quinta-feira, 8 de março de 2018

Guiné 61/74 - P18391: (D)o outro lado do combate (21): "Plano de operações na Frente Sul" (Out - dez 1969) > Ataque a Bedanda em 25 de outubro de 1969 (ao tempo da CCAÇ 6, 1967-1974) - II (e última) Parte (Jorge Araújo)


Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > Agosto de 1972 > O obus 14

Foto: © Vasco Santos (2011). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem:  Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1971 > A famosa e feliz foto do ex-Alf Mil Médico Amaral Bernardo, membro da nossa Tabanca Grande desde Fevereiro de 2007: a saída do obus 14, de noite.

"Foi tirada com a máquina rente ao chão. Bedanda tinha três. Uma arma demolidora. Um supositório de 50 quilos lançado a 14 km de distância... Era um pavor quando disparavam os três ao mesmo tempo... Era costume pregar sustos aos periquitos... Eu também tive honras de obus, quando lá cheguei... Guileje não tinha nenhum obus, mas sim três peças de artilharia 11.4. A peça era esteticamente mais elegante do que o obus" - disse-me o Amaral Bernardo, no dia em que o conheci pessoalmente, no Porto, no seu gabinete no Hospital Geral de Santo António, que é a sua segunda casa, e onde é (ou era, em 2007) o director do ensino pré-graduado da licenciatura de medicina do ICBAS - Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar/HGSA Ciclo Clínico (ou seja, responsável por mais de meio milhar de alunos, um batalhão; reformou-se, entretanto] [LG]...

Foto (e legenda): © Amaral Bernardo (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
 

Guiné > Região de Tombali > Bedanda> CCAÇ 6 > 1970 > O famoso obus 14... [Julgamos que esta foto terá sido dada ao Hugo Moura Ferreira por uma dos camaradas da CCAÇ 6 que estavam em Bedanda em 1970}.

Foto: © Hugo Moura Ferreira (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Jorge Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger, CART 3494 

(Xime-Mansambo, 1972/1974); coeditor do blogue desde março de 2018


GUINÉ: (D)O OUTRO LADO DO COMBATE > "PLANO DE OPERAÇÕES NA FRENTE SUL" (OUT-DEZ'69) - ATAQUE A BEDANDA EM 25 DE OUTUBRO DE 1969 (AO TEMPO DA CCAÇ 6, 1967/1974)

(Parte II)
1. INTRODUÇÃO

Com a presente narrativa, a última de duas relacionadas com o ataque a Bedanda em 25 de Outubro de 1969, ocorrido treze dias após o primeiro, encerra-se a análise à segunda missão do "plano de acções militares" do PAIGC (*), de um "pacote" de nove – mais uma do que inicialmente pensado, uma vez que Buba seria contemplada com outra flagelação "extra" devido aos fracassos registados por "Nino" Vieira (1939-2009), e seus guerrilheiros, na primeira – todos eles previstos concretizar durante o último trimestre desse ano, nas regiões de Quinara e de Tombali, contra os diferentes aquartelamentos das NT, cujo calendário se recorda abaixo.

Para a elaboração deste trabalho de pesquisa global, apresentado em fragmentos, continuaremos a utilizar um documento base, que é o relatório "das operações militares na Frente Sul" [http://hdl.handle.net/11002/ fms_dc_40082 (2018-1-20)], localizado no Arquivo Amílcar Cabral, existente na Casa Comum – Fundação Mário Soares, adicionando-lhe, sempre, outras informações de diferentes fontes bibliográficas, como metodologia de caracterização e de aprofundamento histórico.




2. O AQUARTELAMENTO DE BEDANDA E AS SUAS UNIDADES


Como foi referido no primeiro fragmento do ataque a Bedanda [P18387] (*), os antecedentes históricos da CCAÇ 6 têm a sua origem na estrutura orgânica da 4.ª CCAÇ (Companhia de Caçadores Nativos [ou Indígenas], esta criada e instalada, primeiramente, em Bolama em finais de 1959.


