sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Guiné 63/74 - P5403: Tabanca Grande (193): Victor Alfaiate, ex-Fur Mil Trms, CCAV 8350 (Guileje, 1972/73)



Guiné > Região de Tombali > Guileje > CCAV 8350 (1972/74) > Duas cenas da retirada do aquartelamento e tabanca, em 22 de Maio de 1973. Fotos (já famosas...) de Carlos Santos, ex-Fur Mil, da CCAV 8350 - Piratas de Guileje (com a devida vénia).

Fotos: © Carlos Santos (2008). Direitos reservados


1. Em Setembro passado, recebemos um texto, em duas partes, sob o título "Ainda e sempre Guileje". Era assinado por Victor Alfaiate, ex-Fir Mil Trms, CCAV 8350 - Piratas de Guileje (Guileje, 1972/73). O texto vinha escrito todo em maiúsculas, pelo que foi pedido ao Victor para mandar uma versão normalizada. Sugerimos-lhe também sua entrada na Tabanca Grande, devendo para o efeito cumprir as regras que estão instituídas. Eis o mail, de 27 de Outubro, que nos mandou:


Olá, meus amigos

Como referi no meu mail de 26 de Setembro, é evidente que terei muito gosto em fazer parte da lista dos camaradas da Guiné, simplesmente como me encontro ausente de Portugal, só em Dezembro, quando me lá deslocar, terei oportunidade de vos enviar as fotografias. Posto isto, passo a apresentar-me:

Chamo-me Victor Manuel Ferreira Alfaiate, tenho 58 anos e resido em Tomar, momentaneamente encontro-me na Suíça, e fui o muitas vezes referido já Furriel de Transmissões de Guileje.

Fui incorporado no 4º. turno de 71 nas Caldas da Rainha, passei por Tavira tirar a especialidade de Transmissões de Infantaria, após o que, como Cabo Miliciano, passei pelo RI 12 - Guarda e BC 5 - Campolide de onde fui transferido para o RC 3 - Estremoz, onde fui colocado na CCav 8350 com destino à Guiné.

Na Guiné, para além de Guileje e Gadamael, passei por seis ou sete destacamentos sendo os dois últimos Colibuía e Cumbijã em cuja entrega ao PAIGC participei.

Quanto ao texto "Ainda e Sempre Guileje", como também referi, desconhecia da impossibilidade de ser publicado em maiúsculas, pelo que irei reescrevê-lo e reenviá-lo posteriormente.

Um Abraço

Victor Alfaiate

2. Sobre o texto "Ainda e sempre Guileje", o editor Luís Graça mandou ao Victor Alfaiate um primeiro mail, com algumas observações, comentários e sugestões, em 29 de Outubro:

Meu caro Victor, camarada da Guiné:

Obrigado pela tua amável resposta ao meu pedido, pondo o teu texto em formato normal (estava erm maísculas).

É um depoimento importante, de um camarada que foi actor dos acontecimentos e que, além disso, estava numa posição-chave, como responsável pelas transmissões, em Guileje, em Maio de 1973... Guileje é o descritor, a par de Bambadinca, com maiores ocorrências no nosso blogue... Nisso estamos de acordo, "ainda e sempre Guileje"...

Mas antes que me mandes a segunda parte do teu depoimento, deixa-me dizer-te duas ou três coisas:

(i) Sentir-me-ia honrado (e mais confortável) se tu aceitares o meu convite para integrar a nossa Tabanca Grande, passando o teu nome a figurar na lista alfabética, de A a Z, que aparece na coluna do lado esquerdo do blogue (preciso, nesse caso, de duas fotos tuas, uma do antigamente e outra actual);

(ii) Temos um conjunto de princípios que, no meu entender, são pacíficos: são eles que nos têm permitido atingir, enquanto blogue, a provecta idade de seis anos (em Abril de 2010)...

(iii) Os dois primeiros dos dez mandamentos do nosso blogue dizem: (1) respeito uns pelos outros, pelas vivências, valores, sentimentos, memórias e opiniões uns dos outros (hoje e ontem); (2) manifestação serena mas franca dos nossos pontos de vista, mesmo quando discordamos, saudavelmente, uns dos outros (o mesmo é dizer: que evitaremos as picardias, as polémicas acaloradas, os insultos, a violência verbal);

(iv) A guerra da Guiné já acabou há 35 anos... O nosso blogue não a vai ressuscitar... Estamos todos aqui para recordar e partilhar memórias... A visão de cada um é fragmentada... Não tivemos em todos os sítios... Muitas coisas nunca chegaram ao nosso conhecimento... Hoje, eu sei muitissimo mais do que sabia quando por lá passei (1969/71)... E, inclusive, visitei Guileje, em Março de 2008.

(v) Tenho muito respeito pelos que desde 1964 defenderam a bandeira portuguesa e deram o mellhor da sua saúde e da sua juventude (e alguns a vida) na mítica povoação e aquartelemento de Guileje... Como respeito os que arrearam a bandeira portuguesa e retiraram de Guileje, em 22 de Maio de 1973...

(vi) Nunca mais poderás esquecer Guileje, mas também tens o "dever de memória"... Fico honrado por quereres exercer esse direito aqui no blogue... Mas, como eu faço questão de dizer, o nosso blogue não é um tribunal da opinião pública, não é uma arena de combate, é apenas um fórum onde contamos as nossas histórias, fazemos os nossos depoimentos e podemos tambémn discutir uns com os outros tudo o que esteja relacionado directa ou indirectamente com a guerra colonial da Guiné...

(viii) O teu texto (que eu gostaria de publicar na íntegra) tem algumas, expressões e frases que são susceptíveis de ofender alguns camaradas nossos... Há, nomeadamente, camaradas da Força Aérea que poderão sentir-se melindrados com insinuações tuas como, por exemplo, as "loirinhas" (cervejas), o "ar condicionado" de Bissalanca, e outras picardias que, no meu entender, não valorizam o teu depoimento, não acrescentam nada....

(ix) Meu caro Victor, seria pedir-te muito para "rever", "reexaminar", "eliminar" ou "substituir" as palavras, expressões e frases que estão a amarelo (no teu texto, que segue em anexo)? Não estou a censurar-te, apenas a pedir-te que não confundas as palavras com pedras de arremesso ou balas de G3...

(x) Quero que entres pela porta grande da no nosso blogue, com orgulho, pundonor e altivez, cingindo-te aos factos, aos acontecimentos que viveste ou presenciaste... Não precisas de tratar os tenentes da Força Aérea como senhores nem entrares em polémica com eles por via do insulto, independentemente da mágoa e da raiva que ainda hoje podes ter no teu coração (mas eles não podem ser o teu bode expiatório...). O que saiu da boca de cada um, no calor da batalha, já lá vai... Há maneiras elegantes, e com piada, de reproduzir certas conversas entre nós... Eu também chamei nomes feios a alguns dos meus superiores hierárquicos, no calor da batalha... Hoje falo disso a rir, com sentido de humor (que é, com a compaixão, um dos traços distintivos dos seres humanos, da inteligência e da nobreza dos seres humanos).

Desejo-te o melhor para a tua vida. Ainda não me disseste onde vives e trabalhas, no estrangeiro. Onde quer que estejas, tens aqui um amigo, além de camarada da Guiné. Luís Graça

[A resposta do Victor Alfaiate será publicada oportunamente, juntamente com o texto "Ainda e sempre Guileje", juntamente com os pareceres dos meus co-editores e do Miguel Pessoa, Cor Ref Pilav, que tem representado, com grande entusiasmo, brilho e valor a menina dos seus olhos, que é a Força Aérea, se bem que sem qualquer mandato da dita cuja... (Poderá evocar sempre, e no máximo, o facto de ter sido, na Guiné, o primeiro piloto a ser atingido por um Strela, tendo felizmente conseguido ejectar-se do Fiat G-91 abatido e sobrevido, na mata de Guileje, até ser recuperado, são e salvo, pelas NT)].
______________

Nota de L.G.:

Vd. último poste desta série: 3 de Dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5400: Tabanca Grande (192): Rui Baptista, ex-Fur Mil da CCAÇ 3489/BCAÇ 3872, Cancolim, 1971/74

13 comentários:

Anónimo disse...

