quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Guiné 63/734 - P13744: Fotos à procura de... uma legenda (39A): Um poço à beira da estrada Nova Lamego-Bafatá, maio de 1970... Esta foto do Valdemar Queiroz faz-me recordar o caso de um furriel que na zona de Madina, em certa ocasião, vencido pela sede, oferecia sete contos (!) por um copo de água!... (Domingos Gonçalves, ex-alf mil, CCAÇ 1546, Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68)



Guiné > Zona leste > Estrada Nova Lamego- Bafatá > Maio de 1970 > CART 11 (1969/70) >  Um poço de água...à beira da estrada. "Iagu sabi", diz o  fur mil Valdemar Queiroz...


Foto: © Valdemar Queiroz (2014). Todos os direitos reservados [Edição de L.G.]


1. A foto é do Valdemar Queiroz [ou Valdemar Silva][, ex-fur mil, CART 2479 / CART 11, Contuboel, Nova Lamego, Canquelifá, Paunca, Guiro Iero Bocari, 1969/70)... 


Um dos comentários que recebemos, com data de 13 do corrente, é do Domingos Gonçalves, ex-Alf Mil da CCAÇ 1546/BCAÇ 1887, (Nova Lamego, Fá Mandinga e Binta, 1966/68) [, foto atual à esquerda]:


Prezado Luiz Graça

Votos de saúde. Sobre a água refiro:
A água é, e sempre foi, um bem precioso. Regra geral não lhe damos o valor que tem. Só quando a sede nos visita, e a não temos, é que sabemos, ou lhe damos, o valor, que tem.

Quem esteve na Guiné, nas companhias operacionais, e andou pelo mato, dificilmente
não lhe sentiu a falta.

Recordo o caso de um furriel que na zona de Madina certa ocasião, vencido pela sede, oferecia seis, ou sete mil escudos (sete contos!) por um copo de água. Mas, naquela circunstância, não havia água para ninguém.

Recordo-me, também, de em certa manhã, ver soldados a mitigar a sede chupando das folhas do capim as minúsculas gotas de orvalho formadas durante a ténue frescura da noite.

Penso que, mais ou menos, na Guiné alguma vez todos lhe sentimos a falta.

Se recordar é viver, a lembrança desses dias distantes, é saudável, e ajuda a compreender melhor a vida.


Um braço amigo


Domingos Gonçalves

____________

Sem comentários: