segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Guiné 61/74 - P21836: (De)Caras (170): Memórias que não largam (Francisco Palma, ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCAV 2748/BCAV 2922)


1. Mensagem do nosso camarada Francisco Palma (ex-Soldado Condutor Auto Rodas da CCAV 2748 / BCAV 2922, Canquelifá, 1970/72), com data de 29 de Janeiro de 2021:

HISTORIA DE UM CONDUTOR NA GUERRA NO LESTE DA GUINÉ

À chegada, em Agosto de 1970, foi-me entregue uma GMC, sem motor de arranque, sem travão de pé, meia volta de folga no volante e com a "terceira" a saltar fora. Assim andei até Janeiro de 1972, altura em que me entregaram um Unimog 411, (burro do mato) com 600 kms.

Cerca de um mês depois após a chegada, numa patrulha, os atascansos nas picadas foram tantos que levamos 7 horas para fazer 14 kms.
Numa usei sacos de areia para servir de arrebenta minas, eu e o Neves com outra GMC, disputávamos o lugar da frente da coluna e nunca nenhum se negou.

E acabei por accionar uma mina A/C, faltavam 3 semanas para acabar a comissão. Fracturei os dois pés, estando 9 meses internado em hospitais.



MEMORIAS QUE NÃO LARGAM

Guiné > Região de Gabu > Canquelifá > CCAV 2748 (1970/72) > O Unimog 411 ("burrinho do mato"), depois da explosão da mina A/C em 16 de Abril de 1972.[1]
____________

Notas do editor:

[1] - Vd poste de 4 de novembro de 2017 > Guiné 61/74 - P17934: (De)Caras (100): Canquelifá, 16 de abril de 1972: quem diria que eu escaparia desta? !... Ninguém, nem eu nem o meu burrinho do mato... (Francisco Palma, Sold Cond Auto da CCAV 2748, Canquelifá, 1970/72)

Último poste da série de 13 de janeiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21766: (De)Caras (135): Maria Ivone Reis, major enfermeira paraquedista reformada, faz hoje 92 anos e é uma referência para outras outras mulheres e para nós, seus camaradas: excertos de um seu depoimento, publicado em 2004 na Revista Crítica de Ciências Sociais - Parte II (e última)

2 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Palma não há duvida que fomos uma geração perseguida pela guerra. Na juventude ida para uma guerra que nos foi imposta. hoje a viver a terceira idade outra guerra imposta, com um inimigo ainda mais escondido a que chama Koranaviruz é caso para dizer qum C... f... como dizem na nossa terra. Um abraço.

Valdemar Silva disse...

Francisco Palma.
Canquelifá, talvez o topónimo mais interessante da Guiné.
Também por lá andei com a minha CART.11 "Os Lacraus" e enquanto lá estivemos ( dois Pelotões) nada de embrulhanços à Tabanca.
Nessa fotografia do espaldão do Obus 14 e nesse mesmo local tenho uma fotografia tirada em Janeiro/1970 mas com um Obus 10,5.

Abracelos e saúde da boa
Valdemar Queiroz