terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19451: Parabéns a você (1569): Luís Graça, ex-Fur Mil Armas Pesadas Infantaria da CCAÇ 12, fundador e editor deste Blogue e Virgílio Teixeira, ex-Alf Mil SAM do BCAÇ 1933 (Guiné, 1967/69)


____________

Nota do editor

Último poste da série de 27 de Janeiro de 2019 > Guiné 61/74 - P19442: Parabéns a você (1568): Mário Serra de Oliveira, ex-1.º Cabo Escriturário da BA 12 (Guiné, 1967/68)

36 comentários:

José Marcelino Martins disse...

Abraço de parabéns.

Fernando Gouveia disse...

Abraços de parabéns.
Fernando Gouveia

Valdemar Silva disse...

Parabéns Luís Graça
Parabéns Virgílio Teixeira.
Para o ano há mais.

(Os gajos cá da terra mandaram-nos prá Guiné, não sabem no que se meteram. Agora aturam-nos mais uns bons aninhos).

Abraços
Valdemar Queiroz

Chapouto disse...

Muitos parabéns aos aniversariantes muitas felicidades e mais um
Um abraço
Fernando Chapouto

Anónimo disse...

Para os aniversariantes, Luís Graça e Virgílio Teixeira, que o dia de hoje seja particularmente feliz junto dos vos são queridos, o resto virá por acréscimo.
Um abraço

António Eduardo Ferreira

João Carlos Silva disse...

Parabéns aos aniversariantes Luís Graça e Virgílio Teixeira, muitas felicidades e muitos anos de vida.
Um dia Feliz.
Um abraço
João Carlos Silva

Hélder Valério disse...

Ora bem, hoje temos como "aniversariantes do dia" dois "peso-pesados" daqui do Blogue!

O Luís Graça, responsável por ter dado a oportunidade a uns quantos amigos rechearem este espaço com as suas memórias, mentais e visuais, e ter contribuído assim para que aqueles "anos de chumbo" tenham mais alguma vida
e
o Virgílio Teixeira, que para além de tudo o que contribui, com os seus relatos e opiniões, dispõe de um acervo fotográfico inestimável.

A ambos, para além de me sentir reconhecido, apresento as minhas felicitações, os votos de boa saúde e os correspondentes abraços de parabéns.

Hélder Sousa

Cherno Baldé disse...

Um forte abraço aos dois aniversariantes, com votos de saude e felicidades junto da familia, na certeza de que, acompanhado do nosso bem humorado fotografo da Guiné, Virgilio Teixeira, de certeza que o Luis Graça nao se aborrecera.

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Luís, meu amigo!

Muitos parabéns e um forte abraço. É tempo para pedir ao tempo que façamos mais um em 2020. O IVA virá em 2021, 2022, 2023 etc, etc, etc.

Zé Saúde

ze manel cancela disse...

Um grande e fraternal abraço ao nosso timoneiro.
Tudo de bom Luis,e até um dia destes…..
Para o nosso camarada Virgilio,que conheci na Tabanca
de Matosinhos, os meus parabens,acompanhado de um
grande "parte costelas".Felicidades…..

joaquim disse...

Dois abraços fortes de parabéns ao Luís e ao Virgílio

admor disse...

Caros Camaradas Aniversariantes,

Muitos parabéns e um dia com tudo de bom.

Muita saúde, felicidades e um grande abraço para cada.

Adriano Moreira

Anónimo disse...