Duas fotografias carregadas de significado. José Belo.

José Marcelino Martins disse...

Bem vindo ao "Clube" camarada da especialidade!

Um a braço de boas-vindas

José Martins

Luís Graça disse...

Não como editor (que em pricnípio não deve fazer comentários no "downstairs", ou seja, na cave da nossa Tabanca Grande), mas como membro nº 1 (por razões circunstanciais ou históricas, já que fui o fundador do blogue, que já não é meu, sendo o nº 2 o Sousa de Castro, o nº 3 o David Guimarães, o nº5 o A. Marques Lopes, e por aí fora, ao resto perdi o rasto ou a conta...)...

Se me é permitido, falar em meu nome pessoal, como simples membro do nosso blogue (tertuliano, dizíamos nós no início, e ainda dizemos...), quero reforçar as saudações de boas vindas ao Victor...

Como eu gosto de lembrar, esta é uma Tabanca que não tem (ou não devia ter) portas e janelas, cavalos de frisa, abrigos, espaldões de metralhadora e de morteiro, e outras coisas bélicas... Em suma, nem sequer é (ou nem devia ser) uma Tabanca em Auto-Defesa, e muito menos Reordenada...

O Victor vai perceber que é muito mais confortável discutirmos os nossos assuntos, internamente, dentro do blogue, do que de fora para dentro... E que afinal todos os camaradas da Guiné têm um nome, têm um rosto, têm uma história...

Um abração. Luís

Joaquim Mexia Alves disse...

Então um abraço ao Victor de boas vindas!

Mas ó Luís, deixaste-me/deixaste-nos curioso: Então e o número 4?

Ou estarei a cometer alguma inconfidência ou a entrar por caminhos dolorosos.

Abraço camarigo para todos

Anónimo disse...

Número 4.......Almeida Bruno? Um abraco amigo do José Belo.

Joaquim Mexia Alves disse...

Ó José Belo, lá estás tu, pá?

Deixalá o homem empaz que tem muito que fazer a polir as medalhas!!!

O nº 4 tenho para mim que é o «Mamadu Djaló qui firma no Catió e para quem o Gianni Morandi canta "Cá só degno di bó"!!!»

Abraço camarigo


Olha lá, então como é que se diz camarigo em sueco???

Anónimo disse...

Caro Amigo Mexia Alves. Em sueco corrente,um amigo próximo é:-Kompis!(quase o nosso...compincha!) Mas se queres mais algumas das muito pouco convenientes traducoes literais do sueco para o portugues,recomendo-te,vivamente,a leitura(nao acompanhado de menores,senhoras,ou camaradas mais sensíveis de algumas tropas especiais)do comentário que escrevi ao teu (p-5320)quanto á pronuncia em portugues do nome da província mais ao sul da Suécia que se chama---SKÅNE(Nao é "sacana" como possa aparentar,mas...muito pior!). Um abraco Amigo desde 1300 kilómetros ao norte de Estocolmo,enquanto neste momento,lá fora,estao SÓ 27 graus NEGATIVOS!

Anónimo disse...

Para te facilitar....ainda mais a tua viajem em busca de erudicao linguística...refiro-me a comentário ao teu poste-5320 de 20 Nov.2009-Direito de resposta.José Belo

Luís Graça disse...

Caro Joaquim:

Acabo de ir levar o meu filho ao aeropporto, a caminho de Bissau... Vai lá fazer 1 semana de voluntariado como médico + 1 semana de férias... Hoje devo ter andado um pouco mais excitado por causa dos 'últimos pormenores' e das 'últimas dicas' (sou um pouco pai-galinha, misturado com guia turístico e professor, ou seja, chato para burro)...

Com o teu olho clínico, apanhaste-me em flagrante delito, na elementar contagem de 1 a 5... De facto, cadê o nº 4 ? ... Pois, por ordem cronológica de entrada, é o Humberto Reis. A seguir vem o A. Marques Lopes... Depois vieram tantos que perdi a conta...Mas, todos, têm-me dado grandes alegrias e despertado grandes emoções.

Por favor, não me peçam certidões de nascimento!

Tudo somado é um mar imenso de amigos e camaradas... Tenho um pontinho de orgulho, pela minha gota de água, que é sempre o princípio de um grande rio...

Agora vou dar aulas até às 22h. Bom fim de semana. Luís

Joaquim Mexia Alves disse...

Caro Luís

Como decerto entendeste o nº 4 foi uma oportunidade para "gracejar", porque como dizes e muito bem somos todos número sem número!

E podes orgulhar-te sim senhor que não te fica nada mal!!!

Espero que o "rebento" faça boa viagem e encontre por lá "bom estar".

Parece-me que o recente eleito PR está manga de doente!

Quanto ao José Belo já tinha reparado na dicção da tal palavra e claro que nunca a repeti, como bem educado que sou...

É assim uma coisa a modos como o Opel Ascona!!!

É pá com esse frio até devem gelar os tintins e os "pessarinhos uiui" nem devem voar!!!

Chega de asneira!!!

Abraço camarigo sorridente para todos

Anónimo disse...

Manuel Reis disse:

Caro Alfaiate:

Bem vindo à nossa Tabanca.
Não tenho tema para comentar,aguardo a publicação do teu testemunho.

Um grande abraço
Manuel Reis

Anónimo disse...

Amigos

Não vou pronunciar-me sobre a retirada de Guileje, nem sequer fazer apreciações sobre a mesma, porquanto, não estive lá e felizmente não passei por esse pesadelo e nem sequer vou pronunciar-me sobre a tomada da decisão da retirada ou sobre a visão que cada um tem sobre esses momentos que viveu, deveras difíceis.
Pois cada um tem a sua própria visão dos factos.
Compreendo as diferentes reacções que cada camarada possa ter tido naquelas situações vividas, na medida em que, eu próprio passei por diferentes situações complicadas e tive reacções diferentes nesses momentos.
Dito isto, apenas quero salientar que não concordo com a expressão que se vem referindo “cerco de Guileje” porquanto, das provas documentais, documento escritos, fotografias, etc. resulta claro que não houve cerco ao aquartelamento de Guileje, tanto que, em lado algum li ou ouvi referências onde o IN estivesse posicionado durante o hipotético cerco.
Aliás, na audiência que um grupo de camaradas teve com o falecido Presidente Nino em 5 ou 6-3-2008 que se deslocaram à Guiné para participar no Simpósio de Guileje, onde estive presente, bem como, o Sr Cor Coutinho Lima, Luís Graça e outros, como não poderia deixar de ser, foi abordada a questão da retirada de Guilege.
Nessa audiência recordo que o Presidente Nino falou sobre os constantes bombardeamentos de artilharia do PAIGC ao aquartelamento de Guileje e disse também que tiveram conhecimento da retirada das NT do local posteriormente e que passados 3 dias foram lá com todas as cautelas possíveis, pois as NT poderiam ter deixado o local armadilhado.
Feito o reconhecimento da zona, retiraram sem efectuarem qualquer ocupação efectiva.
Em Março passado, estive novamente em Guilege, Gandembel, Candembe [corredor da morte] onde falei com um ex-Comandante que actuava na zona, o qual também acompanhou-nos durante o Simpósio ano passado e falámos sobre o tema.
Claramente lhe disse, argumentando com os testemunhos atrás invocados, que não tinha havido “cerco a Guileje” e ele concordou comigo.
Face aos testemunhos atrás mencionados, tenho para mim, que não existiu qualquer cerco a Guileje, salvo o devido respeito que é muito, por opiniões contrárias.

Com um abraço amigo, formulando desde já votos de um Santo Natal e um Feliz Ano Novo para todos os Bloguistas, seus familiares e amigos.

Carlos Silva
Ex-Fur Mil CCaç 2548/Bat Caç 2879

JOSE CASIMIRO CARVALHO disse...

Lamento imenso este infeliz comentário, que não merece da minha parte uma resposta