quinta-feira, 9 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19768: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LXIX: a despedida do Gabu, em 25/2/1968: manga de ronco!


Foto nº 1


Foto nº 2


 Foto nº 3


Foto nº 4


Foto nº 5


 Foto nº 6


Foto nº 7A

Foto nº 7


Foto nº 8


Foto nº 8A

Guiné > Região de Gabu > Nova Lamego > Comando e  CCS/BCAÇ 1933 (1967/69) > 25 de fevereiro de 1968 > Festa de despedida

Fotos (e legendas): © Virgílio Teixeira (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Continuação da publicação do álbum fotográfico do nosso camarada Virgílio Teixeira, ex-alf mil SAM, chefe do conselho administrativo, CCS / BCAÇ 1933 (Nova Lamego e São Domingos, 1967/69); é economista e gestor, reformado; é natural do Porto; vive em Vila do Conde. (*)


CTIG/Guiné 1967/69 - Álbum de Temas:

T045 – A DESPEDIDA DE NOVA LAMEGO, A PRINCESA DO GABU FESTAS, BATUQUES, MUITOS RONCOS, MUITA DANÇA, MUITOS COPOS.
DESPEDIDA DAS TROPAS EM ‘25FEV68’ - O BATALHÃO DE CAÇADORES 1933




I - Introdução do tema:

Continuação da série de Temas para Postes, relativos à chegada do Batalhão à Guiné, as viagens para Gabu pelo Rio Geba acima, as colunas militares por estrada, as festas de despedida no Gabu com batuques e roncos à mistura, o regresso pelo mesmo caminho, Bambadinca, até Bissau, antes de partir novamente para o novo destino, São Domingos, Rio Cacheu acima, sem fotos.

Segunda parte da série de 5 Postes para reviver e contar estas passagens inesquecíveis.

Após cinco meses de actividade no Sector L3, no Leste da Guiné, o maior de todos , chegou ao fim a nossa missão, entregámos o comando ao BCAÇ 2835 e partimos rumo a Bissau e depois para São Domingos onde permanecemos 16 meses

A população da região – chão Fula – reuniu-se a proporcionou um grande espectáculo para agradecer e despedir-se da tropa com quem tiveram de lidar durante pouco tempo, apenas uns 5 meses, muito pouco, pois muita saudade ficou.

No dia seguinte já estávamos a caminho de Bissau, coluna por estrada, passando por Bafatá, Fá, e finalmente Bambadinca.

Depois foi o transbordo para as barcaças e lá fomos rio abaixo, pelo Geba sempre perigoso até Bissau, sem qualquer ocorrência digna de registo, apenas já vínhamos mais velhos, deixamos de ser periquitos, passamos a impor o respeito.


II - Legendas das fotos:



F01 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo.  Pode ver-se a maioria são mulheres e bajudas ‘Fulas’, com alguma tropa branca e preta.  Foram momentos vibrantes que se viveram, e nunca se esqueceram, e já passaram 50 anos.  Eu tentei fazer o melhor, além de me integrar em alguns batuques e danças, também tirei algumas fotos para mais tarde recordar.  Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.

F02 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo. Continuação das legendas anteriores. Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.

F03 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo.  Continuação das legendas anteriores.  Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.


F04 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo.  Continuação das legendas anteriores. Foto tirada por detrás da festa.  Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.

F05 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo.  Continuação das legendas anteriores.  Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.

F06 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo.  Continuação das legendas anteriores.  À noite já chegaram homens grandes com os seus roncos, para agradecer às tropas a sua presença, e desejar boa sorte noutro lugar.  Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.

F07 – Festa de despedida ao Comando e CCS do BCAÇ1933, com direito a ‘batuque’, danças e ‘roncos’ proporcionada pela população de Gabu – Nova Lamego, no dia e noite anterior à partida e saída para outra localidade, mas contudo a festa durou o dia todo. Continuação das legendas anteriores.  À noite já chegaram homens grandes com os seus roncos, para agradecer às tropas a sua presença, e desejar boa sorte noutro lugar.  Pode ver-se aqui de camisa branca o alferes Carvalheira, da secção de material – ferrugem. Foto captada em Nova Lamego – Gabu – no dia 25 de Fevereiro de 1968.

F08 – Na minha última noite passada em NL – Gabu – foi uma despedida sentida, para trás vão ficar bons amigos, como era o caso do alferes Morteiros – o Azevedo – e tantos outros que por lá ficaram e nunca mais os vi, e perdi-lhes o rasto.  Nesta foto, a última, já noite, sentados na porta do Clube do Gabu, os últimos copos.  Eu, sentado no chão, O Morteiros a acariciar a minha careca, um furriel na ponta direita, e dois soldados, todos por lá ficaram. Viria a encontrar um ou outro em Bissau esporadicamente. Foto captada em Nova Lamego – Gabu – na noite, do dia 25 de Fevereiro de 1968.

Direitos de Autor:

«Propriedade, Autoria, Reserva e Direitos, de Virgílio Teixeira, Ex-alferes Miliciano do SAM.
Chefe do Conselho Administrativo do BCAÇ 1933/RI15/Tomar,

CTIG/Guiné de 21 Set 67 a 04Ago69, Nova Lamego, Bissau e São Domingos,».

Acabadas de legendar, hoje,

Em, 2019-03-19

Virgílio Teixeira
 _____________

Nota do editor:

(*) Último poste da série > 4 de maio de 2019 > Guiné 61/74 - P19743: Álbum fotográfico de Virgílio Teixeira, ex-alf mil, SAM, CCS / BCAÇ 1933 (São Domingos e Nova Lamego, 1967/69) - Parte LXVIII: O quartel do Depósito de Adidos em Brá, em julho de 1969

2 comentários:

Valdemar Silva disse...

A foto Nº. 5 é uma excelente fotografia, excelente e quase inédita.
'Toda agente aquela gente a ser fotografada e apenas a figura principal (o batuqueiro) e duas crianças a olhar para o fotógrafo'.
Julgo que o edifício que vê ao fundo ser a frontaria do Comando de Civil de Nova Lamego, em que na parte de trás eram as instalações Quartel de Baixo, ocupado pela minha CART11, em que se nota a varanda que servia de Messe de Oficiais e Sargentos, que poderá ser comprovada no poste P11130, na extraordinária fotografia do Abílio Duarte 'Continência à Bandeira' tirada à entrada do Quartel.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Concordo contigo, Valdemar, em relação à foto nº 5... Deve-se ter passado coisa, que escapou ao fotógrafo, mas que desviou a atenção dos "figurantes" (que estão a olhar para a sua direita, todos sem exceção)... O tocador de djembê, em primeiro plano, é o único que olha de frente para o fotógrafo... LG