domingo, 8 de maio de 2011

Guiné 63/74 - P8246: Convívios (333): XXII Encontro do pessoal da CCAÇ 2381 - Os Maiorais - ocorrido no dia 30 de Abril de 2011 em Salir do Porto (Arménio Estorninho)

XXII Convívio da CCaç 2381 “Os Maiorais” de Empada, Guiné 1968/70


1. Mensagem de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 7 de Maio de 2011:

Camarigo Carlos Vinhal, Saudações.
Depois de umas mini férias, como vai sendo hábito, aquando dos convívios e que teve o seu início no pretérito ano de 1990, irei descrever o XXII Convívio da CCaç 2381 “Os Maiorais” de Empada, Guiné 1968/70, tendo o registo fotográfico do evento, que também fala por si.

Por conseguinte, no aprazado dia 30 de Abril de 2011, a CCaç 2381 – “Os Maiorais” de Empada, comemorou o quadragésimo terceiro ano do embarque para a Guiné. Para o efeito, o camarada Agostinho Pereira e a sua simpática esposa Maria da Conceição Pereira, fizeram as honras da casa no Almoço/Convívio e escolheram como palco “O Restaurante Nascer do Sol” em Salir do Porto – Caldas da Rainha.

Conforme o dia programado pelo Organizador-Chefe, o ex-1.º Cabo Enfº José Teixeira, na Foz do Arelho, a partir das 10 horas, iam chegando os camaradas já “pesadotes” da felicidade de contarem mais um ano, acomodavam os seus bólides num parque junto ao rio e sendo a minha, a mais velhinha (1989).
“Em abono da verdade diga-se que o meu BX-GTI é uma grande máquina, porque a 29 de Abril p.p., pelas 15.30 horas, quando viajava para o Almoço/Convívio, ao transitar pela Ponte Vasco da Gama conseguira passar por um temporal de chuva intensa com queda de granizo, raios, relâmpagos e trovões quase em simultâneo. Contudo foram situações deparadas muito complicadas que até para pagar uma portagem na máquina (esta para viaturas pesadas) tive de me empoleirar com um pé na janela do automóvel e felizmente consegui chegar ao objectivo.”

Após a concentração quando eram cerca das 12,15 horas, o Organizador-Chefe e o seu Ajudante de Campo, dão instruções de partida para a lauta refeição e não era sem tempo porque muitos já tinham mingua. Chegados de forma moderada ao Restaurante (Estrada de Salir do Porto – Caldas da Rainha), com um ambiente que reflectia a natural expressão de irradiar alegria e que iria proporcionar mais um agradável Convívio de “Os Maiorais” de Empada.

O Restaurante e Snack-Bar “Nascer do Sol” recomenda-se porque reúne boas condições, tem sala para vários tipos de eventos e lotação para 400 pessoas. Localiza-se entre dois pólos turísticos com muita beleza natural, que são a Foz do Arelho e S. Martinho do Porto.

Pelo que tive a oportunidade de presenciar, quanto ao serviço de restauração, o mesmo fora efectuado por empregados devidamente fardados e com perfeito conhecimento das suas funções, solícitos quanto baste.

A acomodação na sala deu-se numa forma ordeira, os camaradas e seus familiares mais chegados, agrupavam-se em mesas e na perspectiva de colocarem as conversas em dia.
Todavia imperava alguma mágoa em virtude da ausência de alguns camaradas, mas os tempos estão difíceis e as dificuldades multiplicam-se, mas melhores dias virão.

Foto 1 – A partir da esquerda: Doutora Maria José Santos e esposo ex-Cap Mil Eduardo Moutinho Santos, D. Maria da Conceição Pereira a esposa do ex-1.º Cabo Agostinho Pereira e D. Armanda Teixeira a esposa do Camarigo ex-1.º Cabo Enf José Teixeira.

Foto 2 – De frente e pela direita: ex-1.º Cabo Manuel Godinho “O Sapateiro,” ex-1.º Cabo Agostinho Pereira “O Triguinho,” o ex-Soldado Nuno Santos, a sua esposa e o seu neto.

Foto 3 – A partir da direita: ex-1.º Cabo Agostinho Pereira, ex-1.º Cabo Francisco Franco “O Russo,” e o ex-Soldado José da Silva e esposa.

Foto 4 – Em primeiro plano na esquerda: o ex-Soldado António Úrsula, de pé o ex-Cap Mil Eduardo Moutinho Santos em amena cavaqueira com o ex-Fur Mil Hernâni Ferreira. Na direita: ex-Soldado Condutor José Zeferino “O Sobral,” e o ex-Soldado Hélder Correia e esposa.

O almoço constara da seguinte ementa:

I - Entradas: Taça com camarão e creme, morcela, rissóis de camarão, rissóis de bacalhau e “não esquecer que também havia pão.”
II- Pratos: Sopa de legumes, peixe - bacalhau “à nascer do sol”, carnes – churrasco de javali e escalopes de vitela.
III- Sobremesas: Gelado, pudim, mousse de chocolate e salada de frutas.
IV- Bebidas: Águas, sumos, cerveja, vinho verde, vinho branco e tinto, café e digestivos.

Quanto ao preço do almoço, pelo que se ofereceu o seu valor foi sugestivo.

Foto 5 – Na esquerda: D. Maria Eugénia Estorninho, a minha esposa, D. Isa Runa e D. Teresa Santos. Na direita: ex-1.º Cabo José Runa e ex-Soldado Arlindo Santos.

Foto 6 – Pela direita: ex-Soldado Celestino Ferraz e esposa, D. Henriqueta Catarino e esposo ex-1.º Cabo Enf Jorge Catarino e ex-Soldado João Pinheiro e esposa.

A Doutora Maria José Santos, esposa do ex-Cap Mil Eduardo Moutinho F. Santos, usando da palavra teceu o quanto é do seu agrado estar entre nós e nunca se esquecendo de ter passado connosco o Natal de 1969, em Empada - Guiné

Foto 7 – Sou eu ex-1.º Cabo Mec Auto Arménio Estorninho e um camarada já falecido, no sempre lembrado Jantar de Natal de 1969, em Empada – Guiné.

No toque a rebate do Camarigo ex-1.º Cabo Enfº José Teixeira, o incansável mentor dos convívios da CCaç 2381:

- Conseguira que entre os camaradas e seus familiares, houvesse no seu todo a presença de 75 convivas, em que fora-lhes servido um merecido repasto e o qual saborearam-no com esmero;

Foto 8 – De Frente e pela direita, em pé: o ex-Soldado José da Silva, ex-Soldado Condutor Idalécio “O Setúbal,” e o ex-Soldado António Lagrante. De costas em pé o palestrante ex-1.º Cabo Enf José Teixeira e o ex-1.º Cabo Enf Jorge Catarino.

- Mencionou os nomes de camaradas, dos quais há conhecimento que já não estão entre nós e foi feito um minuto de silêncio em suas memórias;

- Dos que para mim já se tornavam habituais as suas presenças, notei as ausências de vários camaradas e muitos comunicaram ao Organizador-Chefe José Teixeira e as devidas justificações foram transmitidas aos presentes.

E ainda… “O Bolo da Companhia,” para adoçar os mais gulosos, em que a Doutora Maria José Santos e o esposo ex-Cap Mil Eduardo Moutinho Santos, esmeraram-se no corte e na distribuição do mesmo.

Foto 9 – A sempre simpática Doutora Maria José Santos, ladeada pelo seu esposo ex-Cap Mil Eduardo Moutinho Santos e pela D. Teresa Santos, a esposa do ex-Soldado Arlindo Santos.

Foto 10 – O casal Moutinho Santos em amena conversa com o Camarigo ex-Fur Mil José Manuel Samouco, saboreando o delicioso bolo.

Foto 11 – A partir da esquerda: ex-Soldado Cozinheiro Pereira, ex-Soldado António Lagrante e o seu afilhado, ex-1.º Cabo José Runa e ex-Soldado Condutor Joaquim Martins “O Caldas.”

Foto 12 – A partir da direita: ex-1.º Cabo Francisco Franco, ex- 1.º Cabo José Runa, ex-Soldado João Pinheiro. Não consigo identificar o último camarada.

O Almoço Convívio decorrera num ambiente agradável tendo sido dado por findo quando eram cerca das 17.00 horas, em que se trocaram ofertas, deram-se as despedidas e uma boa viagem de regresso. Com o convite de um “até para o ano”, que fora marcado para a Cidade de Torres Vedras.

Cordiais cumprimentos Tabanquenhos.
Com um Abraço
Arménio Estorninho
CCaç 2381 “Os Maiorais” de Empada
____________

Nota de CV:

Vd. último poste da série de 8 de Maio de 2011 > Guiné 63/74 - P8245: Convívios (326): XVIII Encontro do pessoal da CCS/BCAÇ 2912, dia 11 de Junho de 2011 na cidade da Maia (António Tavares)

Sem comentários: