terça-feira, 16 de outubro de 2018

Guiné 61/74 - P19107: Convívios (876): Grande homenagem da Tabanca de Matosinhos ao João Rebola (1945-2018), no passado dia 10 de outubro, com a presença da filha, Maria João (José Teixeira)

 Cartaz do evento


A Maria João Rebola, rodeada pelo Leite Rodrigues e pelo Moutinho Santos  (régulo da Tabanca de Matosinhos)
.

Aspeto geral da sala que desta vez foi pequena para tanta gente


Momento da Chamada pelo camarada João Rebola.


Momento emocionante do "PRESENTE" gritado pelos camaradas presentes.


Um grupo de "históricos" da Tabanca de Matosinhos.


Alguns camaradas que nos visitaram pela primeira vez.


Convivência sadia entre gente que se encontra pela primeira vez.


Os camaradas do Batalhão do João Rebola quiseram estar presentes (I)


Os camaradas do Batalhão do João Rebola quiseram estar presentes (II)


Alguns dos camaradas do Bando do Café Progresso

Matosinhos > Tabanca de Matosinhos >  Restaurante o Espigueiro (ex-Milho Rei) > 10 de outubro de 2018 > Homenagem ao João Rebola (1945-2018)

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


Sentida homenagem da TABANCA DE MATOSINHOS > JOÃO MANUEL PEREIRA REBOLA! (*)

À chamada feita pelo Capitão na Reserva Leite Rodrigues, responderam os ex-combatentes - PRESENTE!

Foi com este gesto simples, mas comovente,  que os ex-combatentes presentes na Tabanca de Tabanca Matosinhos quiseram homenagear o camarada e amigo de todas as horas, João Rebola.

Juntamos-nos como é habitual desde 2005, no Restaurante O Espigueiro,  em Matosinhos. Alguns tarimbeiros habituais desta Tertúlia e muitos outros vindos do Norte, do Centro e do Sul. Estávamos oitenta em sala e houve alguns que por falta de lugar à mesa foram-se embora

A casa nunca esteve tão cheia.

A Maria João Rebola, sua filha,  honrou-nos com a presença, nesta justa homenagem ao João. Uma presença muito querida de alguém que nos recorda um grande camarada e amigo.

Registamos também a presença de muitos camaradas do Batalhão [, BCAÇ 2861, Bula e Bissorã, 1969/71] a que o João Rebola pertenceu, quando andarilhou pelas picadas da Guiné.

O Bando do Café Progresso, uma tertúlia que congrega um grupo de ex combatentes da Guiné, que historicamente começaram por se reunirem no Café Progresso no Porto, com quem a Tabanca de Matosinhos se sente irmanada, também quis estar presente, e em força, na homenagem.

Registe-se ainda a presença de alguns ex-combatentes  "periquitos" que vieram até nós, pela primeira vez,  e como sempre foram acolhidos pelos "velhinhos" com todo o carinho.

A Tabanca de Matosinhos,  tertúlia de ex-combatentes da Guiné, congratula-se e agradece o testemunho de amizade de tantos amigos que o João Rebola foi granjeando pela vida fora e sobretudo desde que começou a participar nos almoços semanais da Tabanca.

A porta continuará aberta enquanto houver ex combatentes que queiram honrá-la com a sua presença.

Obrigado,  João,  pelo exemplo de vida em comunidade que foste para todos nós. (**)
___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 6 de outubro de  2018 > Guiné 61/74 - P19076: In Memoriam (329): A Tabanca de Matosinhos vai promover uma homenagem ao João Rebola (1945-2018) no almoço da próxima quarta-feira, 10 de Outubro, às 12h30 no Restaurante Espigueiro (antigo Milho Rei), em Matosinhos (José Teixeira)

6 comentários:

Anónimo disse...

Acabei agora de ver as fotos e ler o texto, exemplar como sempre. Não estive presente, eu fico ainda emocionado com tudo isto, além disso, tinha uma consulta de dermatologia, que leva meses a arranjar. Mas a minha sincera homenagem à família aqui representada pela sua filha. Bem hajam os pais que têm uma filha que honra a memória do seu pai, e partilham estas homenagens, que serão de certeza as mais sinceras entre todas as outras. Às vezes nem dentro da própria família há este grande entusiasmo. Os meus filhos, 44,45 e 47 anos, já se cansam de me ouvir falar da Guiné, mas eu tenho-os martirizado estes anos todos. A minha mulher que já vai em 55 anos de namoro e casamento, também sinto que está cansada, porque ela sabe muito bem que eu sofro com tudo isto. Ninguém pode imaginar que o tema de conversa seja sempre o mesmo, não se suporta.

Deus esteja com o nosso camarada, João Rebola, que não tive o prazer de conhecer.
Os meus sentimentos à família.
Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Luís, reparei agora nas legendas, que foi posto lá o meu nome como 'autor' !
Está errado, certo?

Gostaria de escrever assim uma homenagem, mas falha-me o jeito.

abraço, Virgilio

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio: o autor do poste é o José Teixeira, um dos "régulos" da Tabanca de Matosinhos... Tem o mesmo apelido que tu... Conheceste-lo no dia em que estivemos, tu e eu, no restaurante onde funciona a sede da Tabanca Grande... Como sabes, todas as 4ªs feiras há almoço-convívio...

O Zé Teixeira foi quem me mandou as fotos e as legendas. Um abraço para te e para ele. LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

As nossas "tabancas" funcionam não apenas como local de convívio, são também como grupos de ajuda mútua, ou redes de suporte social...

Esta sessão de homenagem ao nosso já saudoso João Rebola, que prematuramente deixou o nosso convívio, aos 72 anos, é uma forma de "socialização da dor": para os mais próximos (esposa, filhos, netos, parentes) mas também paraos amigos e camaradas do peito, iniciativas como esta ajudam a fazer o complexo processo de luto.

Já há tempos, e logo a seguir ao seu funeral, a Tabanca de Matosinhos fez uma sessão de homenagem ao nosso querido amigo e camarada Joaquim Peixoto, com a presença da viúva, a Margarida Peixoto. Nada nem ninguém poderá trazer-nos de volta os nossos entes queridos que morrem, mas é fundamental recordá-los, falar deles, "falar" com eles...

Um xicoração para a Maria João Rebola, para a mãe e demais família. Um abraço para os camarads do João e para os nossos tabanqueiros de Matosinhos que se reunem há anos, todas as 4ªas feiras, na Rua Heróis de França 721, Matosinhos... Esta tabanca, e outras,merecem um "case study", um estudo de caso...

Anónimo disse...

Homenagenm que traz ao cimo o melhor que há na camaradagem.
Bem hajam.
José Câmara

Anónimo disse...

Bom dia Luís,

Eu sei já quem é o José Teixeira, mau eu sou, Virgilio Teixeira.

No Poste está colocado como 'Fotos e Legendas' de Virgilio Teixeira, e deve ser, de "JOSÉ TEIXEIRA".

Obrigado pela correcção, mas para mim não há problema, só que o dono a seu dono.
Abraço, Virgilio