quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22943: Tabanca dos Emiratos (9): Expo' 2020 Dubai UAE - Parte III: O Dia de Portugal, 14 de Janeiro de 2022 (Jorge Araújo)





Foto 1 - Expo’2020 Dubai  - Identificação do Pavilhão 
 de Portugal (parede frontal ao nível do solo). 


Foto 2 - Expo’2020 Dubai - “Peça artística” (“Pinguins de Magalhães”) da autoria de Bordalo II (Artur Bordalo), feito à base de plástico reciclável, colocada à frente do Pavilhão.



Foto 3 - Expo’2020 Dubai - Os repórteres lusos na Praça Central «Al Wasl»: da RTP (Inês Carranca) e da Tabanca Grande (Jorge Araújo).


Fotos (e legenda): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


“APONTAMENTOS” DA «EXPO’2020»

(DUBAI - 01OUT2021 / 31MAR2022)

Parte III  - O DIA DE PORTUGAL -

14 DE JANEIRO DE 2022 (*)




Jorge Araújo, ex-fur mil op esp / ranger, CART 3494 / BART 3873 (Xime e Mansambo, 1972/1974); nosso coeditor, a viver neste momento em Abu Dhabi, Emiratos Árabes Unidos.



1.  – PROGRAMA DE ACTIVIDADES (13 E 14 DE JANEIRO’2022)

◙ ▬ DIA 13 DE JANEIRO DE 2022 (5.ª FEIRA)

● Na véspera do “Dia de Portugal” na Expo’2020 (Dubai - UAE), 13 de Janeiro, foram agendados três eventos para o interior do Pavilhão Nacional. O primeiro, designado por «Portugal Business Briefing», tratou-se de um seminário empresarial organizado pela AICEP Portugal Global - Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, com o objectivo de apresentar o nosso País nas áreas de comércio e de investimento.

No segundo, também em parceria com a AICEP, foram comemorados os 116 anos da fundação da Livraria Lello, com sede na Rua das Camélias, no Porto, também conhecida como “A Livraria Mais Bonita do Mundo”. O propósito desta celebração do seu aniversário na Expo’2020, no Dubai, coincidiu com a publicação das primeiras traduções para árabe de “Os Lusíadas”, de Luís de Camões, e de “Mensagem”, escrito por Fernando Pessoa (1888-1935). Para além do tradicional “bolo de aniversário”, foram ofertados 116 livros aos primeiros visitantes do dia.

A razão de ser desta iniciativa foi explicada por Aurora Pedro Pinto, a administradora da Livraria Lello, afirmando que “como exportadores e promotores da Literatura e da Cultura portuguesas, é com grande satisfação que contribuímos para que duas obras que retratam de forma tão especial o país e o seu povo cheguem ao mundo árabe”, num tempo em que a língua árabe tem cerca de 274 milhões de falantes.

Por último, a organização do terceiro evento foi da responsabilidade dos CTT - Correios de Portugal, S.A., que se traduziu no lançamento de um “postal comemorativo” relativo à participação portuguesa na Expo’2020, edição que abaixo se reproduz (frente e verso).


Foto 4 - Expo’2020 Dubai  – Reprodução do postal comemorativo editado pelos CTT.

 

◙ ▬ DIA 14 DE JANEIRO DE 2022 (6.ª FEIRA)

► A primeira Cerimónia Oficial do “DIA DE PORTUGAL” na EXPO’2020 (Dubai), decorreu na «Praça Al Wasl», com a chegada das delegações dos dois países – os Emirados Árabes Unidos (país anfitrião) e Portugal.

● Pelas 10:30 horas, procedeu-se ao hastear da Bandeira Nacional no mastro existente entre a dos UAE e a da Expo ao som d’ “A Portuguesa” (o nosso hino), seguindo-se os discursos oficiais a cargo dos principais representantes (vidé foto abaixo).

Concluída esta Cerimónia protocolar, as comitivas realizaram visitas aos pavilhões de ambos os países.     


Foto 5 - Expo’2020 Dubai – A Bandeira Nacional hasteada na Praça Central «Al Wasl».


► Espectáculo Musical com a presença da cantora Teresa Salgueiro

Pelas 15:00 horas, de novo na Praça Central «Al Wasl», um número significativo de visitantes da Expo’2020, de entre os quais se encontravam cerca de quatro centenas de portugueses, foram presenteados com um espectáculo musical de grande nível, onde actuaram a fadista Teresa Salgueiro, acompanhada por António Chainho, o nosso magno da guitarra portuguesa, com 84 anos, e por Marta Pereira da Costa, a primeira e única mulher guitarrista profissional de fado a nível mundial.

Foi, de facto, muito bom... e um grande orgulho para a diáspora lusa que teve o privilégio de a ele assistir.


Foto 6 - Expo’2020 Dubai – Actuação da fadista Teresa Salgueiro na Praça Central «Al Wasl», perante uma vasta plateia de convidados, com a repórter da RTP (Inês Carranca) em momento de gravação e transmissão para a redacção da RTP.


Pelas 17:00 horas, teve lugar a cerimónia de acolhimento da comunidade portuguesa, junto ao Pavilhão de Portugal, com o hastear da Bandeira ao som do hino Nacional, onde aconteceram diversas intervenções por parte dos responsáveis da Missão, seguido do visionamento da mensagem do Presidente da República, Professor Marcelo Rebelo de Sousa, que não pôde comparecer aos “actos oficiais” devido à situação pandémica do momento.






Fotos 7 e 8 - Expo’2020 Dubai – Cerimónia protocolar diante do Pavilhão de Portugal.


2 – MENSAGEM DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA

         ▬ Professor Marcelo Rebelo de Sousa



Foto 9 - Expo’2020 Dubai – A mensagem “virtual”, enviada pelo Presidente da República, para assinalar o “DIA DE PORTUGAL” na Expo’2020.


Eis algumas passagens da sua intervenção, gravada a partir do Palácio de Belém, em Lisboa, e que foi divulgada no sítio oficial da Presidência da República.

(…) Considera que “a “Expo’2020 Dubai” é a primeira exposição universal realizada no Médio Oriente, o que reflecte o crescente dinamismo dessa região, bem como o seu empenho em cada vez mais se assumir como plataforma de intercâmbio e de diálogo político, económico, científico, tecnológico e cultural, que não são mais do que os princípios e valores das exposições mundiais desde a sua origem”.

São estes também os princípios e valores que inspiram a participação de Portugal nesta “Expo’2020 Dubai”, sob o mote «Portugal, um mundo num país» ”.

Deste modo, “marca o regresso do nosso país às grandes exposições mundiais. Quero, por isso, sublinhar como foi significativa esta presença nacional num acontecimento mundial, que foi um verdadeiro encontro entre culturas, países, formas de ver a vida, e que nos permite promover e projectar Portugal, a nossa história, a nossa cultura, a nossa economia, as nossas empresas, a nossa gastronomia, a nossa geografia e o nosso povo”. (…)

Termina a sua mensagem com três “vivas”: “viva o Dubai, vivam os Emirados Árabes Unidos, viva o nosso Portugal”… seguido por uma salva de palmas por parte dos presentes na cerimónia.

De seguida, a Organização procedeu à oferta de algumas lembranças, nomeadamente “Galos de Barcelos” em louça (miniaturas) com as cores da Bandeira: vermelhos, verdes e amarelos, e um íman de lapela com a designação “Portugal”.



Momentos depois, em dois balcões distintos [fotos 10 e 11], foram oferecidos aos visitantes, nacionais e estrangeiros, centenas de “pastéis de nata” e uma garrafa de água, e, ainda, pastéis de “carne”, “bacalhau” e “peixe” (uma unidade de cada), tipo “almôndega”, servidos numa pequena embalagem de papel de alumínio, confeccionados no Restaurante do Pavilhão «Al-Lusitano», dirigido pelo Chef Chakall.



