quinta-feira, 25 de abril de 2013

Guiné 63/74 - P11472: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (27): Respostas (53): José da Câmara, residente nos EUA; ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56 (Guiné, 1971/73)

1. Mensagem do nosso camarada José da Câmara (ex-Fur Mil da CCAÇ 3327 e Pel Caç Nat 56, Brá, Bachile e Teixeira Pinto, 1971/73), com data de 17 de Abril de 2013, com as suas respostas ao nosso questionário:


(1) Quando é que descobriste o blogue?
R - Descobri o blogue em 2009.

(2) Como ou através de quem?
R - Encontrei o Blogue através da NET.

(3) És membro da nossa Tabanca Grande (tertúlia)?
R - Sou membro desde 2009.

(4) Com que regularidade visitas o blogue?
R - Faço os possíveis para visitar diariamente o Blogue.

(5) Tens mandado (ou gostarias de mandar mais) material para o Blogue (fotos, textos, comentários, etc.?
R - Tenho mandado com alguma regularidade material para ser publicado. Comento pouco.

(6) Conheces também a nossa página do Facebook (Tabanca Grande Luís Graça)?
R - Julgo que sou amigo da Página do Facebook, mas não a conheço.

(7) Vais mais vezes ao Facebook do que ao Blogue?
R - Ver resposta #6.

(8) O que gostas mais no Blogue? E no Facebook?
R - Acima de tudo gosto dos artigos que relatam as nossas experiências no teatro da guerra. Os artigos sobre a presença História Portuguesa na Guiné também captivam a minha atenção. Não comento sobre a página no Facebook. Não uso esse meio para ler a página da Tabanca.

(9) O que gostas menos no Blogue? e no Facebook?
R - Estou no Blogue porque gosto de estar. Dito isso, preferia ver os nossos amigos e camaradas escreverem os seus artigos com os olhos e os sentimentos dos seus dias de combatentes. Perante a experiência da guerra que vivemos, quando se escreve com o sentimento de hoje perde-se objectividade da história de então. Nesse sentido é deveras confrangedor ler artigos apologéticos ao PAIGC e aos seus objectivos, em detrimento da nossa história e dos nossos camaradas de armas. Os antigos guerrilheiros do PAIGC também têm abertas as páginas deste blogue. Compete a eles e só a eles contar o seu lado da história. Outro ponto que me fere de sobremaneira é o constante maltratar dos Oficiais do QP que, na sua grande maioria, também foram combatentes como nós e são, acima de tudo, camaradas do mesmo Exército. As picardias, algumas delas pessoais, sempre de lamentar, que por vezes deflagram no Blogue podem sinalizar alguma imaturidade no confronto com o contraditório. Há que haver mais cuidado, até porque não nos podemos esquecer que a história também julgará o nosso carácter. Em face das minhas respostas anteriores, nada tenho a acrescentar sobre a página no Facebook.

(10) Tens dificuldade, ultimamente, em aceder ao Blogue?
R - Não tenho problemas no acesso ao Blogue.

(11) O que é que o Blogue representou (ou representa ainda hoje) para ti? E a nossa página no Facebook?
R - Para mim, o Blogue representa um esvaziar de emoções que durante muitos anos estiveram recalcadas nas neblinas da memória. Aqui encontrei gente com quem posso falar a mesma linguagem, com quem criei boas e sólidas amizades.

(12) Já alguma vez participaste num dos nossos anteriores encontros nacionais?
R - Nunca participei em nenhum encontro nacional da Tabanca. Um dia, quem sabe, quando o encontro for feito em Boston…

(13) Este ano, estás a pensar ir ao VIII Encontro Nacional, no dia 8 de Junho, em Monte Real?
R - Não estarei presente neste encontro.

(14) E por fim, achas que o blogue ainda tem fôlego, força anímica, garra… para continuar?
R - Claro que o Blogue tem pernas para andar. Certamente que um dia morrerá, todos nós morreremos.

(15) Outras críticas, sugestões, comentários que queiras fazer?
R - As regras do Blogue estão há muito estabelecidas. Por isso não me parece ser este o fórum apropriado para tecer críticas e ou sugestões.
____________

Nota do editor:

Último poste da série de 25 DE ABRIL DE 2013 > Guiné 63/74 - P11463: 9º aniversário do nosso blogue: Questionário aos leitores (26): Respostas (50/51): Armando Fonseca (Pel Rec Fox 42, Guileje e Aldeia Formosa, 1962/64); e Joaquim Peixoto (CCAÇ 3414, Bafatá e Sare Bacar, 1971/73)

3 comentários:

Luis Faria disse...

(9) O que gostas menos no Blogue? e no Facebook?
R -"... preferia ver os nossos amigos e camaradas escreverem os seus artigos com os olhos e os sentimentos dos seus dias de combatentes. Perante a experiência da guerra que vivemos, quando se escreve com o sentimento de hoje perde-se objectividade da história de então."

Um abraço
Luis Faria

Anónimo disse...

Caro Luís Faria
Assino por baixo, e acrescento mais este:

(9)O que gostas menos no Blogue? e no Facebook?
R…

Continuação…
“Nesse sentido é deveras confrangedor ler artigos apologéticos ao PAIGC e aos seus objectivos, em detrimento da nossa história e dos nossos camaradas de armas. Os antigos guerrilheiros do PAIGC também têm abertas as páginas deste blogue”.

E o nosso blogue é GRANDE, e está de PARABÉNS!

Abraço para o José Câmara


Manuel Marinho

João Carlos Abreu dos Santos disse...

... opinião de um 'outsider':
Sem desmerecimento para com nenhum dos demais respondentes a este questionário interno do blogue LG&CdG, as sucintas respostas do camarada-d'armas José da Câmara - em especial a sua exposição no 9º item -, parece traduzem o sentir e o pensar de milhares de veteranos, da vossa Guiné mas também d'alhures, relativamente aos propósitos e aos objectivos alcançados, ao longo dos nove anos de actividades deste vosso intercâmbio de afectos (e desafectos).

Para o nosso estimado amigo Silveira Câmara, daqui vai um grande abraço transatlântico.
____