Foto (e legenda): © Vasco Pires (2014). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]
1. Mensagem de Carlos Arnaut (ex-alf mil, 16º Pel Art, Binar, Cabuca, Dara, 1970/72, tem dez referências no nosso blogue; entrou para a Tabanca Grande em 12/9/2020):
Data - 23 jan 2022 12:32
Assunto - Vasco Pires
Bom dia, caro Luís.
Só hoje, ao ler o nosso blogue, tive conhecimento da funesta notícia do desaparecimento do meu camarada e amigo Vasco Pires, galante comandante do pelotão de obuses de Gadamael (*).
Como só me juntei à Tabanca Grande em 2020, embora já seguisse o blogue há tempos, não soube do seu falecimento quando vós atempadamente o noticiaram.(**)
A inevitável contagem decrescente da nossa geração levou prematuramente este meu camarada e amigo, do meu curso de Vendas Novas, mas com quem não me cheguei a cruzar no TO da Guiné, nem em Bissau calhou encontrarmo-nos, já que quer um quer outro só por ali passámos de raspão.
Foi com imenso prazer que, anos mais tarde, estava eu envolvido na montagem com dois amigos de uma unidade de preparação e engarrafamento de aguardente, que o fornecedor dos nossos depósitos em aço inox fosse a empresa do Vasco Pires.
Grandes abraços e vários almoços intermináveis, em Peniche e em Anadia, selaram contratos e levaram-nos de regresso aos tempos de cadetes e suas patifarias, lembrando figuras do curso, tentando adivinhar por onde andariam.
Soube, tempos mais tarde, por um dos seus comerciais que ele tinha saído do País, perdendo-lhe então o rasto já que eu próprio também deambulei para outras latitudes.
As memórias perduram, um grande abraço Vasco, lá onde estiveres. (***)
Carlos Arnaut
_________
Notas do editor:
(*) Vd. poste de 21 de janeiro de 2022 > Guiné 61/74 - P22928: Companhias e outras subunidades sem representantes na Tabanca Grande (1): CART 6252/72 (Bissássema, Tite, Gadamael, Bafatá, 1972/74)
(**) Vd. poste de 31 de outubro de 2016 > Guiné 63/74 - P16663: In Memoriam (268): Vasco Pires, ex-alf mil art, cmdt do 23º Pel Art (Gadamael, 1970/72), acaba de morrer, em Porto Seguro, Brasil (Pedro Araújo, seu afilhado)
2 comentários:
Ainda bem que os blogues e as várias tabancas criadas devido á carolice de alguns e espalhadas por vário locais ajudam em parte a quebrar um pouco o nosso isolamento. Um abraço.
Pedro Araújo (by email)
30 jan 2022 12:56
Agradecido Luís.
É sempre bom recordar o bom Vasco.
Abraço.
Tudo de bom.
Enviar um comentário