sexta-feira, 13 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8264: O Mundo é Pequeno e a Nossa Tabanca... é Grande (42): Foram localizados os dois jovens carregadores que aparecem na foto junto Cap Mil Vasco da Gama (Pepito / Vasco da Gama)


Guiné > Região de Tombali > Cumbijã > CCAV 8351 (Cumbijã, 1972/74) > Setembro de 1973 > O Cap Mil Cav Vasco da Gama mais os dois seus jovens carregadores, Umaru Seide e Issa Seide (mais conhecido por Mário).

 Foto: © Vasco da Gama (2011) / Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné. Todos os direitos reservados


1. Mensagem do nosso amigo Pepito, de Bissau [, foto à esquerda]:

Data: 9 de Maio de 2011 18:37

Assunto: Amigos do Capitão Vasco da Gama

Amigo Luís,

Aqui está o resultado do trabalho de terreno do Mamadu Ali Jaló, neto do Tcherno Rachid e filho do actual Califa de Quebo. Conseguiu identificar as pessoas procuradas.
abraço
pepito





Guiné-Bissau > Região de Tombali > Umaru Seide e Issa Seid, ontem em Cumbijã (1973) e hoje (algures na Guiné-Bissau, possivelmente Colibuía, onde vivem, ou talvez em Quebo)


Foto: © Mamadu Ali Jaló / Pepito (2011). Todos os direitos reservados


2. Mail do Mamadu Ali Jalo (a quem saudamos e, desde já, convidamos a integrar formalmente o nosso blogue, sentando-se sob o frondoso, ecuménico e fraterno poilão da nossa Tabanca Grande)


Data: 9 de Maio de 2011 17:27

Assunto: Amigos do Capitão Vasco da Gama

Boa tarde, Caro Engº

Consegui descobrir (encontrar) os amigos do Capitão Vasco da Gama, da CCAV 8351, na foto de Cumbijã em 1973.

São estes senhores: Umaro Seide e Issa Seide, vulgo Mário. Cada um se identifica atrás da sua imagem na foto com Capitão Vasco.

Os seus contactos são: Umaro Seide > + 6747321: Issa Seide > + 6078283.

Respeitosamente,
Ali Jaló

3. Comentário do Vasco da Gama, Buarcos, com data de ontem:

Foi através desta fotografia tirada no Cumbijã em Setembro de 1973 [, vd. foto acima,] que o Pepito conseguiu encontrar [, através do Mamadu Ali Jaló,] estes meus queridos amigos que o tempo transformou nos homens grandes de hoje. 

O Cumbijã não tinha população e viviam apenas os Tigres [, o pessoal da CCAV 8351,] mais três jovens que eram os nossos carregadores nas contínuas saídas para o mato. Eram eles o Umaru e o Mário que estão na fotografia comigo, e ainda o Iaia.

Ontem telefonei mais de uma dúzia de vezes e não consegui falar com nenhum deles. Hoje, logo pela manhã apanhei o Issa, que nós chamávamos de Mário não sei porquê, e não te sei dizer quem se emocionou mais. O Mário repetia incessantemente : 
- Capitão está vivo, capitão está vivo, tigres, tigres...
E eu, sempre cheio de coragem para estas coisas, choramingava de alegria, como se tivesse encontrado um familiar que julgara perdido.

O Issa tem doze filhos e o Umarú ficou-se pelos nove. Estão todos de saúde e eu prometi que para o ano os ia visitar na companhia da minha mulher e de um casal amigo e bloguista da nossa Tabanca.

A meio da tarde telefonou-me o Issa para pedir para eu ligar às 18horas, pois assim falaria com os três. Linha, cá tem. Estou, vai para três quartos de hora a ouvir a voz da menina MTN......

Que pena que eu tenho de não conseguir ligação, mas sei que Colibuía, onde os três habitam, tem dificuldades de contacto!

Estou feliz como uma criança a quem deram uma prenda que ela há muito ansiava receber.

Agora sim, vou à regressar à Guiné! Obrigado, Pepito, obrigado Ali Jaló, obrigado Umaru, obrigado Issa, obrigado Iaia, obrigado Luís Graça, por serem meus amigos.

Que melhor há do que a amizade entre os homens?


P.S. - Por detrás do trio fotografado, pode ver-se o meu duche e a minha suite, primeira. O chapéu que eu usei numa ida a Aldeia Formosa deu-me direito a um raspanete do Comandante do Batalhão quando me viu empoleirado na Berliet a entrar mal ataviado e a levantar demasiado pó nos domínios de sua Excelência. O que se seguiu terá de ser contado por outrem, que não eu.
____________

Nota do editor:

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros camaradas

O Vasco da Gama é daqueles amigos que foram 'encontrados' aqui, atrvés deste Blogue.
Fomos trocando idéias e opiniões, aqui e ali, ao longo deste tempo.
Aquando das diligências para se lançar o livro do MMaia os nossos contactos aprofundaram-se.

Por isso, mesmo sem o conhecer 'de outros tempos' sei o suficiente para compreender como ele se sente com estas notícias. Sei até do problema que terá em acalmar a sua inquietação relativamente à ânsia de querer ir já ter com o pessoal com o qual conviveu. Mas irá conseguir 'levar a água ao moinho', disso tenho a certeza.

Abraço
Hélder S.

seidesuleimane disse...

LUIS, SOU SULEIMANE SEIDI SOBRINHO DE UMARO SEIDI E DE ISSI SEIDI, EU GOSTARIA MUITO DE CONHECER VC, POR FAVOR ENTRA EM CONTACTO COMIGO ATRAVES DE EMAIL: TIJANEJUNIOR@HOTMAIL.COM

Anónimo disse...

O Capitão Vasco tornou-se uma pessoa muito querida na tabanca de Colibuia pelas relações que manteve com os então jovens Umaro e Issa seidi. O seu nome foi dado a um irmão mais novo do Issa. O seu homonimo foi estudar em Cuba e esteve a trabalhar no Ministerio das Finanças, mas infelizmente morreu há uns anos.

O umaro (o jovem a esquerda)perdeu seu único mano de nome Ussumane Seidi em Balana em Maio de 1969. Apesar do trauma, continuava ligado ao exercito e a guerra de uma forma ou outra.