domingo, 5 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19746: XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande (10): "É com uma tristeza enorme, um vazio inexplicável, que venho comunicar que não estarei presente em Monte Real, no dia 25 de maio" (Margarida Peixoto, viúva do nosso saudoso Joaquim Peixoto, 1949-2018)



Leiria > Monte Real > Palace Hotel Monte Real > 26 de Junho de 2010 > V Encontro Nacional da Tabanca Grande > Uma foto para a eternidade... Uma foto, muito feliz, do Manuel Carmelita, de Vila do Conde, e grande amigo do casal: o Joaquim e a Margarida Peixoto, o nosso casalinho de professores de Penafiel, apanhados num belíssimo momento de descontração e de ternura... A Margarida integra a nossa Tabanca Grande, desde 30 de desembro de 2011.

Foto: © Manuel Carmelita (2010). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





Monte Real > XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande > 5 de maio de 2018 > Da esquerda para a direita, Margarida Peixoto e Giselda Pessoa.

Foto (e legenda): © Miguel Pessoa (2018). Todos os direitos reservados [Edição; Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]





1. Resposta da Margarida Peixoto, viúva do nosso saudoso Joaquim Peixoto (1949-2018) [ex-fur mil arm pes inf, MA, CCAÇ 3414 (Sare Bacar e Bafatá, 1971/73); professor primário reformado, vivia em Penafiel] ao nosso convite para estar presente em Monte Real, dia 25 de maio, no XIV Encontro Nacional da Tabanca Grande:

Data: 5 de maio de 2019, 10:23




Olá, Luís Graça.


Acabei de ler o email referente ao encontro anual em Monte Real e é com uma tristeza enorme, um vazio inexplicável, que venho comunicar que não estarei presente neste encontro. 

As razões são óbvias. Nem sempre a força e o dever se sobrepõem às emoções e saudade... É um encontro muito marcante e com um significado enorme na vida do Carlos. 

Peço que apresente as minhas desculpas ao Carlos Vinhal, ao Mexia e a todos quantos estarão aí e fazem parte dos que recordam com saudade um "camarigo" que os deixou sem aviso prévio. 

Para todos vós um abraço com muito carinho e um pedido de desculpas.


Margarida Peixoto


2. Resposta do editor LG:

Margarida, obrigado pela tua gentil resposta. Hesitei em mandar-te o convite, sabia que não poderias vir, por razões mais fortes que a tua vontade. Foi em Monte Real, o ano passado, que o nosso Joaquim, o teu Carlos, se começou a sentir mal, já com os primeiros sintomas que o levariam rapidamente à doença que o matou.

Mas, por outro lado, eu não tinha o direito de te escamotear ou esconder a notícia do nosso encontro de 2019. Tu e o Carlos serão lembrados por todos nós, no dia 25 de maio, a par do António Sucena Rodrigues, do Carlos Cordeiro, do Gertrudes da Silva, do João Rebola, do João Rocha e do Manuel Carneiro, que também morreram em 2018, sem esquecer o Jorge Rosales, que morreu já este ano. 
O Sucena Rodrigues e o Rosales eram, a par de vocês, "habitués" do nosso Encontro Nacional. O João Rocha e o João Rebola também chegaram a vir a Monte Real.

Recordo aqui que vos conheci, a ti e ao Joaquim, por ocasião do IV Encontro Nacional da Tabanca Grande, na Quinta do Paul, Ortigosa, Monte Real, Leiria, em 20 de junho de 2009. Por um feliz acaso, apresentei-vos à Alice por que serem da mesma região; vcês, de Penafiel, a Alice, do Marco de Canaveses... Ficámos, para sempre, bons amigos, os dois casais. A partir de 2010, os nossos encontros nacionais passaram a ser sempre em Monte Real, cujas termas e hotel tu já conhecias dos tempos de menina e moça...

Sem comentários: