quarta-feira, 11 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8257: Convívios (335): Convívio da CCAÇ 816, dia 7 de Maio de 2011, em Barcelos (Rui Silva)




1. O nosso Camarada Rui Silva, ex-Fur Mil da CCAÇ 816 - Bissorã, Olossato, Mansoa -, 1965/67, enviou-nos uma mensagem com notícias da festa da sua CCAÇ 816.
Convívio da CCAÇ 816

No passado sábado, dia 7, realizou-se mais uma bonita festa de convívio entre a malta da que foi a Companhia de Caçadores n.º 816, que esteve na Guiné, então Portuguesa, em operacionalidade na região do Oio, mais concretamente em Bissorã, Olossato e Mansoa, incluindo destacamentos como Encheia, Cutia, Braia, Uaque e Maqué, durante o biénio 1965/67.
O evento, sempre bem concorrido, com esposas, filhos, filhas, netos e netas, genros e noras e que se efectuou desta feita na cidade de Barcelos, começou com a concentração na praça junta à Igreja do Senhor da Cruz aonde o “bacalhau” foi logo distribuído emocional e efusivamente.
Seguiu-se a habitual missa sufragando os nossos queridos camaradas falecidos em combate (os nossos saudosos Machado Silva e Manuel Manso) e também pelos outros que têm tido a desdita de nos deixarem com o passar dos anos.
O Ofício religioso teve lugar na bonita e bem ornamentada Igreja do Senhor da Cruz.
Seguiu-se o almoço de confraternização no Restaurante Rodízio Tourão, ali perto, aonde houve lugar a um rodízio bem rodado e melhor regado, enquanto as peripécias eram entretanto lembradas aqui e acolá, sempre com remate de sonoras gargalhadas, como que ajudando a uma boa digestão. Sim, porque na guerra também houve lugar a episódios positivos, festivos e alegres.
Como habitualmente, o evento acabou com a sempre bem-vinda e esperada alocução do Capitão (na altura) e Comandante da Companhia Luís Riquito, cuja simbiose Homem/Militar a todos cativou naquele período bélico e até hoje.
Com a partir do tradicional bolo aonde, se destaca sempre o emblema da Companhia, e com os flutes a tocarem-se, seguiram-se os abraços de despedida até ao ano sem que não, antes, tenha havido um pezinho de dança.
Resta dizer que o Convívio foi organizado pelo camarada José Pereira, mais conhecido, no nosso então meio militar, por “Flector”, que se esmerou em apresentar uma festa muito completa, e que numa escala de valores de zero a dez se deve atribuir um onze.
Que estamos todos velhos, a gente já sabe, não é preciso ninguém dizer-nos, quanto ao espírito… já não diria tanto.
O nosso camarada de luta Luciano Mourão (distinto e actual presidente da junta da Freguesia do Estoril) com o Ex-Alferes mil. Brandão (lado direito) Comandante da guarnição de Artilharia que nos acompanhou no Olossato.

Eu entre dois ex-Alferes Milicianos da 816: O Esteves e o Castro

Eu, o Jorge e o “Doutor”

O Artilheiro ex-Alferes Miliciano Brandão, que mais uma vez teve o maior gosto em partilhar da nossa festa e que sempre muito nos apraz também, numa breve e significativa alocução.

O nosso Capitão catanando o bolo, e também como é praxe.
O organizador do Convívio deste ano, o nosso camarada e amigo José Pereira (Flector), também militar da 816.
Um abraço,
Rui Silva
Fur Mil da CCAÇ 816
__________
Nota de M.R.:

Sem comentários: