terça-feira, 16 de outubro de 2018

Guiné 61/74 - P19106: (Ex)citações (345): a Pátria, a classe social, a cunha, o mérito, os "infantes"... e que Santa Bárbara nos proteja!... (C. Martins / Luís Graça)


Imagem extraída do sítio Centro Pai João de Angola, Maringá, Paraná, Brasil (com a devida vénia...). Este portal está ligado à religão Umbanda (, afro-brasileira). Mártir cristã, nascida (c. 280) e morta (c. 317) em Nicomédia (atual Izmit, Turquia),  Bárbara de Nicomédia (, hoje Santa Bárbara) é venerada por católicos, cristãos ortodoxos e seguidores das religiões afro-brasileiras (em especial a Umbanda). É padroeira dos artilheiros, mineiros e dos que lidam com o fogo (bombeiros); protetora contra tempestades, raios, trovões, incêndios e explosões. É particularmente popular, o seu culto ou devoção, em Portugal e no Brasil. Mas, lá diz o ditado, "só se lembram de Santa Bárbara quando troveja"...

Oração a Santa Bárbara, reproduzida na Wikipédia, em língua portuguesa:

"Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura. Ficai sempre ao meu lado para que possa enfrentar de fronte erguida e rosto sereno todas as tempestades e batalhas de minha vida, para que, vencedor de todas as lutas, com a consciência do dever cumprido, possa agradecer a vós, minha protetora, e render graças a Deus, criador do céu, da terra e da natureza: este Deus que tem poder de dominar o furor das tempestades e abrandar a crueldade das guerras. Por Cristo, nosso Senhor. Amen."

1. Comentário de C. Martins  (ex-alf mil art, cmdt, 23º Pel Art, Gadamael  Gadamael, 1973/74), com data de 11 de fevereiro de 2014  (*)


"O rico é para o escritório...O pobre é para a enxada"...

Para lá caminhamos... O gajo que proferiu esta pérola, na inauguração da escola da minha terra em 1938, ia levando uma carga de porrada, disse-me o meu Avô.

Não estive em Tavira [, no CISMI,] mas parece-me que aquilo era destinado para "infante",  defensor da "pátria", sofrer...

O "pobre", ou sem cunhas ía para "infante", defender a... a...isso..

O "remediado" para cavalaria. O "remediado intelectual"...ah, ah.. para artilharia..

O "rico", ou com uma grande cunha,  para aquelas especialidades... mais ou menos..., não precisava defender a dita... que isso é para "pobre".

Vivam os infantes e também Santa Bárbara.

Ámen!

C. Martins

2. Comentários de LG (*):

(...) O "pobre" ou sem cunhas ía para "infante"...defender a... a...isso.. O "remediado" para cavalaria. O "remediado intelectual"...ah ah... para artilharia... O "rico",  ou com uma grande cunha,  para aquelas especialidades...mais ou menos... não precisava defender a dita... que isso é para "pobre" (...)

C. Martins: levantas uma questão interessante, que deveria merecer a atenção de sociólogos e historiadores da guerra colonial: a composição e a estratificação sociais das Forças Armadas Portugueses...

Em tempo de guerra, quem é que ia integrar as fileiras do Exército, Marinha e Força Aérea ?... Quem é que preenchia os "quadros de complemento" do Exército ? Ou quem é que ia para a "Reserva Naval" ?

Não sei exatamente em que altura foram introduzidos os "testes psicotétnicos"... A noção relativa de "mérito" já existia, mas eu tenho a impressão de que uma "valente cunha" se sobrepunha a tudo e a todos... E a "cunha" era usada a todos os níveis, ou pelo menos por quem podia... Por exemplo, às vezes a melhor cunha era ser-se filho... do rendeiro de um coronel ou general, lá do Norte... Ou de um político influente lá da terra... Ou então ter-se 200 contos, em "cash", para pagar a um médico do Hospital Militar Principal... Com 200 contos, comprava-se um apartamento em Lisboa...

Eu sei que o assunto é delicado, e que quem foi à Guiné não tem  em princípio histórias para contar sobre este tópico, na primeira pessoa do singular... Quem foi parar com os quatro costados à Guiné, como infante, artilheiro ou cavaleiro, é porque decididamente não tinha "cunha".... Mas no nosso blogue não há tabus... Ou não devia haver. (...)

 (...) "O soldado de infantaria é aquele que vive, vigia, sofre e combate na lama, no pó e no sangue, aquele que tirita sem abrigo e sofre privações, fadigas e horrores de toda a espécie. É aquele que no ardor da luta vê o inimigo cara a cara, que não combate só com as suas armas, mas com toda a sua alma. Ele é a verdadeira sentinela da Pátria.” 

[Fonte: "Guia do Instruendo",  CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, c. 1968] (*)

Confesso que nunca tinha lido (ou já não me lembrava de) esta lapidar e dramática definição de um infante... Cai que nem uma luva em muitos de nós que, infantes ou não, conhecemos o duro teatro operacional da Guiné, as picadas, as savanas arbustivas, as florestas galeria, os rios e braços de mar, as bolanhas...

Só pode ser da autoria de um poeta, que tenha feito a guerra das trincheiras em La Lyz, em 1918... Na guerra de contraguerrilha era difícil ficar de cara a cara com o IN, a não ser quando morto ou aprisionado... Quanto ao resto, estão lá os ingredientes todos: o lodo, o tarrafe, o sangue, a merda, mais os mosquitos, as formigas, as abelhas, as balas das "costureirinhas", as minas, os roquetes, as morteiradas... (**)

Camaradas: toda a gente, fosse "rico", "remediado" ou "pobre", do Exército, da Marinha ou da FAP,. tem opinião sobre este "tópico"... Tirem a "máscara" e comentem... 50 anos depois não vale a pena levar segredos para a cova... E um gajo, a ter de confessar-se, deve ser agora, aqui e agora, à sombra do poilão da Tabanca Grande... antes do Parkinson, do Alzheimer, do AVC, da morte macaca ou do cancro da próstata... (De que Deus nos livre!)
_____________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 10 de fevereiro de 2014 > Guiné 63/74 - P12703: CISMI - Centro de Instrução de Sargentos Milicianos de Infantaria, Tavira, 1968: Guia do Instruendo (documento, de 21 pp., inumeradas, recolhido por Fernando Hipólito e digitalizado por César Dias) (1) : Parte I (1-6 pp.)

(**) Último poste da série > 30 de setembro de 2018 > Guiné 61/74 - P19058 (Ex)citações (344): os canhões... de Bigene!... No tempo da CART 3329 (1970-1972) e depois no meu tempo, de outubro a dezembro de 1972, havia 3 obuses 14 (140 mm) e 5 morteiros 81 (Eduardo Campos, ex-1º cabo trms, CCAÇ 4540, Cumeré, Bigene, Cadique, Cufar e Nhacra, 1972/74)

16 comentários:

Anónimo disse...

Crónica de uma mobilização

Set. 1964. Embarcaram no NM 'Carvalho Araújo' cerca de 18 asp. mils. com destino ao BI 18, S. Miguel, e ao BII 17, Angra do Heroísmo, Terceira. Quando, um dia pela manhã, o navio aportou a Angra, algumas viaturas transportaram-nos até à Fortaleza de S. João Baptista, no Monte Brasil. Recebidos pelo cmdt, ten.coronel Garrido Borges, depois das boas-vindas e de alguma informações gerais, um capitão comunicou a alguns dos recém-chegados que não valia a pena desfazerem as malas porque regressariam ao continente no próximo transporte, uma vez que tinham sido mobilizados para o Ultramar.
Depois, quase todas as semanas um era mobilizados Fui, que me lembre, o último a ser mobilizado, no início da 2ª quinzena de dezembro. Tinha começado por ser cmdt de um pelotão e acabei por ser cmdt int de uma companhia, director da carreira do tiro, da secção técnica e certamente de mais qualquer departamento, uma vez que os únicos oficiais que lá se encontravam era o cmdt da unidade e um capitão com mais de uma dezena de anos no posto.
Quando entrei no gabinete do cmdt, o tenente coronel Garrido Borges, sorridente, comunicou-me que tinha chegado a minha vez. Mobilizado para Cabo Verde. Nada mau, aspirante Briote! Parabéns! Prepare-se, deixe tudo em ordem, ainda deve ir passar o natal com a família.
Dia seguinte, a meio da manhã, chamada para ir ao gabinete do cmdt..
Chegou novo radio a comunicar que tinha havido erro na msg. O nosso asp. foi mobilizado para a Guiné.
Desci as escadas e fui até ao bar do cabo João.

V Briote

Anónimo disse...

Boa réplica.
Confesso não conhecer o guia do instruendo do CISMI. Também pouco interessa.
Há casos e casos, e lá vem o meu caso.
Não era rico, nem mais ou menos;
Não era filho de General nem de Coronel;
200 contos era uma visão de uma estrela:
E mesmo assim, vou parar a uma coisa que alguns gostam de chamar de 'escritório' no meio do mato.
Alguém tem de fazer esta função. Quem?
Aqueles que estão habilitados, se alguém tinha de saber alguma coisa e aplica-la era no SAM - Serviço de Administração Militar.
Porque me calhou a mim? Na especialidade fui um zero, porque não ligava àquilo. Foram as provas físicas e militares, de tiro e aplicação militar que me deram as maiores notas, e assim puder passar o curso do COM.
Mas tínhamos os psicotécnicos, faziam-se testes, tinha-se o Curriculum. E o meu estava acima de qualquer suspeita. Já tinha 12 anos de trabalho em cima, com contribuições para a Segurança Social - A Caixa de Previdência, que muitos nem sabem o que isso é.
Passei pela Escola Comercial, Passei pelo Instituto Comercial; Estava na Faculdade de Economia, que mais era preciso para ir para a minha especialidade?
Podem ser todos burros na tropa, mas não iam desperdiçar um 'quadro' já formado cá fora e mandá-lo para Infante ou coisa melhor.
Depois foi coisa de aprendizagem e quem já tem as bases, não custa nada.
Um menino vindo do Liceu, muito dificilmente agarrava esta especialidade, era assim tratada tipo elite, não tenho vergonha, só tinha uma pessoa a mandar em mim, o meu Chefe, nem o comandante do batalhão me dava ordens.
Agora há outras coisas facilmente explicáveis, e isso já está atrás proferido nas insinuações e bem feitas.
O meu Tesoureiro, por exemplo, fazia parelha comigo no CA, a função dele era ir uma vez por mês a Bissau levantar o Patacão e distribuir pelas Companhias, nada mais. Trabalhamos dois anos e nas assinaturas nunca notei a designação dele. Eu assinava Virgilio Teixeira e por baixo, Alf Mil do SAM.
Esse cara que falei agora, vi nuns documentos passado quase 50 anos, que ele assinava 'Alferes Miliciano de Infantaria' Fiquei pasmado. Consegui o email dele na Ordem dos Advogados, e perguntei-lhe assim directamente: Como é que um alferes de infantaria vai para Tesoureiro do Batalhão?

Ainda aguardo a resposta, e já lá vão uns 3 anos.

Mas ir parar à Guiné já é um grande castigo de Deus, e todos nós, de uma forma ou outra levamos no pelo por causa disso.
Ainda tenho uma 'micose' qualquer aqui no pé, que trouxe da Guiné, dei por ela em 1969 antes de embarcar, devia ter feito o mesmo tratamento que tinha feito a outra, com tintura de iodo, mas não fiz e cá está. Uma lembrança da Guiné, com amor.

Virgilio Teixeira


Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valentes camaradas que responderam logo à chamada... Neste caso, "abriram o livro" e contaram a sua história: como é que a gente foi parar à Guiné, com a especialidade que nos caiu na "rifa"... Logo dois camaradas da última fila, a dos V: Virgínio e Virgílio.

Obrigado aos dois...Vou fazer depois um poste "autónomo"... Este material merece ir para a "montra"... LG

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Há uns largos anos atrás, em 2009, tínhamos uma série intitulada "O trauma da notícia da mobilização"... Publicaram-se então nove postes...

