domingo, 29 de abril de 2018

Guiné 61/74 - P18578: XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (10): por que é que eu, que fui assíduo ao longo de 10 anos, deixei de poder ir a Monte Real (Raul Albino, ex-alf mil, CCAÇ 2402, Có, Mansabá e Olossato, 1968/70)


Monte Real, Palace Hotel > 4 de Junho de 2011 > VI Encontro Nacional da Tabanca Grande > ; Dois homens do Oio, que vão estar ausentes em 2018, com muita pena nossa:

(i) Raul Albino ( ex-Alf Mil da CCAÇ 2402/BCAÇ 2851, ,Mansabá e Olossato, 1968/70);

(ii) e Rui Silva (ex-Fur Mil da CCAÇ 816, Bissorã, Olossato, Mansoa, 1965/67). 

Em 2011 tive finalmente a oportunidade de conhecer, em carne e osso, o Rui (e a esposa, Regina Teresa), que vive em Santa Maria da Feira... O Raul, por sua vez, é de Vila Nova de Azeitão, e também veio acompanhado da esposa, Rolina. Raul, antigo quadro técnico da IBM, falou comigo sobre a necessidade de encontrar ou explorar novas soluções informáticas para um blogue que cresceu muito, demasiado até, sobretudo a partir de 2008... Não tenho podido ouvir os seus bons conselhos desde o X Encontro Nacional (2015). Vou tentar telefonar-lhe

Foto (e legenda): © Luis Graça (2011). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luis Graça & Camaradas da Guiné]

1. Mensagem,. com data de 26 do corrente, enviada pelo Raul Albino (ex-Alf Mil da CCAÇ 2402 / BCAÇ 2851, , Mansabá e Olossato, 1968/70)

Amigo Vinhal,

A minha ausência nos dois anos anteriores tem uma explicação que vos devo comunicar, depois de uma presença regular de 10 anos seguidos.

Tinha de ser uma razão de peso, de saúde, evidentemente. Não é uma doença mortal, mas é uma doença incapacitante que me leva a alegria de viver e parece não ter solução médica, nem grande alivio para as dores. Estou a falar de problema da coluna vertebral com afetação do nervo ciático. 

O médico operador não lhe quer tocar após ter analisado uma Ressonância Magnética. Como as medicações existentes não produzem qualquer efeito aceitável, o médico cirurgião nem me receitou qualquer medicação, porque os efeitos adversos são enormes, sem que causem alivio assinalável. 

Já nem posso arriscar a conduzir o automóvel por distâncias superiores a 50 kms. Alguns dias as dores são toleráveis, mas não sei quais são, só sei que são raros. Dizem que, por vezes, o tempo resolve o assunto. Se isso algum dia acontecer, solicitarei a alguém que me dê uma boleia, sempre sujeita a cancelamento muito perto da viagem.

Que o vosso convívio corra pelo melhor. O relógio devia retroceder, mas sabemos que isso é impossível e a vida está-nos a abandonar aos poucos, afetando o quorum dos convívios. Um grande abraço para ti, para a Dina, para o Luís Graça e restantes tabanqueiros. Passem bem.

Raul Albino

2. Comentário do Carlos Vinhal:

Amigo Raul

Tenhamos esperança em dias melhores. Se a idade já não vai dando tréguas, o tempo resolve, às vezes, problemas que julgamos insanáveis.

De certeza que um dia te vais inscrever com a tua companheira Rolina, melhores dias virão.

As melhoras para ti e um beijinho meu e da Dina para a Rolina. Sois pessoas de quem falamos muitas vezes e de quem já temos alguma saudade.

Abraço grande do camarada e amigo
Carlos
___________

Nota do editor:

Último poste da série >  29 de abril de 2018 > Guiné 61/74 - P18577: XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande (9): por que é que eu, este ano, e mais uma vez, não poderei estar presente nesse maravilhoso convívio, em Monte Real (Valentim Oliveira, ex-sold comd, CCAV 489 / BCAV 490, Como, Guidaje e Farim, 1963/65)

1 comentário:

Hélder Valério disse...

Também fiquei a saber que o meu amigo Rui "salpicos" (como gosto de o referenciar como homenagem ao conjunto dos textos que escreveu) não vai a Monte Real. Tenho pena, mas "é a vida", como dizia 'o outro'.
Mas também o Raul Albino não vai e fiquei a saber dos seus problemas e padecimentos.
Sinto-me mal porque sendo um "quase vizinho" do Raul não tomei conhecimento e não pude fazer nada para o tentar confortar.
Veremos o que conseguirei fazer.

Abraços
Hélder Sousa