terça-feira, 18 de agosto de 2015

Guiné 63/74 - P15016: Caderno de Memórias de A. Murta, ex-Alf Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (16): De 23 de Junho a 6 de Julho de 1973

1. Em mensagem do dia 13 de Agosto de 2015, o nosso camarada António Murta, ex-Alf Mil Inf.ª Minas e Armadilhas da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (Aldeia Formosa, Nhala e Buba, 1973/74), enviou-nos mais uma página do seu Caderno de Memórias.


CADERNO DE MEMÓRIAS
A. MURTA – GUINÉ, 1973-74 

16 - De 23 de Junho a 6 de Julho de 1973


23 de Junho de 1973 – (sábado) – Aldeia Formosa; Descanso

Dia de descanso sem nada de especial a assinalar. Em Nhacobá não tem havido problemas, salvo o problema das minas.
O camarada Alf. J. A. C. P. falou comigo sobre a eventualidade duma estadia minha em Nhala como Cmdt. Int.º da nossa Companhia, uma vez que o Alf. C. L. já lá está há bastante tempo e o seu grupo está aqui em Aldeia Formosa, como os demais, mas comandado apenas por um furriel por o outro ter ido de férias. Concordei e ele falou com o Major M. D. que acedeu. Parto amanhã na coluna que vai a Buba e, no regresso da mesma a Aldeia Formosa, virá o C. L. Falei aos meus soldados à noite. Ficarão comandados pelos dois furriéis.


24 de Junho de 1973 – (domingo) – Aldeia Formosa; Nhala: o descanso merecido e os problemas

Parti de manhã com destino a Nhala, onde cheguei relativamente cedo. Troquei impressões com o camarada C. L. sobre o comando da Companhia e questões pendentes.

Finalmente vou ter oportunidade de descansar aqui algum tempo, se bem que estejam sempre a surgir pequenos problemas para resolver, mas que, comparados com a minha recente actividade operacional, são meras mesquinhices. Lamento apenas que, comigo, não pudessem ter vindo os meus soldados, esses sim, mais do que eu a precisarem de descanso e bom trato. É que eu, além de ter um tratamento diferente do deles, tenho a possibilidade de matar a fome bastando, para isso, abrir o porta-moedas. E eles? Como sobrevivem? Eles, a quem até os cantineiros negam uma cerveja se não tiverem dinheiro trocado. E, o pior, é que por cá não há trocos. Já tenho pago caixas de cerveja ao pessoal mas, infelizmente, não o posso fazer sempre.

Aqui em Nhala estão agora, além da Formação [?] da minha Companhia, a CCAÇ 3400 completa, do Capitão M.. Este anda totalmente desmoralizado, traumatizado mesmo, e em momentos de crise torna-se insuportável mas, até ver, não me causou problemas. Eu limito-me a assinar dezenas de papéis por dia e a resolver esta ou aquela chatice que, quase sempre, surgem com o pessoal ou com a população. Nada de grave até à data. A possibilidade aventada de um ataque em grande escala a Nhala continua de pé, se bem que, ultimamente, se dê menos importância ao facto.

Gabinete do Comandante. de Companhia de Nhala: Eu e o Fur. J. R., meu colaborador e amigo.


Da História da Unidade do BCAÇ 4513: 

JUN73/25 – Recebemos a visita do Exmo. CORONEL LEITÃO, CMDT DO CAOP-1

-  Terminaram hoje os trabalhos do Destacamento Engenharia na desmatação da periferia do Destacamento de NHACOBÁ, deixando portanto de haver companhias do BCAÇ empenhadas na protecção dos trabalhos de Engenharia.


Do meu diário: 

25 de Junho de 1973 – (segunda-feira) – Nhala: o descanso e o lazer

Hoje estou de Oficial de Dia, mas sem nada de especial para fazer, a não ser marcar presença no içar e arrear da bandeira, e providenciar os cuidados para o bom funcionamento e aspecto do aquartelamento. Rotinas.

Actualmente estou a dormir na tabanca do C. L., onde tenho relativa comodidade. Além de poder dormir descansado numa boa cama de madeira, tenho bastante espaço e uma boa ventoinha, além de que, o espaço interior é agradável. É que a minha tabanca ficou em péssimo estado aquando do tufão que por aqui passou há pouco tempo.

Hoje aproveitei a manhã a revelar filmes (película) no meu pequeno “estúdio”, para à noite poder passar umas horas a fazer fotografias. É um passatempo interessante e lucrativo, e o meu maior receio é que tenha de sair um dia definitivamente daqui para uma localidade que não tenha luz eléctrica. À noite, afinal, passei largas horas a ler o “Papillon”, o que me dá imenso prazer.

Nhala, 1973 – Aspecto geral da tabanca e da minha palhota.

Nhala. Arrear da bandeira quando entrava um Grupo de Combate.

26 de Junho de 1973 – (terça-feira) – Nhala; Nós e o IN

Levantei-me tarde hoje e nada fiz a não ser ler o Perintrep, (documento do QG enviado aos Comandantes de Companhia, de cariz confidencial e que deve ser incinerado 72 horas após a recepção). Este documento revela factos extraordinários, tanto sobre a nossa actividade operacional, como da actividade IN, potencialidades materiais IN, resenha dos acontecimentos importantes referentes ao período corrente, etc. Face a tais informações, ficamos cientes de que temos pela frente um IN cada vez mais numeroso, bem organizado e melhor armado que nós, fazendo supor um futuro de dificuldades crescentes.


Da História da Unidade do BCAÇ 4513: 

JUN73/27 – Conforme DIRECTIVA OP do CCFA o BCAÇ 4513 torna-se independente operacionalmente do BCAÇ 3852.

[Acrescenta o Doc Resumo dos Factos e Feitos do BCAÇ 4513]. (...) passando a actuar como Batalhão de Intervenção na Região de CUMBIJÃ-NHCOBÁ.

JUN73/29 – Desloca-se para o Destacamento de CUMBIJÃ o PC (posto de comando) do BCAÇ 4513, PEL REC e PEL SAP e 2.ª CCAÇ.

JUN73/30 – GR IN NESTM (Grupo IN não estimado) destrui com explosivos dois pontões na estrada MAMPATÁ-CUMBIJÃ.

[(Agosto/2015) - Viviam-se tempos difíceis em toda a região sob a responsabilidade de Cumbijã e, os tempos que se avizinhavam, a piorar o cenário, eram de incerteza e de incompreensão face ao que pretendiam os mais altos responsáveis militares. Adivinhava-se uma situação perto do colapso ou ruptura. Para se perceber melhor as sucessivas queixas e lamentos anotados à época no meu diário, transcrevo partes do resumo da actividade do mês de Julho/73, – hoje, com estes dados à mão, é fácil de entender -, referida no 2.º Fascículo (Período de 01JUL a 31JUL73) – HU-CAP II / págs. 9 e 10, com sublinhados meus a negrito:]

“SITUAÇÃO GERAL

Durante o período o Comando do Batalhão continuou sediado em Cumbijã, cumprindo a sua missão de intervenção numa área atribuída pelo COMANDO CHEFE, limitada a leste pelo RIO SARE HAGI, a norte pela picada MISSIRÃ-BOLOLA, a oeste pelo RIO SALANQUEUAL e a sul pelo RIO CUMBIJÃ.

De toda a esta área no início do período apenas era conhecida pelas NT uma pequena parcela. Havia que tornar mais extensos os patrulhamentos, que desvendar os mistérios das áreas ainda não exploradas, que criar ao IN sensação de insegurança e quanto possível fazê-lo abandonar a área atribuída à nossa responsabilidade. No entanto esta área abrange a região do UNAL, confluência dos corredores de abastecimento do IN, que do antecedente constitui um dos seus pontos fortes, concentrando ali, além da sede do seu 3.º CE, 5 bigrupos de Infantaria, uma Bat. Artª., um Pel. AA, e ainda um bigrupo de Fuzileiros e presumivelmente 1 grupo de mísseis. Torna-se pois pelos efectivos referenciados, como pela dificuldade de acesso, como ainda pela importância que a sua manutenção tem para a sua estratégia, um objectivo extraordinariamente difícil para as NT, agora agravado pelas limitações de apoio da nossa Força Aérea”.

[Quem foi que disse que nunca chegaram a haver estas limitações?].

“De acordo com o planeamento elaborado, são levadas a efeito sucessivamente acções sobre LENGUEL, SAMENAU, TUNANE, SAMBASÓ e BRICAMA. (...).
A seguir era o UNAL. [Isto tem qualquer coisa de evangélico e profético!]. (...) Como ir ao Unal? Tentando reconstruir o pontão? Fazendo a progressão no sentido N/S a partir de Buba? Optámos pela primeira modalidade, que embora nos pareça mais vulnerável tem a grande vantagem de ser mais próximo do objectivo, favorecendo qualquer necessidade de evacuação”.

[Afinal, foram usadas a primeira e a segunda modalidades e mais que houvessem... Estive na 1.ª e, na 2.ª esteve o meu grupo sem mim por motivos de saúde, mas deu para eu perceber que, ainda tão longe do Unal e já a “porta” que nos barrava o caminho era completamente blindada a tontices... Não era com cordões humanos infindáveis a caminhar pela mata, denunciando a intenção logo à partida, que chegaríamos ao Unal. Dizia-se que antes, muito antes, tinham sido lançadas sobre as imediações do Unal tropas especiais que nada conseguiram. A completar, (sublinhado a negrito), para se perceber o estado das nossas tropas, tantas vezes referido no meu diário, transcrevo a parte final do documento já referido].

“O pessoal começa a denunciar sintomas de cansaço consequente do ritmo de actividade que lhes tem sido exigida, agravada pelas deficientes condições de repouso, pois há mais de 3 meses que dormem em colchões pneumáticos, muitos deles, em barracas de lona”.


Da História da Unidade do BCAÇ 4513:

(Sublinhados meus a negrito)

JUL73/04 - Inicia-se praticamente nesta data uma batida a zonas nunca dantes patrulhadas pelas NT
Forças da 1.ª, 2.ª e 3.ª CCAÇ, durante a acção “OVIEDO”, patrulham a região de SAMENAU e TUNANE, tidos como locais em que o IN se encontrava instalado. É a primeira acção que se realiza para esta área. O IN não foi encontrado, embora fossem detectados vestígios da sua presença. Foi detectada e levantada em SAMENAU 1 mina antipessoal PMD-6.

JUL73/05 - Forças da CCAV 8351 durante a acção “OTÍLIA”, na região de SAMBASÓ detectaram e destruíram 1 palhota celeiro que continha estimadamente 1 Ton de arroz, aproximadamente a 50 metros desse local detectaram a destruíram 100 atados de capim.


Do meu diário:  

6 de Julho de 1973 – (sexta-feira) – Nhala; Notícias desanimadoras

Porque não tem havido nada de especial, só hoje faço umas anotações. Aqui em Nhala tudo continua normal. Tenho tido imensos problemas para resolver nesta inopinada qualidade de Comandante de Companhia. Surgem com a população, surgem com os elementos da minha Companhia, (os que estão aqui e os que estão em Cumbijã), e surgem com o Comando do Batalhão, de quem recebo constantemente mensagens ou simples correspondência confidencial.

A única coisa a quebrar a monotonia, por aqui, continuam a ser as colunas que, de passagem, sempre trazem caras novas e notícias, além da nossa correspondência. Soube, através de elementos das colunas, que o IN não tem causado problemas no que diz respeito a flagelações, mas, pela terceira vez, fez ir pelos ares os dois pontões da estrada alcatroada entre Mampatá e Colibuia.

A minha Companhia, excepto a Formação que está aqui comigo, foi transferida de Aldeia Formosa para o inferno de Cumbijã e, ao que parece, definitivamente. Só de pensar nisso fico com ansiedade. Não que tenha medo da actividade IN que na zona é um bocado intensa, mas porque Cumbijã é um “buraco” onde não se tem o mínimo de condições para viver. Demasiada tropa e, agora, com o comando do Batalhão lá instalado. (...).

Nhala, 1973. Cair da noite sobre Nhala. Podem ver-se as garrafas de alarme aos pares no arame farpado.

(continua)

Texto e fotos: © António Murta
____________

Nota do editor

Poste anterior da série de 11 de agosto de 2015 > Guiné 63/74 - P14993: Caderno de Memórias de A. Murta, ex-Alf Mil da 2.ª CCAÇ/BCAÇ 4513 (15): 19 a 22 de Junho de 1973

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro Murta:

Os relatos continuam com todo o realismo. E é um consolo reviver a sucessão de factos de guerra : a tentativa de tomada do Unal, o terceiro rebentamento dos pontões no itinerário Mampatá/Colibuia. Voltas aqui, com dados oficiais, à questão recorrente das dificuldades da Força Aérea, sentidas a partir dos primeiros meses de 73.

Um abração

Carvalho de Mampatá