quarta-feira, 13 de março de 2019

Guiné 61/74 - P19579: In Memoriam: Os 47 oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar mortos na guerra do ultramar (1961-75) (cor art ref António Carlos Morais da Silva) - Parte XVII: cap inf Francisco Xavier Pinheiro Torres Meireles (Paredes, 1938 - Ponta Varela, Xime, Guiné, 1965)


Cap Inf Francisco Xavier Pimheiro Torres Meireles (1938-1965): comandou, a seguir ao cap mil inf João Henriques de Almeida, a CCAÇ 508, mobilizada pelo RI 7 (Bissorã, Bissau, Bambadinca, Xime, 14/7/1963 - 7/8/1965).






1. Continuação da publicação da série respeitante à biografia (breve) de cada um dos 47 Oficiais oriundos da Escola do Exército e da Academia Militar que morreram em combate no período 1961-1975, na guerra do ultramar ou guerra colonial (em África e na Ásia).

Trabalho de pesquisa do cor art ref António Carlos Morais da Silva [, foto atual à esquerda], instrutor da 1ª CCmds Africanos, em Fá Mandinga, adjunto do COP 6, em Mansabá, e comandante da CCAÇ 2796, em Gadamael, entre 1970 e 1972. Foi cadete-aluno nº 45/63, do corpo de alunos da Academia Militar.

Passou a integrar formalmente a nossa Tabanca Grande, com o nº 784, com data de 7 do corrente.
_____________

2 comentários:

Manuel Bernardo - Oficial reformado disse...

Caro Morais da Silva: Dando uma volta sobre os postes que colocaste neste site sobre os nossos camradas da AM, mortos na Guerra do Ultramar, quero fazer este comentário sobre o Capitão Meireles, que era do meu Curso de Infantaria (1960). E como ele não foi condecorado como o então Alferes Mil.º Fernando Robles, apesar de ter actuação semelhante à dele em Angola (MAR1961) mas sem jornalistas a acompanhá-lo, trnscrevo o texto do 1.º Sarg. Edmundo G. Lima, publicado no "Jornal de Tomar":
(...) Assim chegou a Bissau a trágica notícia da morte do Cap. Inf.ª Francisco X. P. T. Meirelles, juntamente com três soldados, ficando ainda dois Majores feridos.
(...) Apesar do pouco tempo de serviço na Guiné, o Capitão Meirelles jã era uma figura muito conhecida e estimada pelo seu agradável convívio, fino trato e espírito culto. No Norte de Angola, onde também serviu, deixou o Capitão Meirelles bem marcada a sua presença- Nambuangongo, Pedra Verde - sentiram palpitar o coração desse bravo Oficial e valente português. O Capitão Meirelles era daqueles homens, que correndo ao ataque, dava com a bravura e sague frio, debaixo de fogo, um enorme exemplo aos seus soldados.
Chegando ao Batalhão a fatídica notícia, pelos rostos dos dos soldados da sua Companhia deslizaram lágrimas de saudade e gratidão pelo seu bom Comandante.
Foram lágrimas sinceras pelo Oficial íntegro corajoso e amigo dos seus subordinados. Na sua urna caíram lágrimas de despedida de todos os que com ele de perto conviveram e que conheciam o caráter recto e firme aliado a um coração de puro ouro.
Uma mina traiçoeira colocada na estrada, por autênticos bandidos, esfacelou, tornando irreconhecível o seu rosto, roubando-lhe assim ao carinho de sua esposa e filhinhos e ao agradável convívio dos seus amigos.
Junto ao seu corpo caído, estavam envolvidos num charco de sangue dois soldados brancos e um negro, todos soldados de Portugal, que foram os seus companheiros de tragédia.
Assim perdeu a vida o Capitão Meirelles, regando com o seu generoso sangue a terra escaldante da Guiné Portuguesa.
Mais um bravo a juntar a tantos outros que, nas plagas inóspitas destas terras de África, tombaram para honra e glória de Portugal.
Estas simples linhas representam um preito de homenagem ao Homem, amigo e distinto Oficial que comigo serviu em Angola, na Guiné e no Quartel General da 2.ª Região Militar, em Tomar.
PAZ À SUA ALMA.
Bissau - Guiné Portuguesa, 8 de Junho de 1965.
Edmundo Gonçalves Lima - 1.º Sargento.









Unknown disse...

Boa tarde , é possível fornecer imformação sobre o nosso camarada Capitão Mil-Inf- João Henriques de Almeida -CCAÇ-508 -mobilizado pelo R -I -7 para Guiné Bissau ( Bissorã , Bissau ,Bambadinca , Xime ( 14-7-1963-a 7-8-1965 ), obrigado , um forte abraço .