Bilhete Posta da Guiné / Execução da Foto Lisboa / Edição da Casa Mendes - Bissau
1. Mensagem de Augusto Silva Santos*, ex-Fur Mil da CCAÇ 3306/BCAÇ 3833, Pelundo, Có e Jolmete, 1971/73, com data de 9 de Maio de 2011:
Camarada e Amigo Carlos Vinhal,
Fiquei incrédulo quando li os comentários do tal senhor (?) "Jomal" relativamente ao editado nos Poste P8243 / Mulher, Menina, Bajuda de Bedanda, enviado pelo camarada António Teixeira.
Realmente é como tu dizes. Só quem não passou por terras da Guiné e não teve possibilidades de conviver de perto com as populações, pode dizer semelhantes barbaridades pelo simples facto de uma mulher indígena se apresentar com o peito desnudado.
Esse senhor (?) está completamente desfasado da realidade e dos factos. Lembro-me perfeitamente que muitas das vezes eram as próprias bajudas / lavadeiras que nos pediam para tirar uma foto, não sentido qualquer pudor por se apresentarem sem nada a cobrir o peito.
Se entenderes que ainda vale a pena publicar só para ajudar algumas mentes menos esclarecidas, em ficheiro anexo estou-te a enviar a digitalização de um Bilhete Postal da então Guiné Portuguesa que, curiosamente, até enviei à então minha namorada e agora minha mulher em Março de 73 (bons tempos), postal esse que era vendido normalmente nas lojas em Bissau, e no qual no verso consta o seguinte:
Bilhete Postal / Feito em Portugal
Execução da Foto Lisboa
Edição da Casa Mendes - Bissau
Campune Bijagó
Ilha de Uno
Este postal tem o Nº 7-A, pois fazia parte de uma colecção com fotos idênticas das várias partes da Guiné, sobre usos e costumes das várias etnias, onde eram retratadas diversas situações idênticas à apresentada. E isto passava-se no tempo da censura. Parece que agora estamos a ficar um pouco pior.
Um Abraço
Augusto Silva Santos
____________
Notas de CV:
(*) Vd. poste de 6 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8231: Resumo da actividade do BCAÇ 3833 (1971/73) (5): Pel Caç Nat 59 e Pel Milícias (Augusto Silva Santos)
Vd. último poste da série de 10 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8255: Controvérsias (120): Ainda, e sempre, o Dia dos Combatentes, um dia que seja nosso, em 10 de Junho ou em qualquer outro dia do ano (Joaquim Mexia Alves)
Sem comentários:
Enviar um comentário