Temos que lhe dar continuidade... A questão é apenas a de saber como é que cada um (e depois a família e os amigos) recebeu a notícia, "Pá, estás mobilizado para a Guiné"... Não foi propriamente uma das melhores notícias que recebemos na vida... As reações terão sido as mais diversas... Eu, por exemplo, também fiz como o Virgínio, fui "dar de beber à dor"... LG


https://blogueforanadaevaotres.blogspot.com/search/label/O%20trauma%20da%20not%C3%ADcia%20da%20mobiliza%C3%A7%C3%A3o

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Tenho péssimas recordações de Castelo Branco, apanhei lá o sismo de 28/2/1969, e horas antes tinha sabido da notícia da minha mobilização para a Guiné...

Devo confessar que não senti nada: estava bem anestesiado com umas ginjinhas valentes que bebi para comemorar a honra de ter sido escolhido para servir a Pátria, lá longe, na Guiné...

Tirei a especialidade de armas pesadas de infantaria, sem qualquer cunha... Mas não me safei de ir para o mato... do primcípio ao fim. Deram-me uma G3, puseram-me a comandar um secção e tive logo, na primeira grande operação, o meu batismo de fogo, o primeiro morto, os primeiros graves e as primeiras filhas de putice da guerra... Ah!, e ainda ganhei algum patacão com o material de guerra que apreendemos... Uns contos valentes, não sei como gostei a minha parte, deve ter sido em uísque...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bolas, não era "ginjinha", era "mosca"!.

Já aqui escrevei há tempos:

Nunca me esquecerei desse dia, 27 de fevereiro de 1969, não pelo terramoto em si, mas porque na véspera tivera conhecimento de que estava mobilizado para o TO... da Guiné!...

A notícia foi um murro no estômago!...

"Para dar de beber à dor"... saí, nessa noite, e fui até à cidade, para apanhar ar fersco e tomar a minha bica com a "mosca" da ordem...

Fazia muito frio em Castelo Branco, de tal maneira que eu usava ceroulas debaixo da farda nº 3, na instrução... Tive de comprar uma série de ceroulas!... Nunca rapei tanto frio na minha vida... Também nunca mais usei ceroulas na p... da vida!...

Nessa noite, devo ter bebido mais umas "moscas" do que a conta. (A "mosca" era uma espécie de ginjinha, já não se vê por aí esse tipo de bebida...).

Fiquei mais "aconchegado" e, quando regressei ao quartel, dormi que nem um santo...

Acreditam que não dei conta do maldito sismo ?!... Só de manhã quando me levantei, talvez com dores de cabeça, é que vi que a caserna estava desarrumad<, com mobiliário (armários, cacifos) e roupa, sapatos, etc., caído no chão ? E a malta, ainda em alvoroço, a comentar as peripécias da noite...

Anónimo disse...



Reflectindo um pouco, baseado no conhecimento das gentes da minha província e no meu próprio auto-conhecimento, os transmontanos não teriam muito medo da guerra da Guiné nem das outras guerras do "Ultramar", eles há muitos anos travavam uma luta contra uma terra dura e pobre. Se se fizer algum dia o levantamento dos desertores por províncias acho que em Trás-os-Montes terá havido poucos. Por lá as mortos dos familiares e amigos, choradas e sentidas sempre fizeram parte da fatalidade do tempo, dos dias, dos anos, os mortos do Ultramar morriam nalgumas aldeias, noutras não, conforme a pontaria das armas e dos canhões. Nesse tempo os habitantes das aldeias um pouco distantes umas das outras só se encontravam mais no verão no tempo das festas. O choque da morte de alguns soldados somente em algumas aldeias iam-se diluindo no espaço, no tempo, no fado e na menos valia que os mais pobres dão à vida. A oração a Santa Bárbara foi bem comentada pelo C.Martins e pelo Luís Graça, Santa que se festejava muito na minha terra e em muitas terras de lavradores pela protecção que poderia dar às colheitas por causa das tempestades e trovoadas. A terra era pobre, o trabalho era duro, Santa Bárbara nem sempre os ouvia.

Francisco Baptista

JD disse...

Luís,
A Mosca não era licorosa, mas uma espécie de aguardente velha. Não é importante, mas recentemente vi uma garrafa dessa marca que pensava fora de circulação. Sobre o tema, nunca fui de pedidos ou de obtenção de vantagens, e encarei tudo na tropa como a minha fatalidade, comum a tantas outras.
Antes de ser mobilizado, estagiava num importante hotel de Lisboa, local onde se alojava quase semanalmente um governador civil de uma cidade do norte, homenzarrão mais gordo que forte, que falava grosso, e era amigo do Salazar, que visitava regularmente.
Durante as primeiras férias que aqui passei, e em visita ao pessoal do hotel, aquele senhor encontrou-me no salão e dirigiu-se-me: ó rapaz, que é feito de ti, que há tanto tempo não te vejo?
Respondi que estava na Guiné em missão de soberania, ao que ele logo acrescentou: oh, oh, e porque é que não me disseste nada?
Fiquei a saber, que por vezes pode valer a pena pedir qualquer coisa. Naquel altura, já era tarde, e eu já estava comprometido pela camaradagem.
Aquele abraço

alma disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Valdemar Silva disse...

Luís
A Mosca era aguardente bagaceira de moscatel. Imagino o que seria a 'mocada' dum grande bioxene de Mosca.
Sobre cunhas, principalmente em Especialidades com pouca rotação/mobilização ex.: munições de artilharia, topógrafo de artilharia, transmissões de artilharia, a cunha estava feita para a Especialidade e, depois, se corresse mal havia os 'mata pra fora', ou seja quando havia um com boa nota e não se importava, a troco duns contos de rei ir 'pra fora' no lugar dele. Aconteceu no RAP3, Figueira da Foz, com um Cabo Mil. meu conhecido e um jogador de futebol dum clube grande.
Mas, isto de Santa Bárbara, padroeira da Artilharia, bem se podia rezar por ela, que
em Nov/67 todos os que estavam na EPA, Vendas Novas, ficaram com todas as fardas ensopadas durante três dias.
Quanto ao dia do conhecimento da mobilização estava no RAP3, já com 16 meses de tropa e não me lembro como foi passado. Apenas me recordo, ainda com muita mágoa,
ter telefonado à minha mãe e ela me dizer 'então e depois?, os filhos dos ricos também vão pra fora'....pobre coitada assim já tinha motivo pra rezar a todos os santinhos.

Valdemar Queiroz

Unknown disse...

Bom dia Luís,
Ter uma "Cunha" não é sinónimo de boa vida, no meu caso concreto na Tropa. Eis o meu Fado:

Os meus familiares quer maternos, quer paternos são militares e uma mãe que se preze zela
pela sua cria.

Em Abril de 67- Recruta CSM Caldas da Raínha. Passado uma semana sou chamado ao Cmdt da 5ª
Compª, onde sou informado que o meu primo Capitão pede ao seu camarada para ser exigente,
comigo para que possa honrar a tradição da Família era uma forma subtil de "Cunha". Pois bem
o efeito foi ao contrário passei a ser perseguido, pelo Alf. e pelos Cabos Milºs. Era tudo a dobrar.
Fui para a especialidade de Artilharia de Campanha que na altura ninguém sabia o que era.

Junho de 67 Vendas Novas. As dificuldades era iguais para todos pois os Oficiais Comando responsáveis pelo curso não faziam distinções. No meu pelotão de Obuses havia de tudo, ricos remediados e pobres. Mas eram os pobres que recebiam bons enchidos das suas terras.
Em Abril de 68 fui mobilizado para a Guiné não disse nada a ninguém. Num jantar um outro primo Major que estava Caxias nos Serviços Mecanográficos perguntou-me se gostava da Especialidade e que poderia ficar descansado que se fosse para o Ultramar iria para uma cidade. A minha resposta foi curta e grossa. Então vá dizer isso ao Governador da Guiné que requisitou os Artilheiros e os Obuses todos. É provável que a cunha tenha funcionado pois fui e vim sem nenhumas mazelas e uma mão cheia de camaradas para o resto da vida, sobretudo os: Os Bandalhos, Magnífica e Tabanca Grande. Forte abraço para todos.

J.D.S.FARO
68/70.

Anónimo disse...

Luís, quanto à Mosca já estamos esclarecidos, conheci e bebi bem uns cálices de Mosca, desde muito cedo, era do tempo da 'Constantino' da Macieira, L34??.
Era uma bebida de aguardente forte, para a malta que ainda não tinha o fígado estragado como aqueles que vieram depois da Guiné e outras paragens.
Mas já não me lembrava desse nome, deixei de ver essa garrafa. Velhos tempos.
Virgilio Teixeira

Anónimo disse...

