Maia > Águas Santas > Cemitério > Talhão dos combatentes falecidos na guerra colonial > Campa do nosso camarada António Ferreira, 1º Cabo Trms, CCAÇ 3490 (Saltinho, 1972/74), morto em 17 de Abril de 1972 na emboscada do Quirafo.
Maia > Águas Santas > Cemitério > Talhão dos combatentes falecidos na guerra colonial > Ao centro, a Cidália Ferreira e, à sua direita, o António Batista, também natural da Maia (e que já teve, até 1974, jazigo com o seu nome e data de falecimento). No lado direito, de perfil, a filha do António Ferreira que ele nunca chegou a conhecer.
Fotos: Maria Luís Santiago / Paulo Santiago (2009). Todos os direitos reservados
1. Recorde-se que a Cátia é amiga da Cidália, viúva do nosso malogrado camarada António Ferreira, camarada do António Baptista (o "morto-vivo"). O Ferreira foi um dos 11 mortos (militares) da emboscada do Quirafo, em 17/4/1972, e o Baptista o único sobrevivente, aprisionado pelo PAIGC e levado para Conacri. (Só regressou, a casa, na Maia, em setembro de 1974).
A Cidália é mãe da filha que que o António nunca chegou a conhecer. A Cátia ajudou a Cidália a fazer o luto... 40 anos depois! Uma história extraordinária de solidariedade humana e de amizade que, na altura, nos comoveu a todos!
Na primeira foto de cima, em primeiro plano, a Cátia, e atrás a Cidália e alguns camaradas nossos: o Álvaro Bastos, o Zé Teixeira, o António Pimentel, o António Baptista - o "morto-vivo do Quirafo"-, o Paulo Santiago e outros (o António Barbosa, o Santos Oliveira).
Esta(s) foto(s) da Maria Luís, filha do Paulo, merece(m) uma melhor legenda. E a Cátia, que hoje faz anos e é farmacêutica, merece um miminho especial da Tabanca Grande. (LG).
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 12 de outubro de 2014 > Guiné 63/734 - P13722: Fotos à procura de... uma legenda (38): Estrada Nova Lamego-Bafatá, maio de 1970: Fomos à água... Água das Pedras ou da Bolanha ? (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)
______________
Nota do editor:
Último poste da série > 12 de outubro de 2014 > Guiné 63/734 - P13722: Fotos à procura de... uma legenda (38): Estrada Nova Lamego-Bafatá, maio de 1970: Fomos à água... Água das Pedras ou da Bolanha ? (Valdemar Queiroz, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)
4 comentários:
Há um erro,o Batista não foi trocado pelo António Ferreira,foi pelo António Azevedo.Este é que foi dado como desaparecido.A dúvida da Cidália era ter a certeza...ser o António Ferreira quem vinha dentro da urna que recebeu.
Boa tarde.
Parabéns à Cátia pelo seu quadragésimo aniversário.
Um sentido abraço aos que sofreram, mantendo presente, tantos anos depois, a memória dos que pagaram com a vida e/ou com a privação da liberdade, ainda com sacrifício da sua mocidade uma geração hoje tão mal compreendida!
Até breve aos Camaradas que desapareceram no teatro das operações e no decurso dos anos que entretanto fomos vivendo, pois a nossa geração está prestes a reunir-se (no pleno) e a fazer "ronco" lá do outro lado!
Olá Cátia!
Em dia de parabéns, cá vão os meus votos muito sinceros das maiores felicidades.
Mário Migueis
Na segunda fotografia está o Suleimane filho do Sambel que era o Régulo de Contabane em 1968, quando esta tabanca junto a Quebo foi atacada e queimada. O Suleimane foi soldado da milicia em Mampatá, meu companheiro na defesa desta Tabanca. Posteriormente integrou um Pelotão de Nativos que foi comandado pelo Paulo Santiago no Saltinho e viveu de perto o acidente de Quirafo. atualmente é o Régulo de Contabane que abrange tabancas na Guiné-Conakry e vive na tabanca de Sinchã Sambel no Saltinho.
Zé Teixeira
Enviar um comentário