terça-feira, 12 de março de 2019

Guiné 61/74 - P19577: Voluntário em Bissau, na Escola Privada Humberto Braima Sambu - Crónicas de Luís Oliveira (4): dia de Carnaval + Eleições = Carnaval Total


Guiné > Bissau > Julho de 1973 > Monumento do V Centenário da Morte do Infante D. Henrique, avenida marginal e área portuária... Um dos "bilhetes postais" que ficaram no "álbum da nossa memória"...

Foto (e legenda): © Luís Mourato Oliveira (2016). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné].


1. Quarta crónica do Luís Mourato Oliveira, nosso grã-tabanqueiro nº 730, que foi alf mil inf, de rendição individual, na açoriana CCAÇ 4740 (Cufar, 1973, até agosto) e, no resto da comissão, o último comandante do Pel Caç Nat 52 (Setor L1 , Bambadinca, Mato Cão e Missirá, 1973/74): é bancário reformado, foi praticante e treinador de andebol; lisboeta, tem fortes ligações à Lourinhã, Oeste, Estremadura...

Chegou a Bissau, a 2 de março, e aqui vai estar 3 meses como voluntário na Escola Privada Humberto Braima Sambu, no âmbito de um projeto da associação sem fins lucrativos ParaOnde, que promove o voluntariado em Portugal e no resto do Mundo. (*)



Dia de Carnaval + Eleições = Carnaval Total


por Luís OLiveira


Feriado de carnaval e a Escola [privada Humberto Braima Sambu], tal como em Portugal, dispensou os nossos serviços, portanto de manhã a equipa de voluntários obrigou-se a tratar do cabedal: TRX, elásticos de força, escada de motricidade ....toca a correr, salta aí, nada de pisar os limites, puxa, estica, geme, respira bem. Enfim,  uma suadeira em que fomos bem espremidos e até deixou algumas dores de corpo, mas “no pane, no game” , como dizem os guineenses ?


Após o almoço apanhamos o toca-toca, transporte colectivo local que aceita um número quase ilimitado, quer dizer os limites correspondem à quantidade de clientes que se querem fazer transportar, mas nunca há gente a mais e todos cabem.


Quem gostar de emoções fortes pode perfeitamente dispensar uma ida à EuroDisney e abdicar de qualquer montanha russa porque aqui a adrenalina é maior e sai muito mais barato. Por cem francos (0,15 €) fizemos um percurso de talvez quinze quilómetros e o condutor quando se apercebeu que o nosso destino era o Pidjiguiti, alterou a rota e deixou-nos junto ao cais... Fantástico!


Encontrámos-nos num bar com um amigo da Nonô, o Itum, guineense e licenciado em economia pela faculdade do Porto, e que decidiu trocar a boa vida da Europa para colaborar no desenvolvimento do seu País que tanto precisa.

A conversa foi animada e prolongou-se pela tarde até que fomos alertados que todas as ruas de Bissau ficariam vedadas ao trânsito até ao final dos festejos. E agora? Quinze, talvez muitos mais quilómetros para fazer no labirinto urbano de Bissau! Só chegaríamos a casa talvez no fim de semana.


O movimento de pessoas é inimaginável, todas as ruas e becos estavam apinhados de gente deslocando-se em todas as direções e tive a sensação se ser uma formiga dentro da caótica azáfama do formigueiro. Devo dizer que, para além de nós (as formigas), circulavam porcos das mais variadas dimensões e até vacas, parecendo estes absolutamente indiferentes ao Carnaval.


É uma alegria ver uma população numerosa, constituída maioritáriamente por jovens e milhares de crianças. Todos irradiando alegria, distribuindo sorrisos, boa disposição e pequenas provocações cheias de graça e sem maldade:

– Olá, branco, olélé!

Um cenário cheio de contrastes para quem anda no Metro de Lisboa e vê carruagens carregadas de gente madura, com ar carrancudo de quem pouco dormiu ou esteve atenta aos telejornais. Todos presos aos smartphones, talvez para imaginarem estar num mundo virtual, melhor que a estação do Campo Grande.

Mas lá fomos andado, queríamos chegar a casa e o Itum ainda nos fez companhia por largos quilómetros procurando as mais difíceis vielas, com a esperança de encontrar algum transporte em fuga à legalidade e que pudessemos aproveitar.


Num aperto de gente e em marcha lenta, circulava um carro com dois ocupantes, homens, que quase pararam em jeito de quem oferece boleia junto à Sílvia e à Nonô. Comecei a ficar preocupado com a coisa porque na minha cabeça e, lembrando Lisboa, os “marmanjos” podiam ter alguma na ideia.


Elas são voluntárias na Guiné por alguma razão! Têm coragem, aceitaram a boleia, dizendo que eu também as acompanharia, mais conversa com o Itun e entramos na carripana que nos levaria pelo menos perto de casa. 
O condutor contou-nos parte da sua vida em Lisboa, Odivelas, Brasil e até esteve na Alemanha. Do pendura pouco soubemos por ser mais reservado e  o seu português ser mais limitado, mas fomos conversando e andando e o estado de alerta que eu tinha criado, foi-se diluindo porque percebi que a Sílvia, prudentemente, ia acompanhando a viagem pelo GPS e estávamos no caminho certo, e chegámos ao ponto que pretendíamos na proximidade da casa, já aliviados.


Na despedida e tendo em conta o longo e difícil percurso que os nossos "salvadores" tinham feito apenas para nos auxiliar, sabendo que a vida é muito difícil e os jovens não eram ricos, procurando não os ofender, sugeri que aceitassem a nossa colaboração para pelo menos os compensar do combustível que gastaram pois não era aquele o seu destino. A nossa oferta foi de imediato recusada. 


– Vocês estão na Guiné-Bissau para ajudar, nós temos prazer em retribuir...


... E a troca foi apenas um abraço e desejo de saúde e felicidade.


Eles merecem mais que isso.


2 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Um gajo com "pintarola", o nosso Luís Mourato Oliveira... Quando regressar, vem "catedrático" em andanças pela Pátria de Cabral... Vou-lhe pedir alguns conselhos sobre como "andar em segurança" nas ruas de Bissau... A última vez que lá estive foi em março de 2008... E depois então muita água correu pelo Geba... Mantenhas.

PS - Temos que ir "grafando" as novas palavras do português de Bissau: não é "toc-toc", mas "toca-toca"... O Dicionário Priberam já a devia ter grafado... esta e outras!... Luís, vai-nos continuando a registar e divulgar a gíria de Bissau, nesse crioulo gostoso dos guineenses... Já tomei boa nota: "No pane,no game"...

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Luís, numa próxima crónica tens que explicar à gente como é a tua Escola, quem a frequenta, quem são os professores, o que vocês, voluntários, fazem, quem financia a escola, como funcionao voluntariado, o que é que tu fazes, como é que foste ái parar, etc... Há por aqui malta que pode querer fazer trabalho voluntário nessa Escola...Ab, Luís