Agora para os meus conterrâneos no tempo, vou aqui aproveitar esta possibilidade para saber de um Cadete que morreu em Vendas Novas.
Sou e ele também, da colheita de 3 de janeiro de 67, Mafra, um frio de rachar, e como disse o Luís, também tive de usar nesses 3 meses, ceroulas e camisola com mangas do mesmo tecido de algodão. Também foram épocas de grande frio, mas já tinha passado mais, e voltei a passar já em tempos seguintes.
Mas, como ia dizendo, um colega do COM, do Porto como eu, tinha um carro, era um Morris 1100 não tenho a certeza. Em meados de Fevereiro, em vez das habituais camionetas e excursões para o Porto, troquei pelo carro do colega de curso, e lá viemos, e a primeira coisa que faço e sempre fiz, é tentar dormir, coisa que me tem perseguido toda a vida. Lá para os lados da Águeda, batemos de frente contra um Mercedes, eu a dormir e esticado atrás, fui brutalmente projectado para a frente, fiquei com mazelas nas costas, ou a espinha, agora diz-se a coluna, e só ao fim de muitos anos me esqueci que tinha aquela dor. Mas os dois pés, que estavam debaixo do banco da frente, ficaram entalados e lá parti os dois dedos polegar - dos pés -, fui para o HM do Porto, engessaram e mandaram-me de canadianas para casa. Na segunda feira não apareci, julgava que estava dispensado. Vem uma chamada lá da guerra de Mafra, que tinha de me apresentar ainda no mesmo dia, caso contrário, seria talvez fuzilado.
Lá fui de comboio para Mafra, andei o resto da recruta com canadianas, depois tirei o gesso, e esqueci os dedos, acabei a recruta com boas notas, e não perdi mais tempo.
Esse amigo foi parar a Vendas Novas, Escola Prática de Artilharia, acho que estamos a falar da mesma coisa, o Faro em Junho 67 e o Valdemar em Novembro 67.
Esse camarada do Porto, viria a morrer na instrução de Obuses, não se sabe ao certo em que circunstâncias. Soubemos isso já eu estava na EPAM no Lumiar.
Algum de vocês conheceu ou ouviu falar deste caso?
Não sei sequer o nome do meu conterrâneo do Porto, que não tendo morrido no acidente de viação, veio a morrer na instrução no Alentejo! Não sei sequer o seu nome.
Obrigado,
Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Agradeço ao Valdemar, ao Zé Dinis, ao VT, os contributos que deram sobre a "Mosca"!... A bebida espirituosa que eu tomava, com o cafezinho, nos idos anos de 1968/69... Já nem do nome me lembrava... "Mosca" vem de "Moscatel"... Foi coisa que desapareceu dos nossos cafés...Fico, no entanto, com a seguinte dúvida: era uma aguardente vínica ou bagaceira ?... Inclino-me mais para esta segunda hipótese. Obrigado. LG

Anónimo disse...

Como nunca gostei de bebidas finas, p.e. vinho do Porto, Moscatel, Ginginha, inclino-me que seria uma aguardente. Vinica ou bagaceira, não sei de todo. Tinha de ser áspera na boca.
Virgilio Teixeira

Unknown disse...

Caro Virgílio Teixeira,

O caso que referes foi no 1ºTurno de 67 em Vendas Novas.

Com devida vénia transcrevo a informação do nosso Camarada
Alferes Milº Artª João José Alves Martins: "Recordo o meu camarada do COM, o Rezende que, pelo facto de ter aceitado trocar de lugar comigo. foi para a frente dos obuses nas marchas finais de junho de 67. Morreu atingido por estilhaços de uma granada que rebentou à saída do canhão. Conforme minhas memórias a que se acede indo ao Google e digitando o meu nome. Memórias que contêm 199 slides que tirei na Guiné".Foi durante o Tiro Real. O meu curso foi o 2º Turno que iniciou em JUN67, mas tivemos conhecimento do caso.Apeoveito a opurtunidade de informar que através das minhas ditas cunhas conheci: Cameconde, Piche, Bigene, Pelundo, Bachile e Binar tudo com Obuses às costas

Sem mais,
Forte abraço,
J.D.S.Faro
68/70