terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5383: Patronos e Padroeiros (José Martins) (6): Serviço de Saúde - S. João de Deus



1. Mais um poste da série Patronos e Padroeiros das Armas do Exército Português, um trabalho de pesquisa do nosso camarada José Marcelino Martins (ex-Fur Mil, Trms da CCAÇ 5, Gatos Pretos, Canjadude, 1968/70).






PATRONOS E PADROEIROS - VI

SERVIÇO DE SAUDE – SÃO JOÃO DE DEUS



João Cidade nasceu em Montemor-o-Novo em 8 de Março de 1495. Ainda novo, com cerca de oito anos, deslocou-se para a cidade de Oropesa, em Castela, onde se tornou pastor de gado.

Mais tarde alistou-se no exército, tomando parte na conquista da cidade de Fuentebaria, que se encontrava ocupada pela França. Terminado o serviço militar, voltou a ser pastor, tendo estado em Oropesa, Sevilha, Ceuta e Granada.
Foi nesta cidade que despertou o seu espírito religioso, contagiado pelos sermões do Padre José Ávila. Resolve confessar publicamente os seus erros do passado e, como demonstração de arrependimento, percorria a cidade flagelando-se e sujando-se com lama. Perante estas atitudes foi dado como louco e internado durante alguns anos num hospício.

Com o espírito mais sereno, quando deixou o hospício, foi visitar o Mosteiro da Guadalupe, regressando posteriormente a Granada.

Em 1539 funda um hospital para doenças contagiosas e incuráveis, dedicando inteiramente ao serviço do hospital, fundando, assim, a Ordem dos Hospitaleiros, que seguia a Regra de Santo Agostinho, vindo esta Ordem a ser reconhecida pelo Papa Pio V, em 1 de Janeiro de 1571. Entretanto João Cidade faleceu em 8 de Março de 1550 em Granada, Espanha.

O Papa Urbano VIII beatifica João Cidade, com o nome de S. João de Deus, em 28 de Outubro de 1630. O Papa Alexandre VIII canoniza S. João de Deus em 16 de Outubro de 1690, mas a Bula só é assinada pelo seu sucessor o Papa Inocêncio XII.

São João de Deus, é o padroeiro dos hospitais, dos doentes e dos enfermeiros. A sua memória litúrgica é celebrada a 8 de Março.

Foi proclamado Patrono do Serviço de Saúde por Despacho n.º 14/86, de 07 de Março de 1986 e Ordem do Exército n.º 3 (1.ª Série), de 31 de Março de 1986.

José Marcelino Martins – 24 de Novembro de 2009
[Organizado a partir de imagens e textos da Wikipédia]

__________

Nota de CV:

Vd. todos os postes da série de:

26 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5347: Patronos e Padroeiros (José Martins) (1): Exército - Arma de Infantaria - D. Nuno Álvares Pereira

27 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5352: Patronos e Padroeiros (José Martins) (2): Exército - Arma de Artilharia - Santa Bárbara

28 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5362: Patronos e Padroeiros (José Martins) (3): Exército - Arma de Cavalaria - Mouzinho de Albuquerque

29 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5371: Patronos e Padroeiros (José Martins) (4): Exército - Arma de Engenharia - Nossa Senhora da Conceição

30 de Novembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5375: Patronos e Padroeiros (José Martins) (5): Serviço de Administração Militar - Rainha Santa Isabel

1 comentário:

Anónimo disse...

Obrigado José Martins.

Eu tinha uma secreta esperança que não te tinhas esquecido do Serviço de Saúde e do seu Patrono, S. João de Deus.

Mais uma vez apetece-me dizer que os últimos são os primeiros.

Lembras-te camarada, da estória do furriel enfermeiro do Quebo (e Nhala)? Se não te lembras, podes consultar.

Pois, aí poderás encontrar o efeito protector da "mão amiga do Padroeiro".

A estória diz que foi o Nino Vieira que decidiu. Na verdade foi. Mas no momento da decisão, nos momentos antes da decisão, lá deve ter estado S. João de Deus, aconselhando Nino, iluminando o seu cérebro.

E S. João de Deus não foi exigente. Não inteferiu com a actividade do comandante guerrilheiro, libertador do seu povo.

Apenas lhe sugeriu que, de Maio de 1970 a Setembro de 1971, as povoações, os aquartelamentos, as matas, as estradas, picadas ou carreiros, todos os lugares, onde estivesse este "missionário" da Saúde, fossem lugares de paz, sem guerra.

E assim foi.

Um Abraço

Manuel Amaro