sexta-feira, 5 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21853: Álbum fotográfico de António Marreiros, ex-alf mil, CCaç 3544, "Os Roncos", Buruntuma, 1972, e CCaç 3, Bigene e Guidage, 1973/74 - Parte IV: Crianças de Buruntuma

 

Foto nº 1


Foto nº 2


 Foto nº 3

Foto nº 4


Foto nº 5


Guiné > Região de Gabu > Buruntuma > CCAÇ 3544, "Os Roncos de Buruntuma" > 1972 > População local.

Fotos (e legenda): © António Marreiros (2021). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]




1. Mensagem de camarada António Marreiros [ a viver há quase meio século no Canadá (Victoria, BC, British Columbia), ex- alferes miliciano em rendição individual na Companhia CCaç 3544, "Os Roncos", Buruntuma, 1972, e, meses depois, transferido para Bigene, CCaç 3, até Agosto 1974]:

Date:  domingo, 31/01/2021 à(s) 20:38
Subject: Álbum de fotografias: Crianças de Buruntum

 Olá, amigos,

As notícias que me chegam de Portugal são tristes e preocupantes. Aqui também não está risonho e temos de continuar vigilantes por muito mais tempo do que era previsto!

Como está de chuva e não posso ir procurar trabalho no quintal , venho enviar mais fotos, desta vez imagens de crianças em Buruntuma .

Desde 2015 que participo com o Plano Internacional  na campanha de desenvolvimento e ajuda a crianças na área do Gabu. Por razões de segurança eles nunca revelam exactamente o lugar onde a criança mora.

Recentemente fui informado que esta organização não tem tão grande reputação junto da população como eu esperava e isso deixou-me surpreendido e desapontado. Vou tentar saber mais.

Cuidem-se e até à próxima colecção!

Um abraço
A. Marreiros

_________

Nota do editor:

Último poste da série > 20 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21784: Álbum fotográfico de António Marreiros, ex-alf mil, CCaç 3544, "Os Roncos", Buruntuma, 1972, e CCaç 3, Bigene e Guidage, 1973/74 - Parte III: População de Buruntuma, 1972

7 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Belíssimas fotos, António, como te visse, tinhas (e tens) grande sensibilidade sociocultural... Afinal, não andámos só aos tiros na Guiné...Há aqui uma forte empatia com as populações locais com quem convivíamos e que, no teu caso, continuou pela vida fora.

Em relação a uma eventual deceção em relação à ONGD com quem colaboras (através do "ramo canadiano com sede em Montreal, nas campanhas de desenvolvimento e ajuda a crianças na area do Gabu"), sim, deves ter uma postura crítica... Há ONGD portuguesas, que estão a fazer a um bom trabalho com crianças guineenses, como a "Afectos com Letras", com sede em Pombal... Tens aqui no blogue referências a esta ONGD...

Se quiseres,fala um pouco mais sobre o que é essa ONGD, "Plan International", está a fazer na Guiné-Bissau,em prol das crianças, e qual é o balanço...

Um alfabravo, Luís

PS - Vai "rapando" o teu baú de memórias da Guiné...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

A ONGD de que falas é esta:

https://plan-international.org/

Nasceu,ao que parece, em 1937, em plena guerra civil espanhola.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Plan_International

Deve ter um ramo também em Portugal... Mas não conheço ninguém.


Luís Graça

PS - Já falaste com o nposso colaborador permanente, o Cherno Baldé ?

Cherno Baldé disse...

Caros amigos,

A minha opinião sobre as actividades da ONG Plan International na GBissau não é muito positiva. A sua politica de intervenção não é transparente vis-a-vis da população. Monopolizam regiões inteiras (no caso Bafata e Gabu) impedindo a ajuda de outras organizações e estão mais focados na sensibilização politica sobre direitos de crianças e muito pouco sobre a formação e a educação escolar.

Há organizações portuguesas com actuações mais visíveis e positivas como Afectos com Letras, Fundação Marquês de Valor Flôr, FEC, entre outras.

Com um abraço amigo,

Cherno Baldé

Anónimo disse...

Uma outra forma de ajudar seria através da ONG Ajuda Amiga dos veteranos Carlos Silva e Carlos Fortunato com sede na zona Norte.

Cherno AB

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Foto nº 5

O macaco que o miúdo segura parece, à primeira vista..., ser um "macaco fula": juvenil:


Erythrocebus patas (Schreber)
Local: Madina Boé; S. Domingos
Nome vulgar: Macaco fula; suaulé
Refs: Monard, 1938
Distribuição geográfica: Larga distribuição africana

https://www.triplov.com/guinea_bissau/mammalia/cercopithecidae.htm

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O macaco fidalgo, vermelho ou preto, não é... Será o macaco verde ?

"Chlorocebus sabaeus"

https://pt.wikipedia.org/wiki/Chlorocebus_sabaeus

Hélder Valério disse...

As fotos, por si só, valem realmente pelo valor documental.

Ao vê-las percebe-se que o António Marreiros teve curiosidade e tempo para "olhar à volta", para ver o modo de vida e de estar das pessoas no(s) local(ais) onde estava.
Hoje, a esta distância, ver as fotos ajuda-nos a transportar-nos para onde estivemos.
Gostei de ver.

Entretanto, as histórias à volta das ONG's confirmam muito do que "o mais velho" Rosinha tanta vez tem aqui referido. Mas claro que, como em tudo, "os uns e os outros". É preciso escolher bem e "acertar".

Hélder Sousa