sábado, 20 de janeiro de 2007

Guiné 63/74 - P1449: Para breve, a história da CCAÇ 2317, que esteve em Gandembel e Ponte Balana (Idálio Reis)

Guiné > Região de Gabu > Cansissé > CCAÇ 2317 > Julho de 1969 > "Foi na fonte de Semba Uala que os nossos corpos se retemperaram de energias abaladas. Também, com exasperados desejos, se buscavam encontros de encantos"... Quem escreveu isto é um poeta, um sobrevivente de Gandembel e Ponte Balanta, Idálio Reis. Promete-nos, lá para a Páscoa, a história completa da sua CCAÇ 2317, ilustradas com uma centenas de fotos seleccionadas. Se tiverem a qualidade das que já publicámos, é um duplo prémio para os membros da nossa tertúlia e para os nossos visitantes...

Foto: © Idálio Reis (2006). Direitos reservados.



Mensagem do Idálio Reis (ex-alf mil da CCAÇ 2317, BCAÇ 2835, Gandembel e Ponte Balana 1968/69) (1):

A minha Companhia e a sua história

Caro Luís

Começo a vislumbrar o fim da minha escrita quanto à odisseia da minha Companhia. Ela será contextualizada grandemente de um arquivo muito próprio, o da minha memória. Mas nem sei como consegui extrair tanta coisa deste velho baú. Julgo contudo que o seu arrumo foi importante.

Durante muitos e muitos anos, fiz por esquecer, retemperei energias, refiz com dificuldades a minha vida, mas atingi o que me prometera, e agora com o processo de aposentação na CGA, irei para o outro lado da barricada, que obviamente me facultará mais tempo para ir blogando...

Luís, o que pretendo de ti, é que me indiques se os passos que tenho em mente, são os mais indicados. Divido esta história em 7 capítulos, 4 dos quais se relacionam directamente com Gandembel/Ponte Balana. E estes podem ser um pouco longos, e a sua leitura ressente-se.

Esta história tem uma ilustração de uma centena de fotografias, que procurei melhorar no Photoshop, e que formatei em jpg.

Como achas mais conveniente o envio de tudo isto? Não será possível obviamente remeter tudo isto de uma vez, mas espero que até à Páscoa dê concretização a este anseio.

E é tudo, por agora. Um cordial abraço do Idálio Reis


2. Comentário de L.G.: Idálio, antes de mais, o meu/nosso desejo de uma longa, activa, produtiva e saudável ...aposentação. É bom saber que tens projectos para o dia seguinte: para não te acontecer o que acontece a muito boa gente que não prepara a reforma... E agora, o que é que eu fazer com este tempo todo à minha frente ?

Ficamos todos entusiasmados com as notícias que nos dás... Não te preocupes com o formato do teu texto... Tens alguns exemplos já inseridos no nosso blogue ou ainda em fase de publicação (por exemplo, A. Marque Lopes, Zé Neto, Zé Teixeira, Paulo Raposo, Beja Santos, Paulo Santiago).

O melhor é seguires uma ordem cronológica... Se mandares as fotos com legendas (num CD-ROM, para o meu endereço de correio), eu depois faço a sua inserção. Mas depois discutimos isso em pormenor. Naturalmente que respeitarei as tuas indicações...
________

Nota de L.G.:

(1) Vd. posts anteriores do Idálio Reis:

19 de Abril de 2006 > Guiné 63/74 - DCCXIV: Um sobrevivente de Gandembel/Ponte Balana (Idálio Reis, CCAÇ 2317)

18 de Maio de 2006 > Guiné 63/74 - DCCLXX: Um pesadelo chamado Gandembel/Ponte Balana (Idálio Reis, CCAÇ 2317, 1968/69)

12 de Junho de 2006 > Guiné 63/74 - P866: De Cansissé e a Fonte dos Fulas ao Baixo Mondego ou como o mundo é pequeno (Idálio Reis)

12 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P953: Cansissé, terra de encantos mil (Parte I) (Idálio Reis, CCAÇ 2317, Julho de 1969)

12 de Julho de 2006 > Guiné 63/74 - P954: Cansissé, terra de mil encantos (Parte II) (Idálio Reis, CCAÇ 2317, Julho de 1969)

2 de Agosto de 2006 > Guiné 63/74 - P1016: Cansissé, terra de mil encantos (Parte III) (Idálio Reis, CCAÇ 2317, Julho de 1969)

Sem comentários: