domingo, 12 de outubro de 2014

Guiné 63/74 - P13724: Fotos à procura de... uma legenda (39): Cátia Félix e a sua amiga Cidália Ferreira, viúva do António Ferreira, 1º cabo trms, CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74), morto em 17 de Abril de 1972 na emboscada do Quirafo




Maia > Águas Santas > Cemitério > Talhão dos combatentes falecidos na guerra colonial > Campa do nosso camarada António Ferreira, 1º Cabo Trms, CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74), morto em 17 de Abril de 1972 na emboscada do Quirafo.



Maia > Águas Santas > Cemitério > Talhão dos combatentes falecidos na guerra colonial >  Ao centro, a Cidália Ferreira e, à sua direita, o António Batista, também natural da Maia (e que já teve, até 1974,  jazigo com o seu nome e data de falecimento). No lado direito, de perfil, a filha do António Ferreira que ele nunca chegou a conhecer.


Fotos:  Maria Luís Santiago / Paulo Santiago (2009). Todos os direitos reservados


1. Recorde-se que a Cátia é amiga da Cidália, viúva do nosso malogrado camarada António Ferreira, camarada do António Baptista (o "morto-vivo"). O Ferreira foi um dos 11 mortos (militares) da emboscada do Quirafo, em 17/4/1972,  e o Baptista o único sobrevivente, aprisionado pelo PAIGC e levado para Conacri. (Só regressou, a casa, na Maia, em setembro de 1974).

A Cidália é mãe da filha que que o António nunca chegou a conhecer. A Cátia ajudou a Cidália a fazer o luto... 40 anos depois! Uma história extraordinária de solidariedade humana e de amizade que, na altura,  nos comoveu a todos!

Na primeira foto de cima, em primeiro plano, a Cátia, e atrás a Cidália e alguns camaradas nossos: o Álvaro Bastos, o Zé Teixeira, o António Pimentel, o António Baptista - o "morto-vivo do Quirafo"-, o Paulo Santiago e outros (o António Barbosa, o Santos Oliveira).

Esta(s) foto(s) da Maria Luís, filha do Paulo, merece(m) uma melhor legenda. E a Cátia, que hoje faz anos e é farmacêutica, merece um miminho especial da Tabanca Grande.  (LG).

______________

Nota do editor:

Último poste da série > 12 de outubro de 2014 > Guiné 63/734 - P13722: Fotos à procura de... uma legenda (38): Estrada Nova Lamego-Bafatá, maio de 1970: Fomos à água... Água das Pedras ou da Bolanha ? (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)

4 comentários:

paulo santiago disse...

Há um erro,o Batista não foi trocado pelo António Ferreira,foi pelo António Azevedo.Este é que foi dado como desaparecido.A dúvida da Cidália era ter a certeza...ser o António Ferreira quem vinha dentro da urna que recebeu.

Álvaro Vasconcelos Ex 1º.cabo trsm do stm disse...

Boa tarde.
Parabéns à Cátia pelo seu quadragésimo aniversário.
Um sentido abraço aos que sofreram, mantendo presente, tantos anos depois, a memória dos que pagaram com a vida e/ou com a privação da liberdade, ainda com sacrifício da sua mocidade uma geração hoje tão mal compreendida!
Até breve aos Camaradas que desapareceram no teatro das operações e no decurso dos anos que entretanto fomos vivendo, pois a nossa geração está prestes a reunir-se (no pleno) e a fazer "ronco" lá do outro lado!

Anónimo disse...


Olá Cátia!
Em dia de parabéns, cá vão os meus votos muito sinceros das maiores felicidades.
Mário Migueis

Zé Teixeira disse...

Na segunda fotografia está o Suleimane filho do Sambel que era o Régulo de Contabane em 1968, quando esta tabanca junto a Quebo foi atacada e queimada. O Suleimane foi soldado da milicia em Mampatá, meu companheiro na defesa desta Tabanca. Posteriormente integrou um Pelotão de Nativos que foi comandado pelo Paulo Santiago no Saltinho e viveu de perto o acidente de Quirafo. atualmente é o Régulo de Contabane que abrange tabancas na Guiné-Conakry e vive na tabanca de Sinchã Sambel no Saltinho.
Zé Teixeira