sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Guiné 61/74 - P22945: As tuas melhoras, camarada !... (1): Padre Mário de Oliveira (ex-alf mil capelão, CCS/BCAÇ 1912, Mansoa, 1967/68), hospitalizado, em Penafiel, com múltiplos traumatismos, mas consciente, depois de grave acidente automóvel

1. O nosso camarada Mário de Oliveira, de 84 anos, ex-alf mil capelão, CCS/BCAÇ 1912 (Mansoa, 1967/68), está hospitalizado, no Centro Hospital do Tâmega e Sousa, em Penafiel, com traumatismo múltiplos, mas consciente, na sequência de grave acidente automóvel, ocorrido anteontem à tarde, em Macieira da Lixa, Felgueiras. (Para mais detalhes, ver aqui notícia de ontem, no semanário Visão).

 Foi assistido, nos cuidados intensivos, por uma querida sobrinha, enfermeira, que falou com ele, embora ele não lhe pudesse responder por estar entubado. Ele foi pároco da sua freguesia, Paredes de Viadores, depois de ele vir da Guiné (, de mal com Deus e com César...).

Desejamos ardentemente as suas rápidas melhoras, eu e a Alice  (de que ele é um velho amigo, foi ao nosso casamento, civil, em Candoz). 

Um abraço fraterno, Luís Graça.

PS - Se acharem bem, mandem-lhe uma mensagem, para ele ler, quando sair do hospital e voltar a casa,  ele vai gostar e não se importa que eu aqui divulgue o seu endereço de email, que de resto é público: padremario@sapo.pt 


2. O Mário de Oliveira tem 15 referências no nosso blogue. Ele é  um dos nossos capelães (,  que integram a nossa Tabanca Grande, juntamente com:

  • Arsénio Puim (açoriano, da Ilha de Santa Maria, ex-alf mil capelão, CCS / BART 2917, Bambadinca, 1970/72);
  • Augusto Batista (ex-alf mil capelão, CCS/BCAÇ 2861, Bula e Bissorã. 1969/70);
  • Horácio Fernandes (ex-padre franciscano, ex-alf mil capelão, CCS/BART 1913, Catió, 1967/69);
  • Libório Tavares (1933-2020) (, natural de São Miguel, Açores, ex-alf mil, CCS/ BCAÇ 2835, Nova Lamego, 1968/69).

6 comentários:

Valdemar Silva disse...

Mário Oliveira padre de Macieira de Lixa que arranjou problemas com a igreja e com a pide quando duvidou que a nossa senhora teria pedido aos pastorinhos para fazerem jejum de penitência e dar a merenda às cabras e muito mais.....

As melhoras
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...


Há alguns anos, poucos, fomos almoçar, alguns "Bandalhos" à terra dele. Gostei muito de o conhecer e de o ouvir falar da sua interpretação bíblica do Novo Testamento. Serviu-nos uma sobremesa cheia de eloquência e de espírito. Do fundo da minha alma, camarada e amigo Mário de Oliveira, desejo-te uma boa e rápida recuperação, pois eu quero voltar a sentar-me contigo à mesma mesa, na tua companhia a comida tem mais paladar e o vinho mais espírito. Tu és um Ser espiritual e místico que nos transportas para outra dimensão. Obrigado.
Um grande abraço

Francisco Baptista

Hélder Valério disse...

Pois que possa recuperar, apesar de a sua já avançada idade jogue a desfavor.
A notícia, realmente, não adianta as causas mas agora o que importa é a recuperação.
Aguardemos esperançadamente por boas notícias.

Hélder Sousa

Anónimo disse...

Que reapareças de novo, na tua vida plena de virtude, fora do hospital, disponível para a tua permanente batalha em prol das boas causas. Um abraço.
Carvalho de Mampatá

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Mário já saiu ontem dos cuidados intensivos, o que é uma boa notícia. Agora vamos lá recuperar!... Abraço, Luís e Alice.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

De novo temos más notícias: o Mário teve de voltar aos cuidados intensivos, devido ao agravamento das complicações surgidas na sequência do acidente sofrido: problemas renais e respiratórios... O seu prognóstico é reservado. LG