quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19456: Blogoterapia (291): Graças à vida... e ao nosso blogue (Virgílio Teixeira / Luís Graça)

1. Comentário de Virgílio Teixeira [ex-alf mil SAM, CCS/BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69), nascido no Porto em 29 de janeiro de 1943; vive em Vila do Conde, economista e gestor reformado (*) 

Caros amigos, camaradas e membros do Blogue:

A todos os que leram este Poste, aos que comentaram esta data de aniversário, e a todos os outros que por razões, que a razão desconhece, não aparecem aqui, pela minha parte o meu muito sincero, obrigado.

Entro hoje no chamado quarto quadrante da vida, se tivermos como horizonte os 100 anos.

No 1º quadrante fomos crescendo, aprendemos a ler, chegamos a gente adulta, e fomos cumprir as nossas obrigações, enquanto cidadãos de Portugal.

No 2º quadrante formamos família, o objectivo da vida, e procuramos o nosso caminho.

No 3º quadrante, já instalados na nossa missão na terra, estamos na velocidade cruzeiro, e já pensamos que sabemos quase tudo.

No 4º quadrante, que começa no 1º dia dos 76 anos, vamos percorrer a parte mais difícil da nossa existência, lutando, agora não contra as minas e armadilhas, mas contra um inimigo implacável, a idade, o inicio da velhice que custa a convencer-nos, e o outro lado da batalha, a doença que nos vai levar, mais tarde ou mais cedo, a fazer parte da lista daqueles que da lei da morte se foram libertando – isto aprendi aqui no blogue, entre muitas outras verdades.

Quero aqui publicamente agradecer ao nosso editor, amigo e camarada, Luís Graça, a única pessoa que conheço que nasceu no meu dia, por me ter trazido para a companhia destes nossos tertulianos, cujo convívio, mesmo que virtual, deram um novo rumo à minha vida. 

Partilhando acontecimentos que julguei sempre que só tinham passado por mim, e que afinal, nos juntamos num núcleo de pessoas, que têm em comum mais do que terem passado pela guerra da Guiné, mas acima de tudo porque ficaram e estão marcados por esta vivência e não conseguem ver-se livres do «espírito e mistério» daquela terra, tão madrasta, para tanta gente, e que nos amarrou para toda a vida.

Obrigado por me terem aturado os meus maus momentos, e por tudo aquilo que escrevo e que não é do agrado de todos, mas são coisas que não consigo ultrapassar, estou bem assim e espero continuar por muito tempo, há aqui um espaço de escape, para partilhar com gente que sabe do que falo, pois hoje, é mais difícil encontrar alguém que entenda esta linguagem.

E agora comentando para o aniversariante Luís Graça, nos seus jovens 72 anos, que seja muito feliz, e que o País lhe pague por ter ‘montado’ este Blogue, narrando a nossa guerra, sem hipocrisia, sem preconceitos, sem politica, apenas a verdade nua e crua, quer se goste ou não, mas que ficará para sempre na nossa história, da nossa geração. Parabéns, Luís, e um Bom Dia junto daqueles que te são mais queridos. Virgílio Teixeira Vila do Conde, 29 de Janeiro de 2019

P.S. - Para quem não sabe: No dia 29 de Janeiro de 1943, estava eu a nascer, quando o General Nazi Paulus comunicou a Hitler que se ia render aos Russos na frente da batalha de Leninegrado, levando para a morte inglória, mais de 200 mil soldados.


2. Comentário de Luís Graça, ex-fur mil armas pesadas inf, CCAÇ 12 (Contuboel e Bambadinca, 1969/71), nascido na Lourinhã, em 29 de janeiro de 1947; é sociólogo,  professor universitário reformado, vive entre a Lourinhã e Alfragide / Amadora:


Como já tive ocasião de te dizer pessoalmente ao telefone, fico feliz e sensibilizado por ler o teu sincero e emotivo comentário, para mais sendo tu um dos mais recentes, mas também dos mais ativos,  grã-tabanqueiros entrados há pouco mais de um ano...

Tens  já mais de 110 referências no nosso blogue, o que é obra!...  Tens um extenso álbum com um milhar de fotos a preto e branco e a cores, e uma memória notável dos temos e lugares da guerra da Guiné.

Gosto da tua franqueza e frontalidade, és tipicamente um homem do Norte. Fazes anos no mesmo dia que eu, por isso passei,  a partir de ontem, a tratar-te  também como "mano", além de amigo e camarada...