Foto 10 - Expo’2020 Dubai - Filas para recepcionar os “doces” da gastronomia portuguesa. No balcão da esquerda, os “pastéis de nata” e a água, no da direita, “os bolinhos” de carne, bacalhau e peixe… Tudo foi acontecendo de forma ordeira, aliás, como se pode comprovar pelas imagens.



Foto 11 - Expo’2020 Dubai - idem do referido na foto anterior.


Pelas 18:00 horas, como constava no programa, deu-se início ao «AL QANTARA SHOW», designação dada ao espectáculo de música e multimédia concebido exclusivamente para esse momento, considerado como o “ponto alto” de encerramento do “DIA DE PORTUGAL” na «Expo’2020.

O espectáculo teve lugar num dos palcos principais do recinto – o JUBILEE STAGE – onde actuaram o “Grupo de Percussão Retimbrar”, de Espinho, seguindo-se a actuação da cantora Teresa Salgueiro, acompanhada pelos guitarristas António Chaínho e Marta Pereira da Costa, e o Músico Fred Ferreira.

Foram noventa minutos de muitas emoções, com a diáspora lusa, a oito mil quilómetros de distância, a sentir-se em “casa” e onde os estrangeiros, no final, não regatearam os seus aplausos aos artistas lusos.



Foto 12 - Expo’2020 Dubai - O palco «Jubilee Stage» onde decorreu o espectáculo de encerramento do “Dia de Portugal” na Expo’2020. 



Foto 13 - Expo’2020 Dubai - Actuação da fadista Teresa Salgueiro durante o espectáculo, em português, na Expo’2020.



Postal (montagem) dos três músicos portugueses que acompanharam a fadista Teresa Salgueiro no espectáculo de encerramento do “Dia de Portugal”, na Expo’2020.



Foto 14 - Expo’2020 Dubai  – Panorâmica do palco «Jubilee Stage» e da plateia que assistiu ao espectáculo de encerramento do “Dia de Portugal”, na Expo’2020, e onde se falou e ouviu a língua de Camões.

Fotos (e legendas): © Jorge Araújo (2022). Todos os direitos reservados [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


Foi uma “reportagem curta”. Mas, mesmo assim, espero que tenha sido do vosso agrado… pois o espaço não é ilimitado. (**)

(Continua)

 

Votos de um óptimo ANO de 2022, com muita saúde.

Com um forte abraço de amizade.

Jorge Araújo.

23Jan2022

________

Notas do editor:


(*) Último poste da série > 14 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22904: Tabanca dos Emiratos (8): O nosso blogue em números: os seguidores nas "Arábias" (Jorge Araújo)

(**) Vd. postes de:


1 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22864: Tabanca dos Emiratos (6): Expo' 2020 Dubai UAE - Parte II (A): A Presença dos Países da CPLP: Guiné-Bissau, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe... (Jorge Araújo)

2 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22869: Tabanca dos Emiratos (7): Expo' 2020 Dubai UAE - Parte II (B): A Presença dos Países da CPLP: Angola, Moçambique e Timor-Leste (Jorge Araújo)

10 comentários:

José Botelho Colaço disse...

Muito obrigado amigo Jorge Araujo por toda informação retribuo os votos de bom 2022.

Tabanca Grande Luís Graça disse...


Jorge, profissionalíssima a tua reportagem. Quem não foi lá, não perde tudo, se ler o nosso blogue...

Honras-nos a todos e confirmas que o Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande.

Merece destaque o teu apontamento: "António Chainho, o nosso magno da guitarra portuguesa, com 84 anos, e por Marta Pereira da Costa, a primeira e única mulher guitarrista profissional de fado a nível mundial. Foi, de facto, muito bom... e um grande orgulho para a diáspora lusa que teve o privilégio de a ele assistir."...

