sábado, 10 de março de 2018

Guine´61/74 - P18397: Álbum fotográfico do João Martins (ex-alf mil art, BAC 1, Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69) - Parte I: A caminho de Piche, con 3 peças de artilharia 11.4, em setembro de 1968


Foto nº 89/199: > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > A caminho de Piche,  o novo destino do Pel Art.


Foto nº 81/199: > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 >  Picada a caminho de Nova Lamego. Só mais tarde é que foi construída uma estrada alcatroada entre Bafatá e Nova Lamego, com seguimento até Piche.



Foto nº 90/199 > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > Paragem obrigatória para descansar... Rm primeiro plano, uma das 3 peças de artilharia, 11.4


Foto nº 63/199 > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > LDG 101, "Alfange", no cais de Bissau


Foto nº 68/199 >   Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > A bordo da LDG 101, "Alfange"   > As peças de artilharia 11.4. ao lado de garrafões de vinho...



Foto nº 73/199 >  Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche >Setembro de 1968 > Chegada da LDG 101. "Alfange",  ao porto fluvial de Bambadinca,


Foto nº 76/199 > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > Em Bafatá, com as peças 11.4 à espera de prosseguirem, em coluna auto, até Piche, via Nova Lamego.



Foto nº 81/199 > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > Partida de Bafatá


Foto nº 82/199 > Coluna Bambadinca - Bafatá - Nova Lamego - Piche > Setembro de 1968 > Chegada da coluna auto a Nova Lamego


Foto nº 94  A/199 > Região de Gabu > Piche > Setembro de 1968 > Finalmente as peças em posição e com bidões de proteção (1)



Foto nº 94 /199 > Região de Gabu > Piche > Setembro de 1968 > Finalmente as peças em posição e com bidões de proteção (2)



Foto nº 95/199 > Região de Gabu > Piche > Setembro de 1968 >  O régulo de Piche veio, em nome da população, dar as boas vindas ao Pel Art e ao seu comandante, o alf mil Art João Martins. Missão cumprida.


Foto nº 96/199 > Região de Gabu > Piche > Setembro de 1968 >   O disparo de uma peça 11.4


Fotos (e legendas): © João José Alves Martins (2012). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Depois de ter gozado um merecido mês de férias, na metrópole, em agosto de 1968, o João Martins regressou ao CTIG, para ompletar a segunda parte da sua comissão de serviço. Em setembro de 1968,  lá o vemos a caminho de Piche, ma região de Gabu, com o seu Pel Art e 3 peças de artilharia 11.4... 

Estas fotos, editadas, que reproduzimos acima são relativas à coluna que, partindo de Bambadinca,  tinha como destino Piche, passando por Bafatá e Nova Lamego,

As peças (e o pessoal) vieram de LDG (Lancha de Dsembarque Grande) de Bissau, até Bambadinca, tendo feito portanto o incrível troço do Geba Estreito (a partir do Xime),

Há diferenças entre a peça 11.4 e o obus 14, que não são imediatamente percetíveis pelos "infantes" (como nos chamam, à nós, pessoal de infantaria, os nossos camaradas artilheiros, com humor e algum paternalismo...).

Recorde-se:

(i) o João José Alves Martins foi alf mil art do BAC 1 (Bissum, Piche, Bedanda e Guileje, 1967/69); e entrou para a Tabanca Grande em 12 de fevereiro de 2012.

(ii) ele chega a Bissau em 19 de dezembro de 1967 (e só regressará à metrópole nos princípios de janeiro de 1970).

(iii) a Bataria de Artilharia de Campanha [BAC] nº 1 é uma  unidade de recrutamento da província com cerca de 25 pelotões de artilharia (Pel Art) de soldados de todas as etnias, espalhados por muitos dos aquartelamentos do território da Guiné.


2. Sobre o obus  14 (cm e não mm...), ele já nos deu as seguintes explicações técnicas:

(...) 14 cm é  o diâmetro da alma do canhão. Recordo que um obus é constituído por "reparo", a parte que assenta no chão e que tem duas "flechas" à retaguarda para que não recue, o "canhão" que começa na "culatra" que é a parte onde se colocam as "granadas" e os "cartuchos" com diferentes dimensões e cargas, conforme a força impulsionadora que se pretende, e que está relacionada com a distância, e, finalmente, a "massa recuante" que é o sistema hidro-pneumática  que, após o tiro, leva o "canhão" à posição inicial. 

Quando estive em Bedanda, e antes de rumar a Gadamael-Porto, com destino a Guileje, os 3 obuses estavam dirigidos para 3 direções bem distintas porque os ataques eram provenientes de 3 lados bem diferenciados, pelo que, regra geral, não disparavam simultâneamente, além de que estavam em extremos do aquartelamento. 

Recordo-me que um dia, alguém vestido de modo "estranho" me perguntou se os obuses disparavam só para longe, ou, também, para perto. Respondi que só para longe. É claro que,  naquela noite, perceberam quando queriam entrar no aquartelamento, que também disparava para perto. Os africanos que se encontravam no interior da moranças é que não gostaram do "festival" porque as granadas, que pesam 45Kg, passaram-lhes a rasar, eu diria que entre 1 metro e 2metros. Numa das fotografias das minhas memórias, vê-se um furriel a acimentar o chão, onde o obus rodava... Enfim, algumas das minhas muitas recordações...que não esquecerei facilmente.. (...) (**)

No essencial,  pode dizer-se o seguinte:

(i)  a peça de 11.4 cm e o obus 14 cm eram parecidos (mesmo reparo );


(**) Vd. poste de 8 de março de 2018 > Guiné 61/74 - P18391: (D)o outro lado do combate (21): "Plano de operações na Frente Sul" (Out - dez 1969) > Ataque a Bedanda em 25 de outubro de 1969 (ao tempo da CCAÇ 6, 1967-1974) - II (e última) Parte (Jorge Araújo)

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Fopi também a LDG 101 "Alfange" quem me transportou, a mim e aos meus camaradas da CCAÇ 2590/CCAÇ 12, de Bissau até ao Xime...

16 DE DEZEMBRO DE 2006
Guiné 63/74 - P1371: Foi a LDG 101 Alfange que transportou a CCAÇ 2590/CCAÇ 12 até ao Xime em 2 de Junho de 1969 (Manuel Lema Santos)

https://blogueforanadaevaotres.blogspot.pt/2006/12/guin-6374-p1371-foi-ldg-101-alfange-que.html

A foto nº 73/199, do João Martins, prova que, um ano antes, em setembro de 1958, as LDG chegavam a Bambadinca... Com a construção de um cais acostável, passaram a "abicar" no Xime... O rio Geba começa aqui a "estreitar"...

Abílio Duarte disse...

Nessa altura 1968, as LDG´s iam até Bambadinca.
Em Fevereiro de 1969, iam somente até ao Xime.
Gostei de ver a foto da coluna em Nova Lamego. onde passei alguns meses, quando vinha o meu pelotão ( C:ART.11) descansar de 3 em 3 semanas, depois de intervenção no Leste.
Em Julho de 1969, quando chegamos a Piche, foi a minha Companhia, que encontrou já estes Obuzes 14, e que acabamos os espaldões, e valas em redor. Ninguém acredita só quem lá esteve, é que viu e apreciou, o esforço de todos os militares, sobre um calor imenso, e terra que parecia pedra, abrir tantos buracos.