domingo, 10 de março de 2019

Guiné 61/74 - P19571: Voluntário em Bissau, na Escola Privada Humberto Braima Sambu - Crónicas de Luís Oliveira (3): Encontro com o grã-tabanqueiro Cherno Baldé ou as voltas que a Tabanca Grande dá!


Guiné-Bissau > Bissau > Março de 2019 > Na casa do Cherno Baldé: ao centro, o Humberto Braima Sambu, o Luís Mourato Oliveira e o Cherno Baldé... Desconhecemos a identidade dos restantes dois amigos, à esquerda e à direita... Um deles deve ser o Braima, um jovem professor que trabalhou com o Humberto Sambu, talvez o da ponta esquerda.

Foto (e legenda): © Luís Mourato Oliveira  (2019) . Todos os direitos reservados. (Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné).


Luís Oliveira
1. Terceira crónica do Luís Mourato Oliveira, nosso grã-tabanqueiro nº 730, que foi alf mil inf, de rendição individual, na açoriana CCAÇ 4740 (Cufar, 1973, até agosto) e, no resto da comissão, o último comandante do Pel Caç Nat 52 (Setor L1 , Bambadinca, Mato Cão e Missirá, 1973/74): é bancário reformado, foi praticante e treinador de andebol; lisboeta, tem fortes ligações à Lourinhã, Oeste, Estremadura...

Acabou de chegar a Bissau, a 2 de março, onde vai estar 3 meses como voluntário na Escola Privada Humberto Braima Sambu, no âmbito de um projeto da associação sem fins lucrativos ParaOnde, que promove o voluntariado em Portugal e no resto do Mundo. (*)




Encontro com o grã-tabanqueiro Cherno Baldé ou as voltas que a Tabanca Grande dá!

por Luís Oliveira


Desde a troca de correspondência sobre o voluntariado com a Tabanca Grande através do Luís Graça, pela troca de informação tomei conhecimento que o grã-tabanqueiro Cherno Baldé, que todos os que convivem naquele blogue admiram e respeitam, morava em Bissau, ficou na minha agenda como visita prioritária.

Estava longe de imaginar que o encontro se revelaria tão fácil e ocorreria nos primeiros dias da minha estadia.

Como as conversas são como os mangos, como se poderia dizer nestas terras, apresentei ao professor Humberto Braima Sambu o blogue, informei-o sobre o espírito de fraternidade e paz que reina naquela morança, graças aos esforços dos nossos régulos que, com tanta justiça, critério e bom senso, a administram e, quando mencionei o o nome do Cherno Baldé, o professor Humberto Sambu, combinou de imediato uma visita ao Cherno, pessoa que ele conhece bem e reside a menos de quinhentos metros da casa onde estão os voluntários, eu incluído.


Na ausência dos nossos habituais formalismos, aí vamos nós após o almoço ao "assalto" da casa do Cherno que, apesar de saber da minha presença na Guiné, desconhecia a nossa visita tal como nós ignorávamos se ele estaria em casa e na disposição de nos receber. 

Estava em casa, e cheio de boa disposição como é demonstrado nas suas intervenções no blogue e, consequentemente, fomos amavelmente recebidos no seu esplêndido jardim, cheio de sombras e frescura que tão bem nos sabe neste clima.

O nosso convívio e conversa também foi fresca e límpida a fazer recordar as águas de Fá Mandinga que foram as melhores que bebi há tantos anos e ainda as trago na memória.

Falámos das ideias, dos sentimentos, de nós próprios, das nossa famílias e dos caminhos da história que originaram este tão fraternal encontro.

Com a cordialidade que o caracteriza, quando nos apresentou um esplêndido pitéu de frango para o lanche, como bom muçulmano que é, acompanhou-nos com refresco mas confessou-nos que tinha tido o pressentimento que teria visitas de outra religião e comprou algumas cervejas que muito apreciámos.

Obrigado, irmão Cherno, pelo tão sincero e amável acolhimento junto da sua família; obrigado, Tabanca Grande, porque sem ela nada disto teria acontecido.

Bissau, 8 de março de 2019

______________

Nota do editor:

Postes anteriores da série:


6 de março de 2019 > Guiné 61/74 - P19554: Voluntário em Bissau, na Escola Privada Humberto Braima Sambu - Crónicas de Luís Oliveira (1): a ansiedade da partida e o calor humano da chegada, em 2 de março de 2019

1 comentário:

Anónimo disse...


Luis Oliveira
10 mar 2019 19:49

Obrigado, Luís.

Por aqui as coisas [,as eleições legislativas,] decorreram com a maior normalidade e civismo. Temos um centro de eleitoral mesmo em frente da casa. Neste momento há imensa gente a aguardar os resultados e todos em grande harmonia.

Abraço