Vi-os na televisão,na altura, antes da partida para o Dubai... Tocam divinamente!...

E quanto ao chef Chakall, é uma argentino que está cada vez mais português, tem casa aqui na Lourinhã e um restaurante bar na Areia Branca,passe a publicidade:

https://www.facebook.com/ArealBeachBistrotbyChakall/...

É um sítio que eu recomendo: pela localização, na Praia do Areal, entre a Praia da Areia Branca e a Praia d Peralta (, a Lourinhã tem magníficas praias!). Pelas dunas, o surf, o pôr do sol, a(s) esplanada(s), as mesinhas em cima da areia, a gastronomia, a imaginação à solta, a diversidade da clientela (, os estrangeiros adoram...).

Vou lá com frequência ver o "pôr do sol"... e beber um copo.

Valdemar Silva disse...

Jorge Araújo, é caso para dizer 'foi bonito pá'
Coisas das arábias, coitada da Inês Carranca mesmo abraçada ao homem tinha de ter a cara tapada.
Aquela do "Al Lusitano" com um logo tigre/leão, não parece nada a propósito do país dos toiros, e garrafas de água que bem podia ser disfarce dum verdinho branco especial.
Curiosidade: qual seria o "prato forte" da Pavilhão da Irlanda?
É interessante verificar no Palco a inscrição AL QANTARA - PORTUGAL, que julgo querer dizer 'Portugal o país das pontes com outros povos', será?
Assim até dá gosto viver
Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Valdemar, a ideia é mesmo essa, e gosto dela... Leio na página oficial da Expo 2020 Dubai UAE o seguinte, relativamente à programação do "Dia de Portugal"

https://virtualexpodubai.com/listen-watch/events/portugal-al-qantara

PORTUGAL

Al Qantara, The Bridge
Music and multimedia show Al Qantara, meaning “The Bridge” in Arabic, aims not only to celebrate Portugal's National Day at Expo 2020 Dubai, but also to surprise visitors, test their curiosity, offer them new memories and share Portuguese cultural influences.

The show features the percussion group Retimbar; singer Teresa Salgueiro; Portuguese guitar players António Chainho and Marta Pereira da Costa; and musician Fred.

O que traduzido em português, quer dizer mais ou menos isti

Al Qantara, A Ponte

O espectáculo de música e multimédia Al Qantara, que significa “A Ponte” em árabe, pretende não só celebrar o Dia Nacional de Portugal na Expo 2020 Dubai, mas também surpreender os visitantes, testar a sua curiosidade, oferecer-lhes novas memórias e partilhar influências culturais portuguesas.

No espetáculo atuam o grupo de percussão Retimbar, a cantora Teresa Salgueiro, os intérpretes de guitarra portuguesa António Chainho e Marta Pereira da Costa; e o músico Fred.

Anónimo disse...

Pela explicação detalhada do Dia de Portugal penso que foi um êxito a participação do nosso país nessa exposição mundial. Parabéns aos organizadores e aos participantes que contribuiram
para a divulgação do que melhor temos para oferecer.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ver aqui o sítio oficial da Marta Pereira da Costa, que toca divinalmente a guitarra portuguesa, e que poucos portugueses ainda conhecem...

https://www.martapereiradacosta.com/

Marta Pereira da Costa é atualmente a primeira e única mulher a tocar profissionalmente Guitarra Portuguesa no Fado, a nível mundial. Em 2014 foi distinguida, pela Fundação Amália Rodrigues, com o “Prémio Instrumentista”.

Historicamente, a Guitarra Portuguesa sempre esteve associada ao homem como músico, e cingida maioritariamente ao Fado como linguagem. Marta Pereira da Costa vem romper com essa tradição e apresentar uma nova Guitarra Portuguesa como “voz” do seu projeto.

Marta apresenta-se em diversas formações desde QUINTETO, composto por Guitarra Portuguesa, Guitarra Clássica, Contrabaixo, Piano (e/ou acordeão) e Percursão; ou em formações mais reduzidas como TRIO (composto por Guitarra Portuguesa, Guitarra Clássica e Contrabaixo); DUO (composto por Piano e Guitarra Portuguesa), ou até mesmo a SOLO.

O público será levado numa viagem pelas sonoridades mais tradicionais como o fado e a música tradicional portuguesa, e que por vezes segue outros caminhos como o chorinho brasileiro, morna cabo-verdiana ou mesmo a world music. Diferentes sonoridades e ambientes, numa interpretação pautada pela sensibilidade e delicadeza, mas também intensa e dinâmica, e sempre com um sabor e uma identidade muito portuguesa.

Jorge Araujo disse...


Valdemar, a questão que colocas sobre o conceito de «AL QANTARA» (Portugal), creio que ficou esclarecida com o comentário, sempre oportuno, do camarada Luís Graça.

Quanto à gastronomia do "Pavilhão da Irlanda", lamento informar-te mas este país não se fez representar nesta Exposição, no Dubai... temos pena!
Das restantes quatro nações, incluídas na designada "Região dos Países Nórdicos" (Altântico Norte) - Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia (por ordem alfabética) -, todas elas com pavilhões próprios, logo que a "picada" o permita, farei chegar mais alguns "apontamentos de reportagem", para satisfazer a tua curiosidade e a dos restantes tertulianos... espero que estejas de acordo!

Entretanto, a próxima "reportagem" será, ainda, sobre o Pavilhão de Portugal, com destaque para a organização dos espaços interiores e dos seus conteúdos.

Fica bem, com saúde.

Um abraço,
Jorge Araújo.

Valdemar Silva disse...

Jorge Araújo, obrigado, mas a saúde não está nada bem.
A Irlanda não se fez representar?
Então do que se trata a Irish Village que vemos no mapa da segunda fotografia?
Provavelmente, será uma zona franca especial para pecadores do bioxene.
Depois daqueles tempos passados no Xime, arranjas-te um excelente local para a merecida reforma.

Abraço e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Jorge Araujo disse...


Valdemar, as minhas desculpas pelas falsas informações que te dei.

De facto, tens razão. Trata-se de um espaço pertencente à "Irlanda" e não "Islândia" como inicialmente li (mal) no teu comentário, talvez devido à reduzida luz da sala ou por efeito do "Zé Pestana" (ou talvez as duas). Deste modo está justificada a minha referência aos "países nórdicos", do qual faz parte a dita "Islândia"... espero que me desculpes.

Ultrapassado este "conflito", sempre te digo o seguinte:

Já me desloquei à Exposição por cinco ocasiões e, apenas, visitei cento e cinco pavilhões, o que significa que preciso de outras tantas deslocações para ver os restantes, sendo um deles o da "Irlanda".

Perante a grandiosidade do espaço e do número de pavilhões a visitar, todos eles com temas e "coisas" interessantes para ver e ler, não podemos/devemos fazê-lo a correr.

Ainda em relação à "Irlanda", este país terá o seu "Dia Nacional" em 17 de Março p.f.

Obrigado pela tua atenção.

Um abraço,
Jorge Araújo.

Valdemar Silva disse...

OK, Jorge Araújo.
Bom, e na visita ao Pavilhão da Irlanda talvez pela porta do cavalo seja possível atirar abaixo um bioxene "Monks" ou outro do nosso tempo.
'Arranje lá disso, para me recordar dos tempos da guerra na Guiné', poderias muito bem dar essa razão para romper a lei religiosa dos muçulmanos. Em tempos, o Umarú Baldé, já falecido,
bebeu comigo uns copos de vinho tinto e disse-me: não tem mal Qaroz por ser a festejar nosso encontro.

Abraço e saúde
Valdemar Queiroz