Só me lembro de um velho amigo, que já morreu há muito, que fazia anos no mesmo dia que eu: o tio João 'Moleiro', da Atalaia / Lourinhã... Moleiro de profissão... (E, mais recentemente, de um dos filhos do meu amigo Luís Morais, de Tomar, que eu ajudei a doutorar-se em saúde pública, e curiosamente filho de miliar, com vivências em Angola, na infância.)

Quando lá vivi, na Lourinhã, e sobretudo nos primeiros anos do meu regresso da Guiné, entre 1971 e 1974, ia sempre lá a casa dele, o ti João 'Moleiro', que sempre conheci 'enfarinhado',  beber um copo à sua/nossa saúde, nesse dia... Com o meu saudoso amigo, colega e primo João 'Patas' que, se não erro, era afilhado do ti João 'Moleiro' ... (Nas terras pequenas, na província, toda a gente tem alcunhas, muitas vezes ligadas às velhas profissões: moleiro, sapateiro, funileiro, mata-porcos, bate-chapas, sacristão, carteiro, canalizador, etc.)

E, ainda a propósito: descobri que o João 'Patas', meu colega nas finanças (, o meu emprego de ocasião...), era meu primo, depois de morrer, ainda novo, com filhas para criar, naquela idade em que devia ser proibido um homem morrer... Fez uma comissão em São Tomé e Príncipe, o João 'Patas', no início dos anos 60... Era do clã "Maçarico", de Ribamar, como eu... Os nossos bisavós eram irmãos, soube-o mais tarde, tarde de mais...

Virgílio, sei que não gostas de fazer anos... Afinal, quem gosta de envelhecer? É verdade,  hoje estamos um ano mais velhos, mas estamos vivos!... Em rigor, matematicamente falando, estamos 24 horas mais velhos do que ontem... É só isso.  E tivemos, os dois, que revalidar a carta de condução...

Mas demos graças à vida, por tudo o que a vida nos deu!... e nos vai continuar a dar... porque, modéstia à parte, a gente merece tudo... e mais qualquer coisinha!

Espero que tenhas tido, com a tua querida família, um belo jantar, em Vila do Conde... Como eu te dsse, se fosse mais perto, iria lá cravar-te um uísque... com água de Perrier... Sei que trouxeste uma boa garrafeira e ainda não a estafaste toda... Mas fica para a próxima! ... Afinal, Vila do Conde não fica longe dos sítios por onde páro quando vou ao Norte...

Espero poder, entretanto, dar-te um abraço ao vivo, em Monte Real, no dia 25 de maio.... Já temos marcado, para esse dia, o XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande... Vamos comemorar os 15 anos de existência deste espaço (único) que é o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, onde todos cabemos com tudo aquilo que nos une e até com aquilo que nos pode separar (a política partidária, a religião proselitista, o clubismo futebolístico...). 

E, mais uma vez,  obrigado pelo teu elogio ao blogue que foi pensado, justamente, para unir todos os camaradas que estiveram na Guiné, entre 1961 e 1974... Os vivos e os mortos...  Todos, mas todos, independemente da arma, da especialidade ou  do posto... E a única união possível é através da partilha das memórias (e dos afetos)... Um alfabravo, Luís.

PS - Blogoteria: substantivo feminino > Blogo (de blogue) + terapia > tratamento de 'doenças ou distúrbios' através da partilha de memórias e afetos (por exemplo, entre antigos combatentes ou camaradas de armas)... Ainda não vem nos dicionários... Mas há-de lá chegar.
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 29 de janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19451: Parabéns a você (1569): Luís Graça, ex-Fur Mil Armas Pesadas Infantaria da CCAÇ 12, fundador e editor deste Blogue e Virgílio Teixeira, ex-Alf Mil SAM do BCAÇ 1933 (Guiné, 1967/69)

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Nã...vendo bem as coisas, não estou muito convencido e explico
Parece que o Virgílio identificou mal o local das fotografias, vejamos:
- A foto Nº. 5 tirada algures entre NLamego e Bafatá, mas no P18758 aparece a mesma fotografia, foto Nº.4, como sendo tirada numa ronda em S. Domingos.
- A foto do Padrão é no mesmo Padrão que aparece como sendo o de Susana com os escritos sobre os felupes, nota-se que na do Virgilio está 'pintado/tapado' o que lá estava escrito.
Aliás, no P17468 aparece um mapa com símbolo de monumento em Susana, e o mesmo símbolo não aparece nem no Gabu, nem em Bafatá, mas sim o símbolo de igreja/capela.
Por isto..ufff…. julgo que o Virgílio confundiu o lote das suas centenas de fotohgrafias e estas serão da zona de S. Domingos/Susana.
(...uff..é mesmo de quem não tem mais nada que fazer)

Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Valdemar, é possível que muitas fotos, num total que tento legendar partindo de bases como o que está escrito em certas fotos, a maioria não tem nada escrito, os 500 slides não é possível escrever lá nada, vou buscar certos elementos de referência, como seja a cara, a farda, a careca, os camaradas, o periquito, a velhice, nos casos em que existem duvidas, e não estou a fazer nenhuma 'tese de doutoramento' para a historiografia da Guiné.
Ainda tenho muita coisa a fazer, nem metade delas estão legendadas.
Nos primeiros tempos que coloquei aqui fotos, eu fazia mais ou menos à balda, não fazia um trabalho de investigação como faz a PJ. Por isso agora e com o andar dos tempos, vou refletindo e vendo melhor, e há coisas que vou aprendendo.
Por exemplo tenho um Poste de 'Perdidos no Rio' não sei o numero, e há uma grande baralhada, pois eu afinal fiz duas viagens a Suzana, uma correu bem a primeira, e outra correu mal, perdidos, a segunda. Tenho tudo já feito para mais tarde voltar a 'repor a verdade' dos factos, nem por isso falto à verdade, são 50 anos...
Ainda bem que há pessoas como tu para levantar questões, que é o que eu procuro, não me interessa que vejam e digam ok, queria que contestassem e criticassem, tudo isto é salutar.
Andei à procura dos Postes e nº de fotos que deste, não encontrei resposta, nem vi a outra foto de SD, o que posso dizer é que se trata de uma foto real, aqui, ali ou acolá, pouca diferença faz, porque nada é cientifico, nestas coisas. Mas vou procurar as fotos físicas, para ver se dizem alguma coisa, só que isso leva muito tempo, não estão nesta ordem.
O Padrão até pode ser de Suzana, vejo fotos em Suzana também com esta farda, e não me lembro do local do Padrão em NL. Mas pela descontração da foto, não devia ser Suzana, parece mais NL.
Não fui até esse pormenor de ver mapas igrejas capelas enfim, por isso é que coloquei em todos os Postes a 'Ressalva' de não ser tudo correcto como digo e escrevo.

Obrigado pela tua atenção aos meus Postes, mas há mais de NL que também podem dar alguma questão polémica.

Virgilio Teixeira



Abilio Duarte disse...

Só tu Valdemar Queiroz da Silva, mais conhecido pelo Q.S. Em latim (Quanta sabedoria), irias descobrir estas contradições, mas eu que antes de ler o teu comentário, iria afirmar, que também estive junto a um placard semelhante, só não sei onde, diz-me tu, de por onde andamos, havia tal informação, ou parecida. Porque realmente estive perto de coisa muito parecida. Abraço.

Valdemar Silva disse...

Meu grande amigo Duarte, quem não tem nada que fazer faz colheres. Eu de colheres só para umas massadas de marisco, ou vá que seja, já que com a minha falta d'ar só 'as' posso comer à colherada.
Pois, com certeza que nos lembraríamos do Padrão se fosse lá em Nova Lamego. Não faltariam grandes chapas e tu farias um bom slide prá tua colecção.
Acho que o Virgílio, uma nova aquisição do carago, está a fazer confusão.
Quanto ao tal 'marco' que tu deves ter visto, julgo que seria em Pirada quando por lá passaste com o teu Pelotão. Andamos por todo o leste, mas houve locais que eu não fui.
Um abraço e experimenta à colherada.
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Vamos lá Valdemar (Quanta Sabedoria) puxar pela cabeça e ver onde raio fica este padrão!!!

Também estou curioso.
Ab, VT.

Valdemar Silva disse...

Viva Virgílio
Parece que esse Padrão, da tua fotografia, é o de Susana. Também parece que é único, nesse estilo, em toda a Guiné. Existe outro, também comemorativa do V Centenário, em Portogolo em estilo muito diferente.
A fotografia é tua, só tu podes confirmar o local, ou alguém que estivesse contigo nesse momento. Mas está afastada a hipótese de ser em Nova Lamego.
Quanto ao Q.S. era a sigla que eu utilizava para marcar os meus pertences e havia na nossa CART11 um alferes, que tinha sido seminarista, que dizia que eu era q.s. (quan sapientia) e assim ficou. Acho eu que sou mais q.s.(quantum satis) que em termos culinários quer dizer 'nem mais nem menos'.
No Mapa publicado no P17468 aparece Susana com um símbolo que representa monumento, e o mesmo símbolo só aparece em Cachungo (Teixeira Pinto), Portogolo, Bissau e Bubaque
Ab.
Valdemar Queiroz