terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21838: Blogpoesia (717): "Como eu gosto de África" (Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS / BCAÇ 2845)

1. Mensagem do nosso camarada Albino Silva, ex-Soldado Maqueiro da CCS/BCAÇ 2845 (Teixeira Pinto, 1968/70) com data de 30 de Julho de 2020:

Bom dia Carlos Vinhal
Espero e faço votos que tudo esteja bem contigo e chefes de Tabanca, bem como a todos os tertulianos.
Envio mais um trabalho que passa a ser o primeiro do ano, mas com a certeza de que muitos mais tenho para te enviar.
Por ter andado muito ocupado com o trabalho que tenho vindo a fazer, não me tem sido possível enviar para a Tabanca coisas minhas.
No entanto não estou esquecido, embora desde Julho não tenha publicado nada sem contudo, não tenha deixado de visitar a Tabanca Grande.

Para todos vocês, um grande abraço e este lembrete: Tenham cuidado.
Albino Silva
01100467 do Canchungo

____________

Nota do editor

Último poste da série de 31 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21829: Blogpoesia (716): "As ideias não dormem no chão"; "A encomenda esperada"; "Ameaças" e "Desfizeram-se as brumas", da autoria de J. L. Mendes Gomes, ex-Alf Mil Inf da CCAÇ 728

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Bino, é a "África tua", ninguém ta pode tirar... porque são as tuas memórias de menino e moço, que saiu do Puto para Angola aos 11 anos... Gosto sempre de ler os teus versos das memórias de infância e de Angola...

Mas a próxima tens que acrescentar, no fim, algunas notas: que a grande maioria dos teus leitores n~unca conheceram a Angola das cores, dos cheiros, dos sons, dos sabores... como tu!

Parabéns, pelo teu regresso ao blogue! És sempre bem vindo, tu e a tua poesia popular. (Tens que pensar em recolher todo este material, revê-lo e publicá-lo em livro... Pode ter que a tua autarquia te ajude na edição... Onde moras ? )

albino silva disse...

Olá Luis Graça e Tabanca Grande.
Realmente tens razão, pois de facto quando falo de Angola, sobretudo de Camabatela, Kwanza Norte e no que já escrevi (Gosto de África), nem todos sabem de meu passado quando ainda era rapaz com 11 anos quando estive em Angola e muito longe de pensar no que viria a acontecer em 15 de Março de 1961.
Fui cedo para aquela Vila tão linda e depressa conheci todas as pessoas e até o pessoal Africano das Sanzalas convivendo com muitos e com eles fui Amigo.
Tudo era diferente mas Lindo, e a Natureza era abundante e era agradável sentir ao acordar aquele cheiro a bravo vindo do capim, e até das Cubatas que abraçavam a Vila, e até o cheiro a queimadas que por lá se faziam.
Tudo aquilo era bom e habituei-me a gostar de tudo quanto me rodeava e as pessoas que na época não eram muitas e por isso conhecia a todos, eram meus Amigos porque sabiam que com 11 anos que eu tinha, tinha deixado a Família para estar em Angola com meu Pai, e verem-me com aquela idade, a trabalhar dentro de um Balcão, e que bem manobrava aquilo, mesmo só vendo o Patrão ao Sábado porque durante a Semana não o via, e por isso tinha a chave da Loja comigo.
São muitas as Boas recordações que guardo daquela terra, embora também guarde as más que delas ainda hoje não quero muito falar olhando a que muitos dos casos foram passados com gente que bem conheci e convivi.
Amigos da Tabanca Grande. Quando falo de África é porque tenho motivos fortes porque não foi preciso haver Guerra para ter ido conhecer aquilo que todos conheceram depois de mim, e quando digo Gosto de África, gosto da Guiné também...
Um Grande abraço e em Especial para ti que estives-te a ler isto.