Caros amigos, camaradas e membros do Blogue:
A todos os que leram este Poste, aos que comentaram esta data de aniversário, e a todos os outros que por razões, que a razão desconhece, não aparecem aqui, pela minha parte o meu muito sincero, obrigado.
Entro hoje no chamado quarto quadrante da vida, se tivermos como horizonte os 100 anos.
No 1º quadrante fomos crescendo, aprendemos a ler, chegamos a gente adulta, e fomos cumprir as nossas obrigações, enquanto cidadãos de Portugal.
No 2º quadrante formamos familia, o objectivo da vida, e procuramos o nosso caminho.
No 3º quadrante, já instalados na nossa missão na terra, estamos na velocidade cruzeiro, e já pensamos que sabemos quase tudo.
No 4º quadrante, que começa no 1º dia dos 76 anos, vamos percorrer a parte mais dificil da nossa existência, lutando, agora não contra as minas e armadilhas, mas contra um inimigo implacável, a idade, o inicio da velhice que custa a convencer-nos, e o outro lado da batalha, a doença que nos vai levar, mais tarde ou mais cedo, a fazer parte da lista daqueles que da lei da morte se foram libertando – isto aprendi aqui no blogue, entre muitas outras verdades.
Quero aqui publicamente agradecer ao nosso editor, amigo e camarada, Luís Graça, a única pessoa que conheço que nasceu no meu dia, por me ter trazido para a companhia destes nossos tertulianos, cujo convivio, mesmo que virtual, deram um novo rumo à minha vida.
Partilhando acontecimentos que julguei sempre que só tinham passado por mim, e que afinal, nos juntamos num nucleo de pessoas, que têm em comum mais do que terem passado pela guerra da Guiné, mas acima de tudo porque ficaram e estão marcados por esta vivência e não conseguem ver-se livres do «espirito e mistério» daquela terra, tão madrasta, para tanta gente, e que nos amarrou para toda a vida.
Obrigado por me terem aturado os meus maus momentos, e por tudo aquilo que escrevo e que não é do agrado de todos, mas são coisas que não consigo ultrapassar, estou bem assim e espero continuar por muito tempo, há aqui um espaço de escape, para partilhar com gente que sabe do que falo, pois hoje, é mais dificil encontrar alguém que entenda esta linguagem.
E agora comentando para o aniversariante Luís Graça, nos seus jovens 72 anos, que seja muito feliz, e que o País lhe pague por ter ‘montado’ este Blogue, narrando a nossa guerra, sem hipocrisia, sem preconceitos, sem politica, apenas a verdade nua e crua, quer se goste ou não, mas que ficará para sempre na nossa história, da nossa geração.
Parabens Luís, e um Bom Dia junto daqueles que te são mais queridos.
Virgilio Teixeira
Vila do Conde, 29 de Janeiro de 2019

P.S. Para quem não sabe: (No dia 29 de Janeiro de 1943, estava eu a nascer, quando o General Nazi Paulus comunicou a Hitler que se ia render aos Russos na frente da batalha de Leninegrado, levando para a morte inglória, mais de 200 mil soldados).

Joaquim Luís Mendes Gomes disse...

Um grande abraço aos dois camaradas do Ultramar. Muitos parabéns e votos de muita saúde.

Joaquim L.Mendes Gomes

Valdemar Silva disse...

Vá lá Virgílio, cuidado com essa memória que ainda és muito um jovem.
Foi na frente oriental 'o inferno de Estalinegrado'.
Mas deixemos as guerras pró ca..rago.
Feliz dia

Valdemar Queiroz

José Botelho Colaço disse...

O Hélder chama-lhe 2 pesos pesados eu direi um e um semi-reboque abraço de parabéns.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Como já tive ocasião de o dizer pessoalmente ao telefone, fico feliz e sensibilizado por ler o extenso, sincero e emotivo comentário do Virgílio Teixeira, um dos nossos mais ativos grã-tabanqueiros entrados há pouco mais de um ano... Tem já mais de 110 referências no nosso blogue. Tem um extenso álbum com um milhar de fotos a preto e branco e a cores, e uma memória notável. Gosto da sua franqueza e frontalidade, é tipicamente um homem do Norte. Faz hoje anos, tal como eu, por isso passo, a partir de hoje, a tratá-lo também como "mano"... Só me lembro de um velho amigo, que já morreu há muito, que fazia anos no mesmo dia que eu: o tio João Moleiro, da Atalaia / Lourinhã... Quando lá vivi, e sobretudo nos primeiros anos do regresso da Guiné, entre 1971 e 1974, ia sempre lá a casa dele beber um copo à sua/nossa saúde... Com o meu saudoso amigo, colega e primo João Patas... Descobriu que ele meu primo, depois de morrer,novo... Fez uma comissão em São Tomé e Príncipe... Era do clã "Maçarico", de Ribamar, como eu... Os nossos bisavós eram irmãos...

Virgílio, sei que não gostas de fazer anos... Afinal, hoje estamos um ano mais velhos, mas estamos vivos!... Em rigor, estamos 24 horas mais velhos do que ontem... É só isso. Mas demos graças à vida por tudo o que a vida nos deu... Que tenhas, com a tua querida família, um belo jantar, em Vila do Conde... Se fosse mais perto, ia lá cravar-te um uisque... com água de Perrier...

Espero poder dar-te um abraço ao vivo, em Monte Real, no dia 25 de maio.... Já temos marcado, para esse dia, o XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande... Vamos comemorar os 15 anos de existência deste espaço (único) que o blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné, onde todos cabemos com tudo aquilo que nos une e até com aquilo que nos pode separar...

Virgílio, combina com o Carmelita, ele costuma vir todos os anos a Monte Real... Temos preços especiais para quem quiser pernoitar no hotel (4 estrelas), Palace Hotel Monte Real... Vamos fazer o anúncio oficial do encontro... Ab, Luís

J. Gabriel Sacôto M. Fernandes (Ex ALF. MIL. Guiné 64/66) disse...

Dois fortes abraços de parabéns e votos de boa saúde para os camaradas o Luis e o Virgílio.
JS

Anónimo disse...

Caríssimos camaradas

Luís Graça e Virgílio Teixeira.

Um grande abraço de PARABÉNS, e votos de muita saúde... até ao próximo ANIVERSÁRIO!

Jorge Araújo.

Anónimo disse...



Muitos parabéns ao Luís Graça distinto fundador e trabalhador do Blogue e ao Virgílio Teixeira que o tem animado tanto os últimos tempos.
Um grande abraço para ambos.

Francisco Baptista

patricio ribeiro disse...

Parabéns... a estes dois velhos da minha idade.

Abraço

Joaquim Cruz disse...

Um grande abraço de parabéns a cada um dos ilustres camaradas de armas

J. Cruz

José Ferreira disse...

Muitos Parabéns para os camaradas aniversariantes,
com um grande abraço do
José Ferreira
(Silva da Cart 1689)

José Nascimento disse...

Parabéns aos camaradas e muitas felicidades. Um abraço muito especial ao camarada Luís Graça.

José Nascimento

Anónimo disse...

Para os ilustres aniversariantes os meus parabéns com votos de ótima saúde.
Um abraço
Ernestino Caniço

Manuel Luís Lomba disse...

Parabéns ao Luís Graça e ao Virgílio Teixeira. Por muitos, prósperos e felizes.
Manuel Luís Lomba

A. Murta disse...

Grande abraço de Parabéns para os camaradas Luís Graça e Virgílio Teixeira.

António Murta.

Cesar Dias disse...

Espero que tenham passado um feliz aniversário, Luis Henriques e Virgílio Teixeira, a ambos desejo as maiores felicidades futuras.
Aqui vós deixo o meu abraço na esperança que seja duradouro.
Bem hajam

César Dias

Carlos Vinhal disse...

Para o Luís, embora já o tenha felicitado por outra via, o meu abraço e os votos de que o tenhamos por aqui nos próximos 28 anos.

Para o Virgílio Teixeira também o meu abraço de felicitações por mais este aniversário, com votos de muita saúde.

Carlos Vinhal

Anónimo disse...


Parabéns para os aniversariantes.
Muita saúde e boa disposição.
Um abraço do Mário Migueis.

Anónimo disse...

Mano, este já está, para o ano há mais, e o uísque com Perrier e gelo, fica em agenda.
Abraço e boa noite,
Virgilio

Anónimo disse...

