sábado, 6 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21861: Fotos à procura de... uma legenda (142): Que espécie de macaco é este? (Foto: António Marreiros; texto: Luís Graça)



Guiné > Região de Gabu > Buruntuma > CCAÇ 3544, "Os Roncos de Buruntuma" > 1972 > Miúdo com um macaco, de espécie não identificada (*)

Foto (e legenda): © António Marreiros (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Ora cá uma imagem que hoje o António Marreiros não gostaria, por certo, de tirar nem nós de ver: um primato (como nós), um macaco do Velho Mundo, no cativeiro, como "animação de estimação" de uma criança...

De qualquer modo, é um "documento de época"...Mas não sabemos ao certo, até porque a foto é "preto e branco", de que espécie seria este primata...

Fica aqui o desafio aos nossos leitores, sobretudo àqueles que se interessam mais pela Fauna & flora da Guiné-Bissau (**).



O macaco verde é um pequeno primata semi-terrestre, semi-arborícola e quadrúpede, cinza-malhado, castanho esverdeado, de face preta, colarinho branco, longas pernas e a extremidade da cauda laranja. 

Nome científico: Chlorocebus sabaeus (Linnaeus, 1766)
Nome em inglês: Green monkey, callithrix monkey
Nome em francês: Singe vert
Nome em crioulo: Santcho di Tarafe / Santcho preto
Nomes locais: Cula-Mela (fula)

Habitat: (i) Parque Nacional do Cantanhez: mangal (principalmente), floresta densa sub-húmida, floresta densa seca, savana arbustiva e terras agrícolas; (ii) Outros: savana árida saheliana.

Fonte: Cortesia de Bout  & Ghiurghi (2018), pp. 40/41


2. Sem ter tempo para fazer pesquisas mais aturadas na Net, deixei duas pistas da caixa de comentários:

(i) O macaco fidalgo, vermelho ou preto, não é... Vi-os em Iemberém, no Cantanhez, em 2008... Macaco-cão ou babuíno, muito menos... 

Em minha opinião, será o "macaco verde"... Nome científico "Chlorocebus sabaeus"...

(ii) Também pus a hipótese, mais remota,  de ser  um "macaco vermelho " ou "santcho fula",,, . "Erythrocebus patas (Schreber"), maior, mais corpoiento do que o "macaco verde".
 
Inclino-me mais para a primeira hipótese... Aconselho  a consulta do Guis dos Mamíferos do Parque Nacional do Cantanhez, da autoria de Nicolas Bout  e Andrea Ghiurghi, editado em 2018, 189 pp.  (AD - AIN - IBAP - IUCN ISBN: 9788890894923).

Sobre o "macaco verde", ver as pp. 40... Sobre o "macaco vermelho", vd. pp. 46/47.

Aconselho vivamente este guia, disponível em formato pdf.

Resumo: Neste livro, , os leitores, turistas responsáveis, investigadores científicos, estudantes, amantes da natureza, decisores nacionais, autoridades tradicionais locais e guias de ecoturismo, conhecerão melhor a fauna que vive na Floresta de Cantanhez, Guiné-Bissau, os seus hábitos, preferências alimentares, se estão em extinção ou não, o seu número está a aumentar graças às medidas de conservação entretanto tomadas.

De qualquer modo, talvez o Cherno Baldé nos queira (e possa) dar uma ajuda. Ou o Patrício Ribeiro, Ambos conhecem melhor a fauna da Guiné-Bissau do que nós...

______________

Sem comentários: