terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21840: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (18): Para uma ocasião especial... Para a Vilma, Paté de campagne (com todos); para mim, Ovas de salmão ou "Caviar vermelho"... Depois "Camarões al ajillo"... Tudo acompanhado com uma garrafa de champanhe geladinha (João Crisóstomo, Nova Iorque)

1.  Resposta, bem humorada de João Crisóstomo, reagindo a um mail nosso, de 20 de janeiro passado,com uma foto do prato lourinhanense de arraia seca 
 com batata raiz-de-cana (*)

[João Crisóstomo, nosso camarada da diáspora (EUA, Nova Iorque), ex-alf mil, CCAÇ 1439 (Enxalé, Porto Gole e Missirá, 1965/67), casado com a eslovena Vilma, e destacado ativista social, régulo da Tabanca da Diáspora Lusófona]

 
Date: quarta, 20/01/2021 à(s) 16:00
Subject:Batata raiz-de-cana
 
Meus bons amigos e camaradas:

Quando me mandam uma coisa destas,  o mínimo que eu lhes chamo é "seus malvados"... e  daí para cima!...

Como  vocês sabem que dificilmente podemos igualar, por vezes nem mesmo  sequer  "competir ",  então, tocam de me fazer água na  boca com petiscos destes...

Mas,  olhem, "seus malvados", todos: com muita malandrice também (e com  a mesma amizade e carinho,   que eu sei muito bem de onde isto vem e de boa árvore não sai mau fruto)  oiçam esta:

Esta manhã  levantei-me cedo (,como de costume, pois eu durmo pouco) e pus-me logo a ver a televisão: queria ter a certeza de que tudo estava a correr bem e que o trump  (com letra pequena) ia mesmo sair... E realmente tudo correu bem: vi finalmente o homenzarrão/homenzito, cujos volumes de  cabeça e corpo são indirectamente proporcionais aos seus miolos,  sair da Casa Branca, entrar no helicóptero (...). E  vi-o finalmente entrar, pela última vez, no "Airforce One",  o avião subiu e  lá se foi….

Sem querer infringuir a "política" do blogue, que nos impede de falar de... "política, deixem-me fazer vos  uma confissão:  ficámos tão aliviados (, a Vilma  que entretanto tinha acordado,  estava tão excitada como eu ),  que decidimos "celebrar" a nossa liberdade  (isto foi  antes de receber este vosso e-mail a fazer negaças). 

Ao meio dia, na hora do fim do trump (com letra pequena) e simultânea entrada do Presidente Biden, queria estar com uma garrafa de champanhe na mão.     

O que é que vamos fazer para o almoço?, perguntei eu.   A Vilma ficou espantada,  pois não sou de grandes escolhas e, salvo alguma ocasião especial em que meto a minha colherada,   qualquer coisa que ela faça  está  sempre certo. 

Deu-me então a escolher entre camarões e um bom Burger …  Vamos pois celebrar a entrada do Biden, simultânea   com a " ridículamente gloriosa" saída do trump (com letra pequena)....

Para começar,  para ela, "Paté de campagne" (com todos); e para mim "Ovas de salmão", mais conhecido como  "Caviar vermelho"... Depois "Camarões al ajillo"... 
Tudo acompanhadinho  com uma garrafa de champanhe que eu sabia estar no frigorífico.
   
E,  como vocês estão a comer essa famosa  arraia, grelos, batata raiz-de-cana  e não sei que mais, eu vou pensar em vocês, e desta vez sem inveja…
 
À Alice um beijinho nosso; e aos outros um abraço bem apertado...

João e Vilma, em Nova Iorque, quase na hora da libertação... e aleluias!   
___________

Nota do editor:
 
(*) Vd. poste de 25 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21808: No céu não há disto... Comes & bebes: sugestões dos 'vagomestres' da Tabanca Grande (17): Batata raiz-de-cana com 'arraia' seca (Luís Graça)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Concordo, a ocasião é para se comemorar, com um bom petisco e com um bom vinho ou um espumnanet ? Mas porquê, o "franciu" Champagne ? Se a gente, cá na santa terrinha, tem também grandes espumantes e ainda por cima com melhor relação qualidade / preço ?

Já experimantes os espumantes da Região Demarcada de Távora e Varosa ? O Murganheira, o Terras do Demo... Não chega a Nova Iorque ?... Tens que promover as coisas boas da nossa santa terrinha... E em vez de beber "champagne" bebes Terras do Demo e em vez do "Cognac" bebes a aguardente vínica DOC Lourinhã...

João e Vilma. gostamos de vos ver com essa boa disposição... e apetite. A vida é bela, apesar da Malvada Senhora Covid, e a gente por enquanto nãooquer trocar a Terra pelo Céu... Cpmo dizia o meu velhote, "mais vale andar de muletas neste mundo do que no outro em carretas"...

Para a próxima manda uma foto do petisco!... LG


Valdemar Silva disse...

Ó Luís, Murganheira e confinamento é mesmo pra chatear.
A propósito de espumante, a primeira vez que fui a Lamego (1991) fiquei espantado por depois de mandar abaixo cabrito assado no forno com batatinhas e arroz de alguidar acompanhado com tinto da Quinta da Pacheca* e um café para assentar, apareceu o chefe a arrastar uma perna (parecia o mordomo do Frankenstein) com um 'posso oferecer-vos uma taça de espumante?'.
Tá bem que não foi Murganheira, mas o Raposeira, que afinal era oferecido em quase todos os restaurantes, deu para repetir que a taça era pequena.
Pois na América é tudo à grande, o João e Vilma tiveram boas razões para festejar e até podem criar um neologismo, em vez de trafulhice passar também a dizer trumpulhice.

Abracelos e saúde da boa
Valdemar Queiroz

*não era o da marca, mas afiançaram ser da mesma Quinta

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A Raposeira foi integrada na Murganheira em 2002... Esta tem sede na belíssima e antiquíssima Ucanha...

https://murganheira.com/tradicao/