Parabéns ao Luís e ao Virgílio, por terem dobrado mais um cabo. E que continuem a navegar por entre este mar cada vez mais encapelado...

Abraço os dois
V Briote

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Eu e os meus cunhados (e sócios da Quinta de Candoz), Ana Carneiro ("Nitas") e o seu marido, Augusto Pinto Soares ("Gusto") (que na tropa teve a mesma especilialidade do Virgílio Teixeira, e também é economista e foi gestor de empresas, é igualmente do Porto e portista...) nascemos em 1947...

A "Nitas" a 15 de janeiro, eu a 29 de janeiro e o Gusto a 1 de março... Ainda há dias lhe mandei, à "Nitas", o seguinte "sorneto" em nome dos "lisboetas", eu, a Alice, a Joana e o João...

Enfim, isto serve para "exemplificar" a brincadeira que é fazer anos e celebrar o aniversário uns dos outros... Que bom se a gente pudesse fazer "reset" e pôr o contaquilómetros a zero... Não vale a pena afzer batota, o que interessa é dar graças à vida por mais ese ano de vida... com saúde e alegria...LG

Boa continuação da viagem, ti Nitas!

Sete e dois são nove, fora nada…
Diz a jovem aniversariante:
“Sou mãe, avó e esposa bem amada,
E quero continuar adiante.

“Não posso, ao relógio, fazer ‘reset’,
Nem voltar ao ponto de partida,
Agora só conto de sete em sete,
E dou graças a todos e à vida.”

Querida mana e tia, pois aqui tens,
A nossa poética homenagem:
Não são versos de simples parabéns,

Neles vão gigas e gigas d’ amor,
Votos de saúde e boa viagem,
C’o São Gusto ao lado, teu protetor.

Alfragide, 15 de janeiro de 2019

Bispo1419 disse...

O dia 29 já lá vai mas é sempre tempo de dar um abraço a alguém por completar mais um ano de vida.
É o que me acontece agora: felicitar o Luís Graça e o Virgílio Teixeira, a ambos com o mesmo empenho e gosto apesar de não haver comparação entre a forte ligação pessoal que tenho ao Luís e a ligação, digamos institucional, que tenho ao Virgílio.

Um grande abraço a cada um, meus caros camaradas da Guiné.
Que a vida vos seja longa e dela não andem arredias a Saúde e a Alegria!
Muitas felicidades!

Manuel Joaquim

Anónimo disse...

Bom verso Luís, assim vale a pena celebrar o aniversário, com versos destes.
Eu recebi dos meus filhos, netos e nora, uns postais ilustrados, e escritos à mão por cada um, mensagens, não em verso claro, mas com um calor de amor que francamente me impressionou. Os meus filhos adoram-me, festejamos aqui em casa 12 pessoas, mas isto dá um trabalho que no próximo ano, não tenciono ter, sobra sempre para a dona da casa e ela já não é nova, e eu entro em stress que dura uns dias...

E Tenho uns filhos do carago, tenho muito orgulho neles, como eles têm em mim.!

Quanto ao fazer o reset e por o conta quilómetros a zero, essa não por favor, pode ser mesmo nos vinte, quando conheci a minha mulher, tinha ela 15 anos. Para trás não queria mais, e assim ainda iria chegar aos 100 quilómetros.

De 1947 ainda podes acrescentar o ano da minha mulher, não é segredo nem ela se importa de eu divulgar, aliás está num Poste, aquele da Lua, no dia 5 de novembro de 1968, quando ela chegou à maioridade aos 21 anos.

Virgilio Teixeira

Em, 2019-01-31

Abilio Duarte disse...

Luís Graça, quem havia de dizer, que hoje em 2019, ainda andaríamos por cá!
Quanto vão longínquos os anos de 1969 ( 50 anos), em Contuboel, por onde andamos, por onde conhecemos tanta gente, e partilhamos tantas angustias e medos, mas sobrevivemos, e ainda andamos por aqui.
Os meus sinceros parabéns, e para o ano cá nos encontraremos. Abraço.