segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Guiné 61/74 - P20190: Notas de leitura (1222): História das Tropas Pára-Quedistas Volume IV, é dedicado à Guiné e tem como título História do Batalhão de Caçadores Paraquedistas n.º 12; responsável pela redação e pesquisa Tenente-Coronel Luís António Martinho Grão; edição do Corpo de Tropas Paraquedistas, 1987 (1) (Mário Beja Santos)



1. Mensagem do nosso camarada Mário Beja Santos (ex-Alf Mil Inf, CMDT do Pel Caç Nat 52, Missirá e Bambadinca, 1968/70), com data de 24 de Janeiro de 2017:

Queridos amigos,
A Biblioteca da Liga dos Combatentes continua a reservar-me surpresas e leituras inesperadas. Tanto quanto me é dado saber, esta obra é a primeira iniciativa de levantamento do que foi a atividade do BCP 12 e seus antecedentes.
Trata-se de uma edição cuidada, relevando as operações em que os paraquedistas capturaram material, guerrilheiros, tiveram combates extremamente sofridos. E também se analisa a lógica seguida durante o governo de Schulz e o que se alterou com Spínola. Fica bem claro, a despeito do esforço mediático que envolveu a governação de Spínola, tropas como as paraquedistas desenvolveram atividades ofensivas de caráter notável ao tempo de Schulz. Mas no seu todo, toda a governação de Schulz continua envolta em bruma, o que é lamentável.

Um abraço do
Mário


História das tropas paraquedistas na Guiné (1)

Beja Santos

“História das Tropas Paraquedistas Portuguesas”, Volume IV, é dedicado à Guiné e tem como título História do Batalhão de Caçadores Paraquedistas n.º 12, é responsável pela redação e pesquisa o Tenente-Coronel Luís António Martinho Grão, edição do Corpo de Tropas Paraquedistas, 1987.

A primeira parte da obra é dedicada à geografia física, notas históricas, a geografia humana, estruturas administrativas, económicas e sociais, dados que o leitor manifestamente conhece, muitas obras aqui versadas abordam à exaustão estes diferentes aspetos. A segunda parte é dedicada à luta armada, começando pela pacificação da ilha de Bissau, as campanhas do Oio, a pacificação das regiões do Cacheu e do Churo, seguindo-se a história dos movimentos políticos emancipalistas, dados igualmente conhecidos pelo leitor do blogue.

Entramos seguidamente na história do Batalhão de Paraquedistas, dá-se relevo à presença de tropas paraquedistas na Guiné em 1959, em 10 de Agosto desse ano um pelotão de paraquedistas foi transportado para Bissau, acabaram por simbolizar uma missão de paz. É com a situação de conflito armado em 1963 que um pelotão de paraquedistas é enviado para a zona aérea de Cabo Verde e Guiné, com a missão fundamental da defesa do AB 2, o Aeródromo Militar de Bissau. Também nesse ano chegou à Guiné um pelotão de paraquedistas que ficou a fazer parte da companhia mista “Páras-Polícia Aérea”. No início de 1964 é enviado para Bissau um segundo pelotão de paraquedistas. O batismo de fogo ocorre em Agosto de 1963, no Sul. Em Fevereiro de 1964, as tropas paraquedistas sofreram o seu primeiro morto em território guineense. Com a intensificação da luta armada, em Fevereiro de 1964, é colocada na Guiné uma companhia de paraquedistas, os pelotões vão chegando ao longo do ano. Cria-se a Esquadra de Defesa Mista, composta pela companhia de paraquedistas, efetivos pertencentes à Polícia Aérea e por um pelotão reforçado de artilharia antiaérea, sob o comando do Capitão Tinoco de Faria. Em 1966, os paraquedistas estão em permanente atividade no corredor de Guileje. É na operação Grifo que é atingido mortalmente Tinoco de Faria.

Em Maio de 1964, Arnaldo Schulz chega à Guiné e solicitará mais tropas, será assim criado o BCP n.º 12. O livro dá conta da atividade operacional que decorreu entre Janeiro de 1967 a Maio de 1968.
Registe-se a observação:  
“As tropas paraquedistas, mercê da sua grande mobilidade e poder ofensivo, foram empenhadas pelo Comando-Chefe em operações e curta duração, onde o poder de fogo e a manobra rápida contavam decisivamente para o êxito nos ataques a bases e concentrações de guerrilheiros. Até meados do ano do 1968, os paraquedistas foram utilizados em ações de helitransporte de assalto, emboscadas e batidas de curta duração. As tropas do BCP 12 atuavam quase sempre em operações independentes sob comando operacional de um oficial superior paraquedista. O seu comandante, Tenente-Coronel Costa Campos, comandou quase todas as operações em que os militares paraquedistas tomaram parte”.
Ao longo do relato faz-se o sumário de operações onde se obtiveram êxitos significativos ou se travaram duros combates: a Operação Trovão, em que o carregamento de material capturado, em vários helicópteros demorou cerca de quatro horas; a Operação Ciclone I, em Caboxanque; Operação Barracuda III, realizada em Maio de 1968, mais uma vez o volume de material capturado foi de tal envergadura que exigiu várias horas para a sua total evacuação. O BCP, em Fevereiro de 1968 recebeu uma companhia de milícias que deu-lhes instrução, foi assim formada a companhia de milícias que operava ao lado dos paraquedistas.

O documento relata igualmente um grave incidente ocorrido com os fuzileiros, formara-se uma associação desportiva denominada ASA, sob o patrocínio dos Comandos da BA 12 e do BCP 12. Houvera até então um excelente clima de amizade entre paraquedistas e fuzileiros. Em 3 de Junho de 1967 paraquedistas e fuzileiros envolveram-se em violenta desordem que custou a vida a dois paraquedistas, os Comandos encerraram a associação desportiva ASA. Faz-se igualmente destaque para a atividade aeroterrestre, a construção de infraestruturas e destaca-se as condecorações recebidas.

Dá-se entretanto a alteração em Maio de 1968 dos comandos superiores, chega Spínola e um novo tenente-coronel para comandar o BCP 12. É instituída uma nova lógica para a atividade dos paraquedistas:  
“O novo Comandante-Chefe iria, de imediato, introduzir alterações de emprego operacional das tropas do BCP 12; às missões de combate helitransportadas, de curta duração e sob comando direto do seu comandante, irão suceder-se as operações em que os militares paraquedistas se vão manter durante períodos muito dilatados em áreas distintas do seu aquartelamento em Bissau, muitas vezes sob comandos estranhos ao BCP 12, em missões de reforço de tropas de quadrícula”.
Neste novo contexto, a atividade operacional dos novos efetivos do BCP 12 desenrola-se no itinerário Bula-Có, tratava-se de proporcionar aos novos elementos do Batalhão um primeiro contacto com o terreno da Guiné. Em Agosto desse ano, Spínola criou os Comandos Operacionais nas áreas mais críticas e/ou vulneráveis à ação do inimigo. As tropas paraquedistas, tal como outras forças de intervenção do Comando-Chefe, passaram então a ser empenhadas, durante largos períodos, conjuntamente com unidades de quadrícula do exército. Os Comandos Operacionais integravam, normalmente uma ou mais companhias do BCP 12, sendo o seu comando atribuído, com frequência, a oficiais superiores paraquedistas. Neste novo ambiente, as tropas do BCP 12 são usadas em operações de grande risco nomeadamente no Sul. Por esse tempo, o PAIGC passou a concentrar o seu esforço ofensivo sobre Gandembel, para contrariar a atividade guerrilha do PAIGC as nossas tropas iam lançando ações diárias de patrulhamento nas imediações dos aquartelamentos de Gandembel, Porto Balana, Guileje e Mejo. O PAIGC reage, é um período de inferno sobre Gandembel.

(Continua)


____________

Nota do editor

Último poste da série 27 de setembro de 2019 > Guiné 61/74 - P20183: Notas de leitura (1221): Missão cumprida… e a que vamos cumprindo, história do BCAV 490 em verso, por Santos Andrade (25) (Mário Beja Santos)

1 comentário:

João Carlos Abreu dos Santos disse...

... citando:
1.- «Em Maio de 1964, Arnaldo Schulz chega à Guiné e solicitará mais tropas, será assim criado o BCP n.º 12. »
2.- «Os Comandos encerraram a associação desportiva ASA.»

1a.- Como se sabe, a orgânica de uma unidade de escalão "batalhão" é constituída por, pelo menos, três subunidades. No caso em apreço, em Mai1964 não foi criado na Guiné qualquer batalhão de pára-quedistas: em 08Mar1964, junto ao aeroporto de Bissalanca, foi constituída a CCac-AB2 e formada a Esquadra de Defesa Mista - sob comando do capitão pára-quedista Luís Tinoco de Faria -, com pára-quedistas, polícia aérea e artilharia antiaérea do Exército (mais tarde designada CCP111); quanto ao BCP12 (CCP121, CCP122 e CCP123), só foi formado em Abr1966.
2a.- Desambiguação: «os Comandos» - tropa 'comando' -, não foram havidos nem achados na questão; durante dias sucessivos, o incidente deu origem a mais confrontos entre tropas de elite estacionadas na cidade: a unidade de fuzileiros foi punida com três meses de permanência consecutiva no mato em zona operacional; as demais tropas de elite, passaram a ter licença para sair das respectivas unidades, apenas em dias alternados.