sexta-feira, 26 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11478: (Ex)citações (219): Patrício Ribeiro, "pai dos tugas em Bissau", parte mantenhas com o Mamadu Baio, de Tabatô, a sua mulher, alentejana, Sílvia Mendes Baio, o cineasta João Viana (, realizador do filme "A batalha de Tabatô"), e a antropóloga Joana Vasconcelos


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Tabatô > 16 de dezembro de 2009 > 8h30 > O grande poilão da aldeia...


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Tabatô > 16 de dezembro de 2009 > 9h30 > O chefe da aldeia, Mutar Djebaté [ou Djabaté ?], pai do músico Kimi Djabaté, e ele próprio um grande balofonista... É um dos atores principais do filme do João Viana, "A batalha de Tabatô", juntamente com Fatu Djebaté e Mamadu Baio.


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Tabatô > 15 de dezembro de 2009 > 22h07> Há magia no ar (1)...


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Tabatô > 15 de dezembro de 2009 > 22h17 > Há magia no ar (2)...


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Tabatô > 15 de dezembro de 2009 > 22h16 > Quem disse que Tabatô era terra de "didjius", grandes músicos e contadores de histórias ? E elas, o que são ? Grandes artistas, grandes intérpretes da alma afromandinga...


Guiné-Bissau > Região de Bafatá > Tabatô > 15 de dezembro de 2009 > 9h07 > "De pequenino é que se torce o pepino"... Neste caso, o balafon...

Fotos: © João Graça (2009). Todos os direitos reservados [ Edição e legendagem: LG]


1. Mensagem do nosso grã-tabanqueiro, Patrício Ribeiro, mais conhecido
 em Bissau como o "pai dos tugas"(leia-se: padrinho...)  [, foto à direita quando marinheiro..]


Data: 26 de Abril de 2013 à27 13:40

Assunto:O Mamadu de Tabatô

Aos nossos amigos.

Desde as tabancas de Sansambato, Ganjogude e outras tabancas da mesma zona, terras de Mandingas por onde tenho andado nos últimos meses a massacrar as minhas costa em caminhos quase inexistentes.

Vai um grande abraço para o meu amigo Mamadú e sua mulher Silvia.

Aconselho ouvir as suas músicas, aprendidas na sua tabanca de Mandiga de Tabatô,  tabanca de músicos, perto de Bafatá.

Foi nesta tabanca onde o João [Viana] com sua mulher Joana [Vasconcelos] e restante equipadormiram umas semanas, a colher imagens para o filme, foram comidos pelos mosquitos, e apanharam alguns paludismos pelo meio... É a vida destes paragens ... mas há quem goste... (**)

Um abraço a todos


Patricio Ribeiro

 _______________

Notas do editor:

(*) Na sequência de comentário ao poste de 26 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11475: O Mundo é Pequeno e a nossa Tabanca... é Grande (67): Hoje há festa no "sempre em festa" (Ritz Clube, R da Glória, 57, Lisboa), a partir das 23h, com Mamadu Baio / Super Camarinda, de Tabatô... Cinco morteiradas... Eu vou lá estar...e pago um copo ao "nosso alfero Cabral" (Luís Graça)

(...) Mensagem enviada, internamente, ao pessoal da Tabanca Grande:

"É malta de Lisboa & arredores, grã-tabanqueiros: quem é que vai logo à noite beber um copo e ver e ouvir os Super Camarimba ao "sempre em festa" ? São cinco mocas.

"A Tabanca Grande vai estar lá a apoiar o Amandu Baio e a "sua/nossa" Guiné"... Por outro lado: (i) é preciso o pessoal da Tabanca Grande fazer a "prova de vida", aparecendo em público, em sítios decentes como o Ritz Clube; (ii) depois, é bom não esquecer que tristezas não pagam... "troikices".
Luis Graça, tabanqueiro nº 1".


(**) Último poste da série > 12 de abril de 2013 > Guiné 63/74 - P11377: (Ex)citações (218): Sexo em tempo de guerra... e brancos mpelelé no pós-independência (Cherno Baldé / José Teixeira / António Rosinha)

Sem comentários: