Cultural (45): Semana Cultural da Guiné-Bissau, 16 a 20 Novembro, no Clube Literário do Porto (Regina Gouveia)

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caro Carlos Cordeiro

Dei uma olhadela rápida no programa completo e pareceu-me uma 'coisa de fôlego', com muitos e varidos temas, incluindo até uma apreciação da influência de África no trabalho de ALA (Lobo Antunes), do qual tanto tem havido referências no nosso blogue...
Pois desejo-te uma boa e cativante intervenção onde possas dar conta de que é possível ir buscar 'conhecimento e informação' sobre a questão da guerra aos variados blogues que foram aparecendo e, já agora, não te esqueças de referir o 'nosso'.
Felicidades
Um abraço
Hélder S.

Luís Graça disse...

Troca de mails com o Carlos Cordeiro:

1. 22/11/2009:

Caros camaradas,

Estou aqui à rasca a tentar entrar na I série do blogue. É que, sem isto, o meu trabalho fica manco, para não dizer aleijadíssimo. Já algumas vezes entrei lá, mas agora, não sei o que aconteceu, mas não consigo.

Será que me podem ajudar? É que não me convinha agora mudar de planos na escrita da comunicação. E, como se compreende, o início das actividades do blogue é muito importante.

Desculpem lá, mas tenho que me socorrer dos camaradas.
Como nota de rodapé (não me livro deste martírio dos rodapés!) devo dizer que sempre tenho tido excelente compreensão por parte dos camaradas do blogue a que tenho recorrido a pedir informações ou esclarecimentos. São de uma simpatia extrema.

Desculpem o mau jeito.
Um abraço,
Carlos Cordeiro

2. Resposta de L.G.:

Carlos:

Clica neste link... Tens os arquivos (semanais) no fim...

http://www.blogueforanada.blogspot.com/

3. Novo mail do Carlos:

Pois é, meu caros amigos. Um é de armas pesadas (se é que a G3 é assim tão pesada), outro de infantaria. Mais lesto foi o Ranger, que actuou "rapidamente e em força".

Obrigadíssimo aos três,
Um grande abraço,
Carlos

Luís,

Tens ideia de quando foram publicadas pela primeira vez as regras do blogue?

ATENÇÃO: basta que um responda!

4. Resposta de L.G.:

Carlos: Vê:

http://www.ensp.unl.pt/luis.graca/guine_guerracolonial_tertulia.html


Regras: Datam de Junho de 2006, início da II Série do Blogue...

Boa saúde, bom trabalho. Luís

Luís Graça disse...

1. Comentário de L.G. (23/11/09):


Carlos (Cordeiro): Sou de armas pesadas, mas a minha companhia era de intervenção (CCAÇ 2590/CCAÇ 12), não de quadrícula... Pelo que me deram uma G3... Fui sempre operacional, substituindo os camaradas doentes, de férias, desenfiados, etc..., percorrendo tpdos os grupos de combate...

A minha CCAÇ 12 tinham 50 militares de origem metropolitana (capitão, alferes, sargentos, cabos, especialistas...) + 100 fulas, do recrutamento0 local... Fazíamos parte da "nova força africana" criada por Spínola.. Luís

PS - Tens o programa do Colóquio em ficheiro doc ou html ? A imagem que mandaste não tem qualquer resolução, é ilegível (no blogue)... O que nos interessa destacar são as comunicações sobre a Guiné e em especial a tua...

2. Resposta do Carlos:

Eu sabia. Por isso é que mandei a boca a brincar. Estivemos ambos no CISMI, mas julgo que não no mesmo período. Fiz recruta no 1º turno de 68 e especialidade (atirador) no 2º.

Pertenci à 4ª companhia. Não me lembro do nome do comandante, mas tinha já uma certa idade e corria pela caserna que não fora promovido por ter sido dos "tais" da Índia. Ainda apanhei o Folques como comandante da 3ª (?) (a última do lado direito de quem está de costas para a porta de armas). Esteve pouco tempo. Depois apanhei-o no CIC como comandante da 19ª CCmds (?).

Quanto ao programa, tenho-o em jpg. De qualquer modo, o programa, em termos estéticos, não tem qualquer interesse e talvez bastasse dizer-se que se realiza de tantos a tantos o colóquio tal e que, entre tantas comunicações há as de fulano e sicrano sobre a Guiné. Não há necessidade de imagens. Pensava que iam fazer um cartaz interessante, mas não fizeram. Ou seja, o próprio cartaz traz também o programa.
Desculpa não me oferecer para fazer a notícia, mas não tenho hipóteses. É que estou a substituir transitoriamente a directora de departamento numa época de A3E (ou coisa do género). Nem digo quantas cadeiras e alunos tenho, porque não é carga lectiva própria de prof. universitário. E até 5.ª tenho que terminar a comunicação. Que é o que me está a entusiasmar!
Um abraço,
Carlos