quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Guiné 61/74 - P19457: Historiografia da presença portuguesa em África (148): O padrão, no Gabu, comemorativo do V Centenário da Descoberta da Guiné (1446-1946)



 Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > CCS / BCAÇ 1933 (1967/69) > Janeiro de 1968 > O Virgílio Teixeira junto a um padrão do V Centenário, localizado "perto de Nova Lamego, à saída para Bafatá".

Foto (e legenda): © Virgílio Teixeira (2018). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Comentário do nosso editor Luís Graça, na sequência do poste P19448 (*)

Virgílio e Valdemar:

Aparentemente, está desvendado o mistério da foto nº 7:  o "padrão", junto ao qual foi fotografado o meu "mano" Virgílio Teixeira, é o do V Centenário da Descoberta da Guiné, 1446-1946... Ampliei a foto, e consegui ler parte da inscrição na parte inferior: [cen]tenário e [19]46..

Devia haver vários padrões deste tipo, de estética estado-novista, espelhados pelo território da Guiné, provavelmente nas sedes das circunscrições ou concelhos  (Bafatá, Gabu, Cacheu, Bissorã, Mansoa, Farim, Teixeira Pinto, Fulacunda, Catió, Bolama, etc.). Foi obra do governador geral Sarmento Rodrigues, no âmbito das comemorções do V Centenário da Descoberta da Guiné...(**)

No nosso blogue, há imagens de pelo menos um padrão comemorativo da efeméride: estava (e está) em Portogole, na margem direita do Rio Geba... Mas a forma é diferente, é cilíndrica, uma coluna tal como os padrões, com as cinco quinas, que os nossos navegadores íam colocando, nas terras por si demandadas e "descobertas"... (**)

Também encontrámos um outro  nas imediações de Susana, no chão felupe: esse padrão é idêntico ao do Gabu e da mesma altura.... A inscrição na base não deixa dúvidas: "V Centenário 1446-1946"...

Em relaçãodrão do Gabu, ainda poderia, inicialmente,  haver um pequena dúvida: podia eventualmente  ao patratar-se de um  monumento comemorativo da morte do Infante Dom Henrique, o V Centenário do Infante Dom Henrique (1460-1960)... Há um monumento desses pelo menos no Cacheu.

Mas a dúvida, em relação à foto do Virgílio Teixeira,  dissipou-se: o algarismo que se lê na bse do monumento do Gabu  é [19]46 e não 1960... 


Guiné > Região do Cacheu > Cacheu > Março de 1972 > Monumento em homenagem do "V Centenário da Morte do Infante Dom Henrique [1460-1960]. Foto do Francisco Gamelas, ex-alf mil cav, cmdt do Pel Rec Daimler 3089 (Teixeira Pinto, 1971/73), adido ao BCAÇ 3863 (1971/73)

Foto e legenda): © Francisco Gamelas (2016). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementae: Blogue Luís Graç & Camaradas da Guiné]


Tudo indica, portanto, que este monumento, o do Gabu,  tenha sido inaugurado em 6/2/1947, quando o subsecretário de Estado das Colónias, engº Rui Sá Carneiro,  na companhia do governador geral Sarmento Rodrigues, passou pelo Gabu, no seu périplo pela Guiné. em representação do Governo Português, no âmbito das comemorações do V Centenário da Descoberta da Guiné (1446-1946). Na época o Gabu era Gabu, só mais tarde passou a designar-se por Nova Lamego.(****)



Guiné > Região de Cacheu  > Susana > Monumemto comemorativo do "V Centenário 1446-1946"... Homenagemm também ao mito felupe do primeiro casal felupe:  “Foi aqui que o primeiro Felupe ergueu a sua casa da tradição”... (**)  Segundo Lúcia Bayan, especialista da sociedade felupe,  doutoranda em estudos africanos, ISCTE - IUL, trata-se do mito fundador dos felupes de Susana, segundo o qual "Emit-ai (Deus) deitou à terra um casal felupe, que construiu a primeira casa felupe e deu origem à primeira tabanca felupe, denominada Sabotul. Situada perto de Suzana, Sabotul terá sido destruída, provavelmente no século XIX, por Ambona, o herói felupe que fundou Suzana"... O padrão do V Centenário não ficou no local da antiga Sabotul mas a alguns quilómetros antes.

Foto: Arquivo do Blogue Luís & Camaradas da Guiné [, em princípio os créditos fotográficos devem ser atribuídos a Lúcia Bayan; trata-se de um excerto de um texto desta que veio "colado" a um outro de Mário Beja Santos, certamente por lapso...]


Guiné-Bissau > Região do Oio > Porto Gole > 2005 > Marco comemorativo do V Centenário da Descoberta da Guiné (1446-1946) > Porto Gole, na margem direita do Rio, na estrada Bissau - Nhacra - Mansoa - Porto Gole - Bafatá (interdita no meu tempo, 1969/71. L.G.).

A fotografia é do Jorge Neto (pseudónimo,. Jorge Rosmaninho, autor do blogue "Africanidades (Vivências, imagens, e relatos sobre o grande continente - África vista pelos olhos de um branco") que não já está ativo). 

Este monumento foi inaugurado em 8/2/1947 pelo subsecretário de Estado das Colónias, engº Rui Sá Carneiro, sendo governador geral Sarmento Rodrigues.

Foto: © Jorge Neto (2005).  Todos os direitos reservados {[Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
_______________

Notas do editor:

(*) Vd. postes de:

28 de janeiro de  2019 > Guiné 61/74 - P19448: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LXI: As colunas para o sudoeste do setor: Bafatá, Fá Mandinga e Bambadinca, eram mais de 200 km, ida e volta

(**) Vd, postes de:


1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Rapazes, alguém nos falou destas comemorações ?... Em 1947 eu estava a nascer...Fui para a Guiné sem saber nada da história daquela gente e das suas relações com Portugal... Nem sequer sabia quem era o Sarmento Rodrigues... Deram-me uma G3 eum camuflado, não era preciso mais...