segunda-feira, 22 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11445: Efemérides (124): Matosinhos comemorou o Dia do Combatente e o 4.º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes (Carlos Vinhal)

 
No passado dia 13 de Abril, comemorou-se em Matosinhos o Dia do Combatente e o 4.º aniversário do Núcleo da Liga dos Combatentes deste concelho. 
A iniciativa teve o patrocínio da Câmara Municipal de Matosinhos.


O programa estava divido em duas partes distintas, às 10h30 a Cerimónia Militar de Homenagem aos Combatentes caídos em campanha na guerra do ultramar, que teve lugar no Cemitério de Sendim, junto ao Memorial ali existente, e a sessão solene, às 11h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal.

No cemitério estiveram presentes: o senhor Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto; o senhor Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, TenCor Armando Costa, que se fazia acompanhar dos restantes elementos que compõem a Direcção do Núcleo, e o senhor Comandante da Zona Marítima do Norte, Capitão de Mar e Guerra Martins dos Santos.

Além do Porta-Guião da Liga dos Combatentes esteve presente uma Força Militar da Escola Prática de Transmissões e um Terno de Clarins com Caixa de Guerra do Regimento de Artilharia 5.

A cerimónia começou com a deposição de uma coroa de flores na base do Memorial, seguido de um minuto de silêncio e leitura de prece.
Seguiu-se o Toque de Homenagem aos Mortos e para finalizar todos os presentes cantaram o Hino Nacional

Porta-Guião do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, Terno de Clarins e Caixa de Guerra do RA5 e Força Militar da EPT

TenCor Armando Costa da LC, Dr. Guilherme Pinto, Presidente da CMM e o ex-Combatente Ribeiro Agostinho, em momento de recolhimento após a deposição da coroa de flores na base do majestoso Memorial que honra os matosinhenses caídos em campanha na Guerra do Ultramar

Em primeiro plano, da esquerda para a direita: Sarg Ajudante Carlos Osório (LC); Comandante da Zona Marítima do Norte, Cap Mar e Guerra Martins dos Santos; TenCor Armando Costa (LC); Dr. Guilherme Pinto (CMM); Ribeiro Agostinho e Abel Santos (ex-Combatentes)

Força Militar em "Apresentar Armas"
Foto cedida pela Liga dos Combatentes

Momento em que era lida a prece pelo Sarg Ajudante Joaquim Oliveira da Liga dos Combatentes. Em primeiro plano o Sarg Mor Naldinho também da LC.

Um aspecto da assistência

Cabe aqui um pequeno (mas grande) comentário. Propalamos à boca cheia o direito ao respeito e à dignificação que nos são devidos, mas quando é preciso dizer PRESENTE, são sempre os mesmos a dar a cara, quer os que organizam quer os que comparecem.

Momento sempre arrepiante porque sentido, o Toque de Homenagem aos Mortos. Por feliz coincidência, na gravura por trás, uma mulher que parece chorar alguém

A cerimónia no cemitério terminou com as pessoas presentes a cantarem "A Portuguesa"

De acordo com o programa estabelecido, pelas 11h30 iniciou-se a Sessão Solene no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos, presidida pelo Senhor Presidente Dr. Guilherme Pinto.

Em primeiro lugar foi dada a palavra ao ex-Combatente Ribeiro Agostinho que, mais uma vez, fez sentir à autarquia a necessidade de se eregir um monumento ao esforço dos jovens matosinhenses dos anos 60 e 70 que foram mobilizados para uma guerra travada em três frentes, na altura solo pátrio, na distante África. É urgente, porque muitos já faleceram sem terem visto esse reconhecimento. Uma simples pedra e uma rua, não queremos muito mais.

O ex-Combatente Ribeiro Agostinho no uso da palavra

Seguidamente foi dada a palavra ao Presidente do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, senhor TenCor Armando Costa, que se congratulou com a cedência, pela Câmara Municipal, do novo espaço para instalação da sede do Núcleo e pelas obras prometidas para as tornar ainda mais dignas e acolhedoras para quem lá passa o dia disponível para atender os associados e para criar condições para as consultas médicas gratuitas ali prestadas aos ex-combatentes que delas necessitem.
Salientou o papel que a Liga tem no apoio aos combatentes e da necessidade de estes se tornarem sócios. Nestes quatro anos de vida tem já este Núcleo obra feita, mas muito mais há para fazer. Precisa-se da colaboração de todos porque todos não seremos muitos.  

