domingo, 6 de junho de 2010

Guiné 63/74 - P6543: Ser solidário (76): O projecto de sementes e água potável para a Guiné-Bissau já arrancou na tabanca de Amindará (José Teixeira)

Sementes e Água Potável para a Guiné - Bissau

Campanha para abrir dez poços de água e construir 10 fontanários em tabancas no interior da Guiné - Bissau*


O nosso projecto de SEMENTES E ÁGUA POTÁVEL PARA A GUINÉ-BISSAU já arrancou na Tabanca de AMINDARÁ em plena Mata do Cantanhez, a terrível mata que nos tempos da Guerra Colonial, foi o centro de muitas lutas, muita dor, muitas lágrimas e muito sangue derramado em ambas as frentes de combate.

Do Pepito da nossa parceira AD - Acção para o Desenvolvimento da Guiné-Bissau acabamos de receber o e-mail que segue:

Caro Amigo Zé Teixeira
Noticias da nossa iniciativa conjunta na tabanca de Amindara (instalação de um poço), que já pôs a população em alvoroço e numa alegria indescritível:

1. Despesas já efectuadas (ver facturas em anexo):
» bomba solar (já comprada): 600 euros
» painel solar e cabos: 623,29 euros (408.850 CFA)

2. Fotos: seguem algumas em anexo da tabanca de Amindara
1: rua principal; 2- casa do chefe da tabanca; 3-aspecto da tabanca; 4-mulher responsável pela futura associação de horticultoras; 5-6- crianças que passarão a beber e a lavar-se com água de excelente qualidade; 7-provável local onde se irá construir o poço.

3. Acções em curso:
» reunião com a população local para a gestão do poço: ficou decidido que a água serviria para a alimentação, higiene e rega dos campos de legumes das mulheres durante a época seca.
» identificado o poceiro que irá começar a construir o poço na segunda quinzena deste mês de Junho.
» prevê-se que o poço dure 15 dias a ser construído com anilhas de cimento para ser durável.

abraço
pepito

Pelo seu teor podemos adivinhar, quanto acertada foi a nossa opção – Da Tabanca Pequena – Grupo de Amigos da Guiné – Bissau ONG ao fazer esta parceria com o Pepito da AD, profundamente conhecedor da realidade da Guiné-Bissau e com uma visão bem dimensionada das necessidades do seu povo. Apostado no crescimento deste através da mobilização local das forças vivas, o Pepito é o garante de que o nosso dinheiro vai ser bem aplicado em prol do bem-estar social das populações onde vamos intervir.

De realçar a forma como a AD dinamiza as populações para assumirem a gestão do projecto. Reúne e organiza a população para que esta se torne senhora dos seu destino, co-responsabilizando as pessoas e dando-lhe tarefas.

Note-se que esta forma de intervenção está profundamente dependente da boa vontade dos ex-combatentes da Guiné, familiares amigos e leitores dos blogues que se associaram em comparticipar com uma pequena oferta em dinheiro.

Ouso, continuar a pedir que cada um comparticipe apenas com 20.00 €.
Ainda não conseguimos o total dinheiro para pagar a construção deste fontanário. Separam-nos algumas centenas de Euros e... ainda falta o dinheiro para comprar as SEMENTES.
Estou confiante que rapidamente vamos atingir esta meta e iniciar a seguinte; um fontanário para a Tabanca que se segue.

A melhor forma de agradecermos ao Pepito todo o seu empenhamento pela causa do bem-estar do povo da Guiné, é contribuir com mais e mais.

Eu sei que é cómodo e fácil, enviar para lá, roupas. As roupas de que já nos cansamos. Até nos fazem o favor de esvaziar os armários.
Que simpáticas são as pessoas/ONGs que nos batem à porta!

Os armazéns das diversas ONGs no terreno enchem-se rapidamente, nem que seja roupa de inverno, que na Guiné não tem qualquer utilidade.
Roupa, muita dela em bom estado, senão nova.
Mas, quantas vezes, velha e coçada, que temos vergonha de deitar no caixote do lixo. (ainda há dias enchi um grande saco) Roupa com cheiro a mofo e… a suor do corpo que a usou.

Também sei quanto importante é para os guineenses, como para os sem abrigo das nossas cidades, a roupa que lhe levamos, mas muito mais importante é criar condições para que eles, os guineenses, possam desenvolver as actividades que vão proporcionar, saúde, bem-estar social e cultura.

Crianças que passarão a beber e a lavar-se com água de excelente qualidade

Como sabem também apostamos na saúde, nomeadamente das crianças da clínica de Bor.

Admiro e enalteço a acção das ONGs que apostaram nesta área, com medicamentos, apetrechamentos de hospitais e clínicas privadas dirigidas por missionárias, ambulâncias, etc. Outras, ou em simultâneo, apostaram na cultura, nos livros, nos jardins-de-infância e escolas.
Tudo isto é muito útil e fundamental, mas a falta de água é terrível. Não esqueçamos que a diarreia e febres intestinais continuam a ser a segunda causa de morte na Guiné-Bissau, na sua maioria crianças com menos de cinco anos.
Vamos acabar de consolidar este projecto e partir para o seguinte.

Zé Teixeira**
__________

Notas de CV:

(*) Vd. poste de 8 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6342: Ser solidário (69): Sementes e água potável para o Cantanhez - Faltam-nos 500€ para o primeiro poço, em Amindará (José Teixeira

(**)Vd. poste de 20 de Maio de 2010 > Guiné 63/74 - P6439: Ser solidário (70): Novas formas de colonialismo (José Teixeira)

Vd. último poste da série de 3 de Junho de 2010 > Guiné 63/74 - P6524: Ser solidário (75): Hoje somos acolhidos por ambas as partes, graças a Deus (Braima Djaura)

Vd. poste da Tabanca de Matosinhos de 3 de Junho de 2010 > P441 - Sementes e Água Potável para a Guiné - Bissau

3 comentários:

Hélder Valério disse...

Caros amigos

Estas notícias que nos são trazidas pelo Zé Teixeira são, sem dúvida, boas notícias e dão-nos a esperança que a solidariedade não é uma palavra vã.
O que o José Teixeira expõe como sendo pontos a aplicar os nossos esforços, também me parecem correctos.
Agora falta concretizar....
E não deixarmos enredar (nas nossas vontades, nos nossos impulsos de solidariedade) pelas vozes que por vezes surgem a dizer 'mas vão ajudar aqueles que não nos quiseram lá? não é melhor ajudar aqui à nossa volta?', tantas vezes com o efeito prático de cortar a vontade e depois 'nem lá nem cá'.
Vamos ajudar, sim!
Abraço
Hélder S.

Anónimo disse...

Olá Zé Teixeira, amigo,camarada e irmão maioral, com bom esforço, boa vontade e de grão em grão vais encher o saco.
Assim, logo que possível efectuarei mais uma mesada, que terá muita utilidade para o bom povo da Guiné.
Pepito é amigo e mostra-se como um bom Gestor.

Um grande abraço até Empada
Arménio Estorninho

Anónimo disse...

Força Camarada!!!
Parece uma mensagem política, mas não é. O meu sentimento está acima de qualquer politiquice. Ser solidário é mesmo do coração. Não precisamos mais para ser feliz. Grande José Teixeira, Pepito e outros camaradas. Estou convosco.
Um grande abraço,
J. Bastos