domingo, 21 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11439: Efemérides (123): O Núcleo de Lagoa da Liga dos Combatentes levou a efeito no passado dia 9 de Abril a Comemoração do Dia do Combatente (Arménio Estorninho)

1. Mensagem de Arménio Estorninho (ex-1.º Cabo Mec Auto Rodas, CCAÇ 2381, Ingoré, Aldeia Formosa, Buba e Empada, 1968/70), com data de 15 de Abril de 2012:

Lagoa, 14 de Abril de 2013.
Como já vem sendo habitual, o Núcleo de Lagoa – Portimão da Liga dos Combatentes, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Lagoa-Algarve, no passado dia 09 de Abril, levou a efeito a Comemoração do Dia do Combatente e em memória da batalha de La Lys, 09/04/1918, foi o dia em que mais Portugueses morreram em menos tempo numa qualquer batalha.


Este ano não houve a pompa e circunstância, como acontecera em anos anteriores e sob o meu ponto de vista, deveu-se a que a Cerimónia fora antecipada para as 9.30h, dado que o Pelotão do RI 1 Tavira também estava escalado para uma outra Cerimónia e a dar-se pelas 11.00, na Cidade de Lagos.

Foto 1 – Aguardando o início da efeméride estão o Porta-estandarte José Júlio Nascimento, Cart 2520, Xime e Quinhamel, Guiné-1969/70; Salvador Matias, CCS do BCaç 2836, Mecula e Tete, Moçambique 1968/70; José David Boto, CCaç 2319, Nantuego, Candulo e Tete e por fim o promotor.

Outros motivos, que podem eventualmente ter influenciado, passam pela realização de outras actividades, nomeadamente, em Portimão, onde foi inaugurada a Delegação do Núcleo Lagoa – Portimão da Liga dos Combatentes; e, também ainda nessa cidade, estando previsto, para breve, ser erigido um Monumento em Homenagem aos Combatentes, naturais desse Concelho.

Foto 2 - Placa colocada na Alameda da Praça da República, em Portimão, assinalando o local onde irá ser erigido o Monumento aos Combatentes naturais desta cidade.

Assim, comparecera em Parada, para prestação de Honras Militares aos Mortos em combate, um Pelotão do Regimento de Infantaria 1 – RI 1 Tavira. Tendo o Comandante sido representado pelo Sr. Major Oliveira.

Foto 3 - Pelotão do RI 1 Tavira, em formatura e no manuseamento de armas na posição de sentido, sob o Comando do 1º Sargento Osório Santos.

Uma Seção da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portimão, sob a orientação do Chefe Silva, executara os toques de Ordem Militar inerentes ao decorrer da efeméride. Também marcou presença o Agrupamento 511 de Lagoa, do Corpo Nacional de Escutas, sob orientação do Chefe de Grupo Miguel Conduto.

Foto 4 - Colocação de coroas de flores na base do Monumento aos Mortos do Ultramar; em primeiro plano o Presidente do Núcleo Jaime Marreiros, Major Oliveira do RI 1 Tavira e o Presidente da C. M. Lagoa, José Inácio.

Foto 5 - Aquando dos toques a sentido e a silêncio, em honra dos Militares Mortos em Combate; em primeiro plano o Presidente do Núcleo Jaime Marreiros, Major Oliveira do RI 1 Tavira e Presidente da C. M. de Lagoa, José Inácio.

O Presidente do Núcleo de Lagoa-Portimão da Liga dos Combatentes, Jaime Marreiros, tendo dissertado perante as entidades Militares e Civis, ex-Combatentes e os seus Familiares, de onde foi captado o seguinte excerto:

“ (…) Estamos hoje aqui para honrar e louvar não só aqueles que pereceram em La Lys, mas também os filhos desta terra e que têm os seus nomes inscritos neste Monumento em sua homenagem. Algumas das suas famílias estão aqui presentes e a eles eu curvo-me humildemente, prestando-lhes os mais elevados e sinceros cumprimentos. É por eles, também, que estamos aqui, agora.

No momento actual de crise em que o País vive onde os vários e sucessivos governos têm mostrado o mais vil ostracismo aos Combatentes vivos, muitos deles vivendo em precárias condições de vida, não só em dificuldades económicas, mas sobretudo de abandono e abismo social e psicológico.

Podemos afirmar, com algum orgulho, que a Liga dos Combatentes, Associação de Solidariedade Social, sem fins lucrativos, vem desenvolvendo ações humanitárias de partilha e apoio aos seus sócios mais desfavorecidos. O Núcleo de Lagoa-Portimão com a abertura de uma Delegação em Portimão, encontra-se também agora mais rico no apoio psicológico e social com a abertura de um gabinete médico naquela cidade, onde todos os sócios de qualquer concelho se podem socorrer. Este Núcleo dispõe de protocolos vantajosos para os seus sócios nomeadamente em farmácias, seguros, lazer, saúde, etc.

Esta é a nossa atual missão, não esquecendo o passado que nos honra, viver o presente com partilha e solidariedade, apesar de todas as suas vicissitudes e preparar o futuro dos nossos filhos e netos. Viva os Combatentes…! Viva Portugal…! ”

Para cumprimento do protocolo seguiu-se a deslocação ao Cemitério de Lagoa, tendo a finalidade de aí homenagiar os Combatentes Mortos em Combate e também os que vieram a falecer. Nas suas campas foram colocadas flores para memória futura.

Foto 6 - Momento de observância e sentimento, quando da colocação de flores na campa de um Combatente da Grande Guerra de 1914/18.

Foto 7 – Campa de Firmino Marques, Combatente na Grande Guerra de 1914/18.

Foto 8 – O Vereador da C. M. Lagoa Jaime Botelho, colocando uma flor na campa de Jorge Manuel Andrez, que foi Soldado Pára-quedista.

Foto 9 - A Srª D.ª Maria Santinhos, colocando flores na catacumba do seu irmão Francisco da C. Nunes, foi 2º Sargento, faleceu em combate, Vila Cabral, Moçambique-1971; dando-lhe apoio e em 1º plano Araújo Marcos, CCaç 111, Ambrizete, Angola-1961/63.

Foto 10 – Silva Nunes, Ccaç 2527, Bigene, Guidage, Barro e Ganturé, Guiné 1969/71, colocando uma flor na catatumba de Fernando R. Maló, que foi Soldado Condutor Auto e tendo prestado serviço no BENG 447, Bissau - 1968/69.

Cordiais cumprimentos,
Com um abraço
Arménio Estorninho
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 4 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11343: Efemérides (122): Cerimónia comemorativa do Dia do Combatente e do 4.º Aniversário do Núcleo de Matosinhos da Liga dos Combatentes, dia 13 de Abril em Matosinhos (Carlos Vinhal)

Sem comentários: