Fotograma nº 1 > Guiné > Região do Cacheu > Teixeira Pinto > 8 de janeiro de 1973 > Costa Gomes, ao centro, entre o cor pqdt, comandante do CAOP1.
RTP Arquivos > 1973-01-13 > Vídeo (2' 17 ''> General Costa Gomes, Chefe do Estado Maior das Forças Armadas, visita aquartelamentos militares na Guiné Bissau, primeiro Teixeira Pinto e depois o Pelundo.
Reprodução de fotogramas, através da função "print screen", com a devida vénia à RTP Arquivos.
O vídeo (2' 17''), completo, mas sem som, pode ser visto aqui. A visita foi a 8 de janeiro de 1973, mas o vídeo só passou no telejornal [, na altura, "noticiário nacional"], em 13/1/1973. Ainda não havia internet, e a bobine com o filme tinha que ir no avião da TAP... Hoje é tudo instantâneo, como o pudim...
1. Ao visionar o vídeo. fomos descobrir dois dos nossos grã-tabanqueiros, o Mário Bravo, ex-alf mil médico, e o António Graça de Abreu, ex-alf mil, CAOP1 (Mansoa, Teixeira Pinto e Cufar, 1972/74).
No seu Diário da Guiné - Lama Sangue e Água Pura (Lisboa, Guerra e Paz, 2007, 220 pp), o António Graça de Abreu dedicou três linhas a esta visita (p. 68)....
Canchungo, 8 de janeiro de 1973
O general Spínola e o general Costa Gomes estão na sala ao lado, com o coronel [Durão, comandante do CAOP1,], o tenente-coronel do Batalhão e os majores todos.
Vieram arejar as cabeças ou polui os ares ? Que congeminam estes crâneos iluminados pelos clarões da guerra ? (*)
2. Na altura, ainda estava lá, em Teixeira Pinto, o Mário [Silva] Bravo, [ex-Alf Mil Médico, que passou por Bedanda, neste caso pela CCAÇ 6, entre dezembro de 1971 e março de 1972; trabalhou depois como cirurgião no HM 241, em Bissau, acabando a comissão em Teixeira Pinto, e não em BIssau, no HM 241, como já escrevemos noutro poste] (**)
"Caro Luis Graça, um grande abraço e parabéns pela publicação do vídeo. Encontrei este mesmo vídeo no Facebook e até partilhei, para que não se perdesse.
No blogue dizes que eu fui terminar a comissão em Bissau, como cirurgião, mas não foi assim. Como já tinha terminado a comissão, e não me "tiravam" de Teixeira Pinto, o cor Durão passou-me ele próprio uma guia de marcha sem local militar de destino, dizendo só Bissau. E que eu me desenrascasse.!!!... E lá tratei da vidinha, com a ajuda do meu comandante de Bedanda, passei à disponibilidade em Bissau, mas não no Hospital. Está feita a correcção.
Lembro bem desta visita do gen Costa Gomes".
Foto (e legenda): © Mário Bravo (2007). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
(*) Último poste da série > 20 de outubro de 2013 > Guiné 63/74 - P12179: Excertos do Diário de António Graça de Abreu (CAOP1, Canchungo, Mansoa e Cufar, 1972/74) (23): Duas referências ao Marcelino da Mata
(**) Vd. poste de 3 de dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5396: Os Nossos Médicos (10): Mário Bravo (CCAÇ 6, Bedanda, 1971/72), hoje ortopedista no Porto
Guiné > Região do Cacheu > CAOP 1 > Teixeira Pinto > 1972 > O Alf Mil Médico Mário Bravo, o quarto a contar da esquerda, de óculos. Está no meio de um grupo de oficiais, entre eles o António Graça de Abreu, alferes miliciano (CAOP1, Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), o primeiro da esquerda.
O António Graça de Abreu veio depois agora completar a legenda:
"O Mário Bravo lembrou-se de mim em Teixeira Pinto e mandou essa fotografia onde apareço jovem, quase menino, na ponta esquerda da foto. Na ponta direita está, de camuflado, o meu amigo capitão miliciano António Andrade, comandante da 35ª Companhia de Comandos, também amplamente referido no meu livro.
"Entre mim e o Bravo estão o alferes [Franciso] Gamelas, da Companhia 3863 [, mais exatamenet, cmdt do Pel Rec Daimler 3089, Teixeira Pinto, 1971/73 ], e o alferes Cravinho (de calções), do nosso CAOP 1 e meu companheiro de quarto".
_____________
Notas do editor:
(**) Vd. poste de 3 de dezembro de 2009 > Guiné 63/74 - P5396: Os Nossos Médicos (10): Mário Bravo (CCAÇ 6, Bedanda, 1971/72), hoje ortopedista no Porto
3 comentários:
Caro Luis Graça, um grande abraço e parabéns pela publicação do vídeo. Encontrei este mesmo vídeo no Facebook e até partilhei, para que não se perdesse. No blogue dizes que eu fui terminar a comissão em Bissau, como cirurgião, mas não foi assim. Como já tinha terminado a comissão e não me "tiravam" de T. Pinto, o cor. Durão passou-me ele próprio uma guia de marcha sem local militar de destino, dizendo só Bissau. E que eu me desenrascasse.!!!! E lá tratei da vidinha, com a ajuda do meu comandante de Bedanda, passei à disponibilidade em Bissau, mas não no Hospital. Está feita a correcção.
Lembro bem desta visita do gen. Costa Gomes.
Mário Bravo (by email)
31 jan 2021 21:09
Luís Graça, boa noite.
Desejo que estejas bem de saúde, bem como a Família.
Achei piada à coincidência ou não, da publicação deste vídeo. Recordei uma época da minha vida que, apesar de tudo, até provoca saudade. Grandes amizades e grandes emoções vividas num ambiente hostil, mas onde a solidariedade não era palavra solta.
Abraço
Mário Bravo
Perguntei ao António Graça de Abreu se me sabia dizer dizer qual fora o outro aquartelamento visitado... A mim, parece o Pelundo (que nunca conheci)... O coronel Durão também foi na comitiva, portanto era dentro do "chão manjaco"...
É indecente que a RTP nos cobre "patacão", a nós ex-combatentes, para termos acesso a estes documentos que têm a ver com as nossas vidas (!)...
Retirar, à socapa, estes três fotogramas e pus o link para a RTP Arquivos...(Não posso reproduzir o vídeo,. diretamente, no blogue...por causa dos direitos de autor, que eu tenho que respeitar, como gosto que respeitem os nossos...)
Mas vejo que o vídeo anda por aí no Facebook...
Cuida-te, cuidemo-nos. Abraço. Luis
Enviar um comentário