Quatro anos e meio depois, em Julho de 1964, mudou-se para Bedanda, por necessidades operacionais, como resposta ao pedido de intervenção dos africanos no esforço da guerra. Em 1 de Abril de 1967, decorridos três anos após a instalação dos seus primeiros efectivos em Bedanda, esta Unidade foi renomeada, passando a designar-se por Companhia de Caçadores n.º 6 [CCAÇ 6 - "Onças Negras"].


Guiné > Região de Tombali > Bedanda > CCAÇ 6 > 1970 > Vista aérea da tabanca e aquartelamento. Foto que nos foi enviada pelo nosso camarada, da primeira hora, Hugo Moura Ferreira, ex-alf mil inf, que esteve na Guiné, entre novembro de 1966 e novembro de 1968, primeiro na CCAÇ 1621 (Cufar) e depois na CCAÇ 6 (Bedanda).

Foto: © Hugo Moura Ferreira (2006). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]

Um ano depois, em 10 de Junho de 1968, como reconhecimento da importante acção desenvolvida nas múltiplas missões que lhe foram confiadas, a CCAÇ 6 viria a ser merecedora de uma condecoração atribuída pelo Governo Central ao seu Estandarte [Cruz de Guerra de 1.ª Classe], em cerimónia pública presidida pelo Chefe de Estado, Almirante Américo Thomaz (1894/1987), de homenagem às Forças Armadas Portuguesas, realizada no Terreiro do Paço, em Lisboa.

Recorda-se, acima, o texto que originou a condecoração tornado público na comunicação social [DL, em 11 de Junho de 1968, p11; e DN, em 12 de Junho de 1968].

Para além da CCAÇ 6, o Aquartelamento de Bedanda dispunha também de um Pelotão de Canhões sem Recuo [PCS/R], de um Pelotão de Artilharia de obus 14 [Pel Art] e de um Pelotão de Milícias [Pel Mil n.º 143], da etnia fula.


3.  O ATAQUE A BEDANDA EM 24OUT1969… QUE PASSOU PARA 25OUT1969 DEVIDO A SUCESSIVAS FALHAS NA SUA ORGANIZAÇÃO,

Desenvolvimento da acção: (Conclusão)

No dia 24 de Outubro [de 1969], às 17h15, as forças do Corpo Especial de Exército deviam atacar as instalações militares do campo de Bedanda mas, devido ao número insuficiente de transportadores não puderam concentrar no local toda a quantidade de munições necessária e muito menos distribui-la a tempo para as 3 posições de fogo, razão principal porque tiveram que adiar a missão.

No dia seguinte, com a aprovação do Comandante do Corpo Especial de Exército ("Nino" Vieira), as forças de Artilharia prontificaram-se a realizar a operação e a iniciá-la à mesma hora indicada para o dia anterior [17h15]. Às 17h00 todas as peças estavam prontas para o tiro, quando descobriram uma avaria na comunicação. Devido a esse imprevisto só meia hora mais tarde iniciaram o fogo de enquadramento com uma peça de canhão 75, desde a posição de fogo do GRAD. O inimigo [NT] respondeu imediatamente, cortando a instalação em dois pontos. Só 15 minutos depois foi retomada a direcção de tiro e deram por terminado o enquadramento para as [peças] GRAD [foguetes/foguetões de 122 mm]. Imediatamente as peças de canhão abriram fogo, realizando tiro indirecto desde a distância de 2.000 metros. Do posto de observação, pareceu (a visibilidade, dada a hora já avançada da tarde, era deficiente) ser um tiro efectivo, cobrindo a zona indicada.

Terminado o fogo dos canhões, as peças do GRAD fizeram o seu primeiro disparo que, do posto de observação, pelo clarão produzido, pareceu-nos ter atingido o objectivo. [Este disparo ficou na história da guerra por ter sido o primeiro foguete 122 mm a ser lançado por uma peça GRAD contra as NT]. Mais tarde, segundo os camaradas de infantaria situados a poucas centenas de metros do objectivo, esse disparo caiu dentro do objectivo. Deu-se a ordem de tiro de bataria e, salvo um foguete danificado, foram lançados os restantes [cinco], os quais se dispersaram pela periferia do objectivo.

Finalmente, os morteiros 82 iniciaram fogo, da mesma posição de fogo dos canhões, realizando fogo rápido, mas desordenado e sem muita afectividade, devido à impossibilidade de dirigir tiro naquela altura (tinha anoitecido já completamente) pois haviam roto [danificado] completamente as instalações telefónicas.


Citação: (1963-1973), "Combatentes do PAIGC deslocando uma peça de artilharia anticarro", CasaComum.org, Disponível HTTP: http://hdl.handle.net/11002/fms_dc_ 43753 (2018-2-12) (com a devida vénia)

Conclusão

1. O tiro de artilharia, no seu conjunto, não foi efectivo como esperávamos, especialmente devido à falta de direcção continua e ordenada do tiro e isso motivado pelas interrupções sistemáticas das instalações telefónicas.

2. Dada a distribuição dos quartéis (com pequenas concentrações em 3 pontos), Bedanda não é um objectivo muito favorável à utilização das [peças] GRAD. Prova-o o facto do primeiro obus ter caído dentro do objectivo e os restantes terem-se dispersado sem atingi-lo.

3. Com a experiência herdada de B1, concluímos que a direcção de fogo feita com a utilização de telefone não dá a mínima garantia. A introdução de rádios impõe-se como uma necessidade urgente para que a realização dessas operações tenham o mínimo de garantia e coordenação com os bi-grupos de infantaria.


4. Não é recomendável a realização de tiro de enquadramento de noite. A observação e as respectivas correcções são vagas e imprecisas.

5. O transporte de munições até aos pontos desejados é algo que deve ser encarado com toda a responsabilidade e garantido contra quaisquer atrasos ou imprevistos.



Actuação da Infantaria

A infantaria deveria actuar imediatamente depois do bombardeamento artilheiro.

Contava com os seguintes efectivos assim distribuídos:

- 3 bi-grupos no quartel do meio, com 5 bazookas RPG-7 (4 granadas cada)

- 2 bi-grupos no quartel de cima (onde estão as lojas), com 2 RPG-7 (4 granadas cada)

A acção da infantaria, prevista para as 17h45 (a operação devia ter início às 17h15) só foi possível 3 horas mais tarde, devido à reacção do inimigo [NT], que abandonou os quarteis, refugiando-se no mato, contra o intenso, embora não muito efectivo, fogo da artilharia. Três horas depois, quando o inimigo [NT] regressava aos quartéis, foi completamente surpreendido com fogo de bazookas (21 RPG-7) e outras armas de infantaria. Sofreu grande número de baixas, que, segundo informações posteriores, ultrapassou os 30 [trinta].

A retirada foi sem problemas, pois o canhão inimigo [NT] e sua dotação foram destruídos pelo primeiro foguete do GRAD.


Correcção às informações obtidas posteriormente pelo PAIGC:

De acordo com a base de dados existente na Associação Portuguesa dos Veteranos de Guerra (sítio: http://apvg.pt), relativa ao número de militares – continentais e de recrutamento local – falecidos nos TO ultramarinos, verificou-se que durante o período em que a Companhia de Caçadores n.º 6 (CCAÇ 6) prestou serviço em Bedanda [de 01Abr1967 a 27Abr1974 = sete anos] o número total de baixas foi de 12 (doze), sendo 10 (dez) do Recrutamento Local e 2 (dois) do Contingente Metropolitano.

Das 10 (dez) baixas de naturais da Guiné, 5 (cinco) morreram em combate (50%), 3 (três) por acidente (30%), 1 (um) por doença (10%) e 1 (um) por afogamento (10%).

Para que conste, foi elaborado o competente quadro nominal.


Pelo acima exposto, conclui-se que as informações obtidas por parte do PAIGC, quanto ao número de mortos durante esta acção, carecem de fundamento (são absolutamente falsas), na medida em que este seu ataque não provocou qualquer baixa mortal, não obstante todo o aparato bélico.

Por outro lado, desde o início do conflito [1963] e até à alteração do nome para CCAÇ 6 [1967], a 4.ª CCAÇ contabilizou 15 (quinze) baixas, sendo 5 (cinco) do Contigente Metropolitano e 10 (dez) do Recrutamento Local.

Seguindo o mesmo procedimento anterior, apresenta-se o respectivo quadro nominal.


Continuaremos a desenvolver este tema com a apresentação dos principais factos ocorridos em cada um dos restantes ataques.

Com forte abraço de amizade,
Jorge Araújo.
07MAR2018.
_______________

Nota do editor:

(`) Vd. poste de 7 de março de 2018  > Guiné 61/74 - P18387: (D)o outro lado do combate (21): "Plano de operações na Frente Sul" (Out - dez 1969) > Ataque a Bedanda em 25 de outubro de 1969 (ao tempo da CCAÇ 6, 1967-1974) - Parte I (Jorge Araújo)

9 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Naquela madlta guerra, cruel, inútil, absurda, em que todos perdemos, de um lado e do outro, nunca se comemorou o Dia Internacional da Mulher, muito menos o Dia Mundial da Verdade...

Todos mentiam, do Spínola ao Amílcar Cabral, para mostrar serviço aos 'patrões' e 'patrocinadores'...

Mentiam todos, uns mais do que outros...Uns mais descaradamente do que outros...

Anónimo disse...

Um bom reforço que arranjámo para que, com o rigor possível, se continue a escrever a História da Guerra na Guiné. Um obrigado ao Jorge Araújo.

Anónimo disse...

Uma grande reportagem, vou ter de ler com cuidado para a comentar. De qualquer modo já se vê que é algo em grande, os meus parabéns, porque tenho muitas imagens, mas nada como estas, é preciso que apareçam mais.
E VIVA o dia internacional da Mulher, falta o do Homem e como disse o Luís, o da Verdade.

AB.

Virgilio Teixeira

Abílio Duarte disse...

Na minha vida de militar, tive a a oportunidade, de assistir a fogo de obus, principalmente em Vendas Novas e na Guiné. Não me esqueço, que quando a minha C.ART.2479/C.Art.11. foi destacada para Piche, a assistir por várias vezes a fogo do obus 14. Fica para sempre na nossa memória.
Em Paúnca também tínhamos, obuses e foram disparados muitas vezes, mas nada se comparava ao 14.
Relembrar é viver.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Obrigado, camaradas, pelos vossos comentários, que são importantes para os autores e editores...

Felizmente ainda vai havendo, na nossa Tabanca Grande, gente com curiosidade intelectual e espírito crítico, no que diz respeito à guerra da Guiné (1961/74), o meso é dizer, que ainda não arrumou as botas, que acompanha, enfim, com regularidade, o nosso blogue, lê, comenta, faz prova de vida...

Mas começo a sintir que a malta, ao fim destes anos todos, está a perder o fôlego... E não é caso para menos: 14 anos a blogar, é mais do que a guerra toda, de 1961 a 1974...

Ainda é possível o blogue trazer material capaz de despertar a curiosidade e interesse da malta ? Acho que sim, vejam os trabalhos do nosso novo editor, Jorge Araújo, um "periquito" ao pé da maior paret de nós...

Enfim, faço aqui um apelo aos bedandeness, bem como outros amigos e camaradas que têm mostrado interesse por esta nova série, "(D)o outro lado do combate"...

Vejam, comentem, divulguem, apareçam...

Com um abraço do camarada Luís Graça, também ele " cansado da guerra", como vocês todos...

PS - Não se esqueçam, dia 22, há almoço-convívio da Tabanca da Linha... E a 5 de maio, o XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande, em Monte Real, o Carlos Vinhal irá divulgar detalhes do evento, dentro em breve.

João José disse...

Cheguei a Bedanda numa DO, após termos aterrado em Catió, em SET/OUT 68. Foi uma posição que me deixou as melhores recordações, embora tenha passado por vários perigos. Um deles, estando a pescar no rio que passa ao lado de Bedanda, ouvi murmúrios vindos do outro lado do rio. É claro que me afastei rapidamente, tendo lá deixado a cana após ter apanhado um peixe e nunca mais lá voltei. Outro dia, ou talvez, noite, estava eu passeando pela tabanca como era meu costume, começa um ataque, e uma bajuda diz-me para me meter num abrigo cuja entrada mal se via. Assim fiz, e, então, percebi que naquela noite, escura como bréu, o IN andava à minha procura e que a dita bajuda tinha sido o meu anjo da guarda. Como o meu dever era estar a comandar o tiro, saí do abrigo a correr em grande velocidade, de modo que ninguém me conseguiria identificar. Mas eles lá estavam para me apanharem... e não era a primeira vez. Pelas minhas contas, foi a terceira, tendo sido a primeira em Bissum-Naga e a segunda em Pitche. Já vi, erradamente referirem "obus 14mm", quando é 14cm, sendo este o diâmetro da alma do canhão. Recordo que um obus é constituído por "reparo", a parte que assenta no chão e que tem duas "flechas" à retaguarda para que não recue, o "canhão" que começa na "culatra" que é a parte onde se colocam as "granadas" e os "cartuchos" com diferentes dimensões e cargas, conforme a força impulsionadora que se pretende, e que está relacionada com a distância, e, finalmente, a "massa recuante" que é o sistema hidro-elástico que, após o tiro, leva o "canhão" à posição inicial. Quando estive em Bedanda, e antes de rumar a Gadamael-Porto, com destino a Guiledge, os 3 obuses estavam dirigidos para 3 direções bem distintas porque os ataques eram provenientes de 3 lados bem diferenciados, pelo que, regra geral, não disparavam simultâneamente, além de que estavam em extremos do aquartelamento. Recordo-me que um dia, alguém vestido de modo "estranho" me perguntou se os obuses disparavam só para longe, ou, também, para perto. Respondi que só para longe. É claro que naquela noite, perceberam quando queriam entrar no aquartelamento, que também dispara para perto. Os africanos que se encontravam no interior da moranças é que não gostaram do "festival" porque as granadas, que pesam 45Kg, passaram-lhes a rasar, eu diria que entre 1m e 2metros. Numa das fotografias das minhas memórias, vê-se um furriel a acimentar o chão, onde o obus rodava... Enfim, algumas das minhas muitas recordações...que não esquecerei facilmente...

Hugo MOURA FERREIRA disse...

Obrigado pela divulgação.
Algumas coisas eu sabia, outras não mas valorizo muito este tipo de divulgação.
Mais ainda quando fiz parte activa de algumas ocorrências aqui relatadas.
Há aqui nomes que me trazem à memória essas mesmas ocorrências.
O Miadiú Baldé, do meu Grupo, ferido na estrada do Mejo, em 14MAR1968, mas que morreu por falta de evacuação, dado que os Helis estavam todos empenhados em operações de Comandos e Paraquedistas.
E o Alf. José da Silva Oliveira, natural de Ourém, que me substituiu e a quem dei treino operacional, à sua chegada a Bedanda, que morreu em uma mina na mesma estrada do Mejo, em 30OUT1968. Tinha-o como um bom operacional, mas as malditas minas...
Nesta mesma ocorrência faleceu também o Soldado Mande Baldé, conhecido por Bobo.
Recordações...

Valdemar Silva disse...

Cada vez que leio/vejo estes Relatórios fico mais confuso quanto ao quem será o seu verdadeiro autor e em que data foram escritos.
Com certeza que foram escritos numa máquina de escrever mas com tipo de letra dos actuais computadores, as máquinas de escrever daquele tempo não tinham aquele tipo de letra.
Toda a redação e a composição dos Relatórios são de autoria de alguém com grandes conhecimentos e terminologia português/militar.
Quanto ao resto é pura contra informação de todas as guerras.

Valdemar Queiroz

João José disse...

Amigo e camarada Moura Ferreira
Referes-te ao nosso amigo Alf. José da Silva Oliveira e salta-me à memória essa noite, porquanto, quando a mina de grande potência rebentou, e o alferes foi projetado de tal maneira que só muito tempo depois é que encontraram o seu cinto, pendurado num ramo de uma árvore, eu estava dormindo e vieram-me acordar com grande desespero dizendo que, por ação do rebentamento de uma granada nossa, tinha ocorrido uma tragédia. Tive que explicar o que era por demais evidente, mas que o Alferes Pimental tinha interpretado mal, é que eu me encontrava a dormir na altura e só iria fazer fogo com o obus 14cm, umas duas horas mais tarde. Pelo que, a triste ocorrência tinha sido consequência do rebentamento de uma mina colocada pelo IN.
Grande abraço.
João Martins