Falou ainda do andamento das conversações entre a Liga dos Combatentes e a Câmara Municipal de Matosinhos, na pessoa do Dr. Guilherme Pinto, que levarão a escolher um local para se eregir no mais curto espaço de tempo possível o almejado monumento aos combatentes da Guerra do Ultramar e uma rua que também os perpetuará.

Dissertou também sobre o papel das Forças Armadas Portuguesas desde a I Grande Guerra, passando pela Guerra de África, até à actualidade. Homens e mulheres de Portugal, em armas ou na paz, honraram e honram o seu país.

O senhor TenCor Armando Costa no uso da palavra

Finalmente usou da palavra o senhor Dr. Guilherme Pinto, Edil de Matosinhos, que como é seu costume falou de improviso, começando por "pedir desculpa" por não ter idade para ser nosso camarada. Disse não conseguir imaginar o que passámos enquanto combatentes. Pede-nos que sejamos o exemplo para a juventude actual, nós lutamos na guerra, em África, em nome de Portugal e a juventude de hoje tem de lutar em Portugal para tornar este país mais próspero e fazer esquecer este tempo de desânimo colectivo.

Prometeu-nos tudo fazer para que em breve possamos ver o prometido monumento ao nosso esforço de guerra, porque merecemos e nos é devido. Os tempos vão difíceis, as solicitações são muitas, mas tudo se há-de resolver. As relações com o Núcleo de Matosinhos da LC são as mais cordiais e o TenCor Armando Costa um óptimo interlocutor. Assim não custa trabalhar.

O Dr. Guilherme Pinto falando aos presentes

Seguiu-se a entrega de Testemunhos de Apreço aos associados da LC com mais de 40 anos de sócio e a imposição de Medalhas Comemorativas das Campanhas a três ex-Combatentes: Emílio Teixeira Silva, Afonso Silva Lourenço e Rodolfo Mesquita.

Um dos camaradas a quem foi entregue o Testemunho de Apreço pelos seus 40 anos de sócio da Liga dos Combatentes

Os três camaradas a quem foram impostas as Medalhas Comemorativas das Campanhas. À direita da foto o Dr. Rodolfo Mesquita, Presidente da Junta de Freguesia de Lavra, uma das 10 freguesias deste concelho
Foto cedida pela Liga dos Combatentes

Para terminar em grande a Comemoração do Dia do Combatente e do 4.º aniversário do Núcleo, com o Salão Nobre praticamente esgotado, actuou a Banda Militar do Porto sob a batuta do Maestro, senhor Capitão Alexandre Lopes Coelho. Foram interpretadas as obras Hanover Festival, de Philip Sparke; Wild Nights, de Frank Ticheli; Et In Terra Pax, de Ian Van Der Roost; Heroes, Last and Fallen (A Vietnam Memorial), de David R. Gillingham, e para finalizar a sua actuação, interpretou Awayday, de Adam Gorb.

A Banda Militar do Porto durante a sua actuação

De salientar a boa acústica deste Salão Nobre onde tem actuado com regularidade o Quarteto de Cordas de Matosinhos e o pianista António Rosado.

Nunca tinha tido a experiência de ouvir, neste salão, uma orquestra em que os metais (instrumentos de sopro) mais se evidenciam, cujos sons que chegaram aos nossos ouvidos sem distorção e sem eco. Um excelente momento.

A assistência abandonou o Salão Nobre para se dirigir para o andar inferior onde foi servido um Porto de Honra em clima informal e descontraído, a que o editor já não assistiu por ter de ir para outro convívio, o da Tabanca dos Melros. Noblesse Oblige.

 Porto de Honra
Foto cedida pela Liga dos Combatentes


Texto, fotos e legendas: © Carlos Vinhal (2013). Todos os direitos reservados
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 21 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11439: Efemérides (123): O Núcleo de Lagoa da Liga dos Combatentes levou a efeito no passado dia 9 de Abril a Comemoração do Dia do Combatente (Arménio Estorninho)

1 comentário:

Cesar Dias disse...

Isso aí em cima parece outro país, para melhor claro.
Um abraço