segunda-feira, 11 de março de 2019

Guiné 61/74 - P19574: Os nossos médicos (87): José Luís Champalimaud (Nova Lisboa / Huambo, Angola, 1939 - Lisboa, 1996): foi médico do meu BCAÇ 3880, em Zemba, por um mês, em abril de 1973, e um dos autores da descoberta do VIH 2 em 1986 (Fernando de Sousa Ribeiro, ex-al mil at inf, CCCAÇ 3535, Zemba e Ponte de Rádi, 1972/74)


José Luís [Antunes Feio Terenas] Champalimaud (Nova Lisboa / Huambo, Angola 15-09-1939 – Lisboa, 26-11-1996). Foto: cortesia de Toponimia de Lisboa



1. Texto de Fernando de Sousa Ribeiro, ex-alf mil atirador de infantaria, CCAÇ 3535 / BCAÇ 3880, Angola 1972-74:


O Fernando de Sousa Ribeiro foi alf mil at inf,  CCAÇ 3535 (Zemba e Ponte de Rádi, 1972/74), do BCAÇ 3880;  é licenciado em Engenharia Electrotécnica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto; vive no Porto; está reformado; é membro da nossa Tabanca Grande desde 11/11/2018, sentando à nossa sombra do nosso poilão nº lugar nº 780.].

Neste texto que se segue (, retirado de comentário seu  ao poste P19563), o nosso camarada evoca (e faz uma justa homenagem a) um dos nossos médicos, por sinal angolano (, nascido em 1939, em Nova Lisboa, hoje Huambo, em Angola), e que infelizmente nos deixou muito cedo, em 1996: José Luís Champalimaud, "o médico português que identificou o HIV2"...

Comvirá esclarecer o seguinte:  A prof Odette Ferreira [1925-2018], a nível laboratorial, e o dr. José Luís Champalimaud,  a nível clínico, levaram a amostra da nova variante do VIH a Paris, ao Instituto Pasteur, que confirmou a descoberta, o  VIH 2, em 1986. Tinha sido colhida por Kamal Mansinho em doentes oriundos da Guiné-Bissau.   [Fonte: Público, 7 de outubro de 2018] [LG]


Ainda há poucos dias, evoquei na página no Facebook do meu batalhão (BCAÇ 3880, que esteve em Angola) um médico que veio a desempenhar, mais tarde, um papel absolutamente vital no combate à epidemia de SIDA na Guiné e na África Ocidental em geral: José [Luís] Champalimaud

José Champalimaud esteve em Zemba, no norte de Angola, em abril de 1973, a substituir o médico do meu batalhão (um pediatra obrigado pelas circunstâncias a tratar de uns marmanjos que éramos nós), enquanto este esteve de férias. Como não sabiam como se pronunciava Champalimaud, os nossos soldados chamaram-lhe "Chapa Limão". Em Luanda, os seus colegas médicos chamavam-lhe "Champa".

Quando soube que era o Champalimaud que iria substituir o médico do batalhão, o tenente-coronel não se cansou de dizer:

- Vem para cá um professor universitário! Não é um doutor qualquer! É um professor universitário! Aqui em Zemba!!!

Na verdade, o Champalimaud era assistente da Faculdade de Medicina de Luanda. Tinha a especialidade de Medicina Tropical. Com uma tal especialidade em Zemba, ele foi, de facto, o homem certo no lugar certo, tendo exercido a sua função com toda a competência.

Mas mais do que competente, ele foi extremamente humano. Tratava os doentes com um carinho impressionante. Isto era particularmente evidente no imenso cuidado com que ele observava as crianças. Não havia dúvidas de que ele era médico por vocação.

Quando o Champalimaud chegou a Zemba, a malta perguntou-lhe logo que parentesco é que ele tinha com o banqueiro Champalimaud. Respondeu ele:

- Eu sou o parente "pobre" da família.

Logo a seguir, explicou:

- Na verdade, eu não sou pobre. Felizmente, dinheiro foi coisa que nunca me faltou. Mas, comparado com o meu primo António, sou um miserável...

Estava tudo a correr bem com o Champalimaud, quando se deu a queda de um avião em Zemba, um pequeno Auster  em que morreram o capelão do batalhão, o primeiro-cabo analista de águas, da CCS, e o piloto do aparelho. 

Pois o Champalimaud esteve para embarcar no avião acidentado! Ele só não embarcou naquele avião, porque reparou que se tinha esquecido de qualquer coisa e voltou atrás para ir buscá-la. Em lugar dele, embarcou o capelão ou o analista (não sei qual deles). Assim que se deu o acidente, o Champalimaud ficou em estado de choque. Só dizia:

- Podia ter sido eu... Podia ter sido eu... Podia ter sido eu...

Alguns dias depois, o Champalimaud voltou para Luanda, ainda profundamente abalado, quando o médico do batalhão regressou de férias.

Entretanto o tempo passou-se, nós terminamos a nossa comissão e o Champalimaud acabou também por vir para Portugal na sequência da descolonização de Angola. Estabeleceu residência em Lisboa, entrou para os quadros do Instituto de Higiene e Medicina Tropical como investigador, exerceu clínica no hospital ao lado, o Hospital Egas Moniz, e abriu um consultório privado no Saldanha.

Nos anos 80 deu-se o aparecimento da terrível epidemia de SIDA, que se espalhou pelo mundo como fogo em palheiro, causando milhares e milhares de mortos. Começaram a chegar doentes com SIDA ao Hospital Egas Moniz, vindos de África, e o Champalimaud passou a dedicar-se de alma e coração ao combate a esta terrível doença. Tornou-se mundialmente conhecido nos meios de combate à SIDA, sendo considerado uma das maiores autoridades a nível mundial. Ele foi um dos investigadores mais escutados e respeitados em todo o mundo.

Entretanto, houve um grupo de doentes com SIDA vindos da Guiné, nos quais os tratamentos usados no combate à doença não tinham qualquer resultado. Os doentes vindos de outros países melhoravam com os tratamentos, mas os da Guiné não. Foi então que o Champalimaud e a sua equipa de colaboradores descobriram que afinal não havia só um vírus causador da SIDA, o vírus da imunodeficiência humana ou VIH (HIV em inglês). Havia um outro vírus, que era muito semelhante ao primeiro, mas que não era o VIH "normal". Era este o vírus que afetava os doentes vindos da Guiné. 

Além de ter descoberto a existência deste outro vírus, chamado VIH2 (HIV2 para os anglo-saxónicos), o Champalimaud e a sua equipa desenvolveram novos tratamentos apropriados e tomaram medidas para que este outro vírus não se espalhasse mais do que já se tinha espalhado, tanto na Guiné como fora dela. Mais do que nunca, o Champalimaud tornou-se um dos três ou quatro investigadores sobre SIDA mais considerados do mundo!.

De repente, o Champalimaud morreu. Um enfarte matou-o, quando ainda havia muito a esperar da sua ação. Em sua homenagem, foi dado o seu nome a um largo de Lisboa, próximo da Praça de Espanha e da Fundação Gulbenkian: o Largo José Luís Champalimaud.

Fernando de Sousa Ribeito
___________

2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Odette Ferreira, José Champalimaud e Kamal Mansinho são os três principais nomes portugueses, da equipa luso-francesa responsável pela descobreta do VIH 2. É justo que os recordemos aqui, muito embora o José Champalimaud tenha sido um dos nossos camaradas de armas. O Kamal Mansinho
é mais novo, nasceu em 1955, em Moçambique onde fez o primeiro ano do curso de medicina, vindo depois para Portugal. Já estive com ele pelo menos num júri académico.

https://www.publico.pt/2017/12/01/sociedade/entrevista/ha-doentes-que-seguimos-ha-mais-de-25-anos-quando-desaparecem-desaparece-um-bocado-de-nos-com-eles-1794549

Tabanca Grande Luís Graça disse...

No meu tempo de jovem, antes do 25 de Abril, o "capitão de indústria" António [Sommer] nChampalimuad (1918-2004) era popularmente conhecido como o "Champas" (sic)...

Recorde-se a sua sua vontade testamentária de criar uma fundação, que tem hoje o seu nome, dedicada à investigação na área biomédica, reservando para isso um terço da sua fortuna, avaliada então entre dois mil a três mil milhões de euros.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ant%C3%B3nio_de_Sommer_Champalimaud