segunda-feira, 6 de maio de 2019

Guiné 61/74 - P19750: Efemérides (301): Cerimónias da Comemoração do Dia do Combatente do Concelho de Matosinhos e 10.º Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, levadas a efeito no passado dia 27 de Abril de 2019 (Abel Santos)



1. Em mensagem do dia 2 de Maio de 2019, o nosso camarada Abel Santos, (ex-Soldado Atirador da CART 1742 - "Os Panteras" - Nova Lamego e Buruntuma, 1967/69), enviou-nos esta reportagem a propósito da Comemoração do Dia do Combatente do Concelho de Matosinhos e X Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, levadas a efeito no passado dia 27 de Abril.




Cerimónias da Comemoração do Dia do Combatente do Concelho de Matosinhos
e
10.º Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes

27 de Abril de 2019

A recepção às entidades civis e militares convidadas, e concentração dos participantes, fez-se em frente ao Memorial de Homenagem aos 70 Combatentes do Concelho caídos em Campanha na Guerra do Ultramar, existente no Cemitério de Sendim, em Matosinhos.

Estiveram presentes, a Senhora Drª Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos; representantes do Comando da Zona Marítima do Norte, Destacamento Territorial de Matosinhos da GNR, além da presença dos Núcleos de Matosinhos, Porto, Penafiel, Marco de Canaveses, Lixa e Maia, que se fizeram representar com os seus respectivos Guiões. 

A cerimónia começou com Toque de Sentido; Deposição de coroas de flores; Toque de Silencio; Toque de homenagem aos mortos; Minuto de silencio com salmo interpretado pelo Grupo Coral do Núcleo; Evocação Religiosa; Toque de Alvorada; Toque a descansar. 

No final da cerimónia, o Grupo Coral do Núcleo cantou o Hino da Liga dos Combatentes. 

A sessão solene, no Tryp Expo Porto Hotel, iniciou-se com a apresentação, pelo Eng.º e Arq Fernando Jorge Rocha dos Santos, Combatente em Angola, do trabalho de sua autoria, "A Nossa Cidade", seguindo-se a imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas, atribuição de Diplomas de Apreço e discursos alusivos pelas autoridades presentes.

Na Sala Galeão, decorreu o Almoço/convívio do Dia do Combatente do Concelho de Matosinhos e X Aniversário do Núcleo, com animação musical a cargo do Grupo Coral do Núcleo. 

Assim se passou mais uma jornada de confraternização, que mais uma vez demonstrou o fervor castrense destes combatentes que um dia partiram para uma guerra que não era sua. 

Um abraço combatente 
Abel Santos.

Segue-se a reportagem fotográfica:

Portas-Guiões presentes na Cerimónia de homenagem aos Combatentes de Matosinhos caídos em campanha

Força Militar presente

Autoridades civis e militares

Grupo Coral do Núcleo de Matosinhos da LC


Intervenções do Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, TCor Armando Costa, e da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dra. Luísa Salgueiro, junto ao Talhão Militar da Liga dos Combatentes, recentemente remodelado, o que vai permitir a sepultura dos Combatentes do Ultramar que manifestem essa sua vontade. Na foto, o Combatente António Vieira que assumiu a coordenação da remodelação do Talhão.

Aspecto da sala do Tryp Expo Porto Hotel, onde decorreu a sessão solene de imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas de África e entrega de Diplomas de Apreço.

O TCor Armando Costa impõe uma das Medalhas Comemorativas

Os agraciados acompanhados das autoridades

O Combatente Joaquim Alves recebe o Diploma de Apreço pelos 40 anos de sócio da Liga dos Combatentes

O Combatente José Francisco Oliveira recebe um Diploma de Apreço pela sua dedicação ao Núcleo de Matosinhos, particularmente na coordenação das obras de manutenção da Sede Social, orientando o pessoal afecto e fazendo ele próprio o que à carpintaria, e não só, diz respeito.


Estas duas fotos referem-se à intervenção do Eng.º e Arq. Fernando Jorge Rocha dos Santos, Combatente em Angola, que apresentou um trabalho de sua autoria, dedicado à Cidade de Matosinhos, composta pelas freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira.

Do programa do dia também fazia parte um almoço/convívio com cerca de 170 participantes. Aqui, a Mesa da Presidência onde se destaca a ausência da Dra. Luísa Salgueiro que se fez representar pelo seu Vice, Dr. Eduardo Pinheiro.
 
O Combatente Abel Santos exibe a Medalha Comemorativa do 10.º Aniversário do Núcleo que decorre este ano.

O Presidente do Núcleo de Matosinhos da LC, TCor Armando Costa, e o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Eduardo Pinheiro, quando procediam ao corte do Bolo Comemorativo do Dia do Combatente de Matosinhos e do 10.º Aniversário do Núcleo.

Texto e fotos: Abel Santos
Edição e legendagem das fotos: Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 22 de março de 2019 > Guiné 61/74 - P19611: Efemérides (300): 21 de julho de 1973, o último Dia da Cavalaria comemorado no CTIG, ainda com Spínola, em Bula, num sábado de copiosa chuva africana

1 comentário:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Parabéns, Abel, parabéns, Carlos, parabéns, Matosinhos. Eis uma terra que sabe tratar com dignidade os seus filhos que serviram a Pátria... Dia Municipal do Combatente, não conheço muitas outras terras que tenham uma efeméride como esta, aqui bem documentada no nosso blogue. LG