quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Guiné 61/74 - P20392: Álbum fotográfico de Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7 (Bissau e Fulacunda, 1969/71) - Parte II


Guiné > Bissau > BAC 1 > 1969 >  O Domingos Robalo junto do obus 14


Guiné > Bissau > BAC 1 > 1969 > O fatídico obus 10.5 de Guileje ["O obús 10,5 cm sem ferrão é o de Guileje, na sequência de uma morteirada a 21/02/1969"]

(...) "A minha mobilização para a Guiné ocorrera para cumprir uma rendição individual de um militar que não teve oportunidade de chegar ao fim. Ia substituir o furriel miliciano Batista [, António da Conceição Dias Baptista, natural de Murtal, São Domingos de Rana, Cascais ], que infelizmente não terminara a sua comissão no tempo normal. No dia 14 de fevereiro de 1969, morre heroicamente ao lado do seu Comandante de pelotão, o alferes Gonçalves [, José Manuel de Araújo Gonçalves, natural de Lisboa], São vítimas de um ataque IN no aquartelamento de Guileje."  (...)

(...) O seu sacrifício resultou de um ato heroico, não por falta de discernimento ou inconsequente, mas, na sequência da intensidade do fogo IN, por terem querido proteger os seus soldados, todos negros e do recrutamento da Província. Ordenou o Alferes que todos se recolhessem no abrigo. O Furriel Batista manteve-se a seu lado respondendo ao fogo IN, como se de um duelo de artilharia se tratasse. Mas a má hora chegou. Uma morteirada cai sobre o ferrão do lado esquerdo do obús 10,5cm e ali morrem os dois. (...)




Guiné > Bissau > BAC 1 > 1969 > A despedida do cap art Moura Soares, hoje cor art ref...  [Da direita para a esquerda, o Domingos Robalo, o cap Moura Soares e... o furriel Osório, da CART 2520]... A malta de 1968/70 encontrou-se pela primeira vez em 1989, segundo o José Diniz  Faro (*). O Domingos Robalo esclarece: "A malta de 68/70, encontrou-se em 1989, pela segunda vez. A alegria foi imensa. O convívio teve lugar em Oeiras, junto às peças da artilharia de costa do Regimento de Artilharia de Costa/Oeiras, tendo como Comandante, na altura, o Coronel de Artilharia Moura Soares. O nosso 1º encontro/convívio tinha sido em Coimbra,  creio que dois anos antes. (1987 ? )".


Guiné > Bissau > BAC 1 > 10 de junho de 1969 > Exercícios (1): " Nas fotos [esta e seguinte] estou eu e o meu amigo e camarada Avelino Glória (Furriel de artilharia). As fotos dizem respeito à exibição da "milicia" que recebia instrução na BAC1, sendo eu um dos instrutores. O local é o campo de futebol de Bissau [, Sarmento Rodrigies,]  e o rapaz é um dos instruendos da milícia (estudantes do liceu de Bissau). A arma é uma Mauser (sem bala). A instrução era dada aos sábados de tarde na BAC1".


Guiné > Bissau > BAC 1 > 10 de junho de 1969 > Exercícios (2)


Fotos (e legenda): © Domingos Robalo (2019). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



Tabanca da Linha, 2019 > Domingos Robalo.
Foto de Manuel Resende (2019)


1. Continuação da publicação do álbum fotográfico (**)  de Domingos Robalo, ex-fur mil art, BAC 1 / GAC 7, Bissau, 1969/71; comandante do 22º Pel Art, em Fulacunda; tem cerca de 20 referências no nosso blogue

 Domingos Robalo [, foto acima]:

(i) tem página no Facebook desde março de 2009 e administra também o grupo Artilharia de Campanha na Guiné-BAC1/-GAC7;

(ii) vive em Almada, está ligado à Universidade Sénior Dom Sancho I, de Almada, onde faz voluntariado, desde julho de 2013, como professor da disciplina de "Cultura e Arte Naval";

(iii) trabalhou na Lisnave; é praticante de golfe;

(iv) e passou a integrar a Tabanca Grande, com o nº 795, desde 21 de setembro último.


2. Comissão de serviço na Guiné:
Domingos Robalo, BI militar, Bissau,
23 de maio de 1969, com a assinatura
do comandante da BAC1,
cap art Moura Soares

Chegou à Bissau em 13 de maio de 1969, em rendição individual. Foi colocado no BAC 1 [, mais /GAC 7], onde durante  cerca de quatro meses participou  nas “escolas de recrutas” que era levada a efeito com soldados do recrutamento da Província.

Em agosto, é nomeado para ser o instrutor na formação de artilharia de obuses 10,5cm e a 14,0cm, a furriéis, sargentos e a oficiais subalternos, oriundos de pelotões de morteiros. 

É colocado em Fulacunda como  comandante do 22º Pel Art-  Embora apenas sendo furriel, foi considerado como tendo o perfil adequado. De resto, havia falta de oficiais subalternos para preencher todos os comandos dos Pelotões de Artilharia  espalhados ou a espalhar pela Província.

Segue de Bissau para Bolama em LDM. O comboio foi atacado à morteirada, foi o seu batismo de fogo.  (***)


(***) Vd. poste de 12 de outubro de 2019 > Guiné 61/74 - P20232: Recordações e desabafos de um artilheiro (Domingos Robalo, fur mil art, BAC 1 /GAC 7, Bissau, 1969/71) - Parte V: Rumo a Fulacunda, com o 22º Pel Art, passando por Bolama, e com batismo de fogo

14 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

È impressionante: se a morteirada deu cabo do ferrão do lado esquerdo do obus 10,5, como documenta a foto, imagine-se como ficaram os corpos dos nossos camaradas, o alf Gonçalves e furriel Batista, em Guileje.

Domingos, presume-se que o obus tenha regressado à BAC1, para reparação. Não ?... A legenda que mandaste é omissa a esse respeito, mas parece-me que a foto foi tirada em Bissau... Puseste uma data: 21/2/1969... E na BAC1 havia condições (oficinas, pessoal especializado) para fazer este tipo de reparações ?...

Saudações do infante LG

José NASCIMENTO disse...

Na foto em que estão almoçar/jantar, o 3º. da direita parece-me o furriel Osório da minha CART 2520, que foi tirar o curso de armas pesadas a Bissau e depois voltou para comandar a secção ou pelotão de obuses no Xime.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Já pedi ao Domingos para me confirmar q legenda da primeira foto que ele está sob o obus... Eu julgo que é o obus 14, e não peça 11.4... Confirma...

Por outro lado, presumo que o cap Moura Soares (, em 1989, no 1º convívio da maltra do BAC 1, era cor art ref) seja o segundo da foto, a seguir ao Domingos, da direita para a esquerda... O 3º será então o furriel Osório da CART 2520, que eu conheci no Xime, fizemos várias operações juntos.

Perguntei-lhe ainda se é vivo, o coronel... Se sim, peço-lhe o canvidar a partilhar as suas memórias e a integrar a Tabanca Grande... Devias ter, entre nós, mais oficiais do Quadro Permanente, que tenha estado connosco na Guiné. Todos eles cabem na Tabanca Grande... LG

Valdemar Silva disse...

Interessante, nas fotos dos Exercícios (1 e 2), em 10 de Junho de 1969, no BA 1, em Bissau, não se ver militares em camuflado e o soldado interveniente usar a Mauser no exercício.

Valdemar Queiroz

Tabanca Grande Luís Graça disse...

O Domingos Robalo podia "desenvolver" a legenda dessas duas fotos...

DRobalo disse...

Olá camaradas. Vou responder e esclarecer o que posso:

1º Na 1ª foto estou junto ao obús 14,0 cm, em período de "escola de recrutas/especialidade", a naturais da Guiné, depois de estes terem feito a recruta em Bolama.

2º O obús 10,5 cm sem ferrão é o de Guileje, na sequência de uma morteirada a 21/02/1969.

3º Tínhamos Furriéis "Mecânicos de armas Pesadas" que ,também, percorriam o TO a fazer reparações em obuses, quando solicitados. A foto foi tirada na BAC 1/Bissau em Maio de 1969, quando cheguei à Província.

4º Nas fotos do 10 de junho de 1969, estou eu e o meu amigo e camarada Avelino Glória (Furriel de Artilharia). As fotos dizem respeito à exibição da "milicia" que recebia instrução na BAC1, sendo eu um dos instrutores. O local é o campo de futebol de Bissau (creio que do UDIB) e o rapaz é um dos instruendos da milicia (estudantes do liceu de Bissau). A arma é uma Mauser (sem bala). A instrução era dada aos sábados de tarde na BAC1.

Nota: A legenda do almoço com o M.Soares deve ser corrigida, porque devem querer dizer ( a malta) e não ( a mata).

Aproveito para informar que a minha presença em Mansôa foi apenas de passagem na deslocação
para Cutia para a tal operação de 17 a 27 julho de 1970. Porém, já tinha estado em Mansôa creio em junho ou julho de 1969, para participar nos fogos reais do fim de um escola de recrutas de Artilharia.

>Espero ter ajudado.
Abraços

Domingos Robalo

DRobalo disse...

1987 ?Acrescento:

A malta de 68/70, encontrou-se em 1989, pela segunda vez. A alegria foi imensa. O convivio teve lugar em Oeiras, junto às peças da artilharia de costa do Regimento de Artilharia de Costa/Oeiras, tendo como Comandante, na altura, o Coronel de Artilharia M.Soares. O nosso 1º encontro/convívio tinha sido em Coimbra creio que dois anos antes. (1987 ? )

Valdemar Silva disse...

Robalo
Se as fotos dos Exercícios (1 e 2) me fizeram confusão, a explicação mais confusão me faz.
'Instruendo da milícia (estudante do Liceu de Bissau)'? Milícia em Bissau feita por alunos do Liceu? Este parece-me 'europeu'.
É primeira vez que se fala desta milícia no blogue. Gostava que explicasses este pormenor, desta milícia de Bissau.

Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Acrescento ao comentário de DRobalo que "Em 17JUL70, o 28º PelArt a 02 Bocas de Fogo, deslocou-se para Cutia. Ali reforçado com 02 Obuses 14cm e 01 Peça 11,4cm, manteve intensa acção de flagelação sobre a região de MORÉS. regressou a MANSOA em 28JUL. recolheu a BISSAU em 29JUL, tendo sido substituído em MANSOA pelo 21º PelArt que do antecedente se encontrava em MANSABÁ." Transcrição da HU do BCaç 2885.
De notar que em 24JUL70 se deslocaram por terra a MANSABÁ o grupo dos Deputados da AN que visitaram a Guiné, grupo esse que posteriormente, quando do regresso do CAOP 1 de Teixeira Pinto para Bissau, se viu "amputado" de elementos que pereceram no desastre aéreo provocado por um tornado.
As Forças de Artilharia estacionadas em Mansoa, alteravam-se com bastante frequência.

AB e bom fim de semana
JPicado

DRobalo disse...

Ao Anónimo (J Picado)

Caro camarada. Havia um Picado na BAC1/GAC7, que era de artilharia. Porventura, serás tu?

Pela referência que acabas de fazer estiveste certamente em Cutia nesses dias de 17 a 27 de julho de 1970? Recordo apenas a presença do 1º Sargento Canário (falecido) e o Alferes Sá Viana Rebelo,ambos nas fotos.
Abraço

DRobalo disse...

Respondendo ao camarada Valdemar Silva.

Olá camarada.

Vou tentar clarificar a questão e a dúvida com que ficaste.

As fotos reportam-se ao 10 de junho de 1969, em Bissau, no Campo de futebol da cidade (UDIB ?).

Como podes verificar. as bandeiras em redor são da "Mocidade Portuguesa". O público alvo era a juventude estudantil de Bissau. A exibição que se vê na foto era de rapazes estudantes do liceu que recebiam instrução ao sábado de tarde sob orientação da BAC 1. A instrução tinha lugar num espaço exterior à minha Unidade (BAC1), nas traseiras do QG e onde havia uma carreira de tiro (armas ligeiras).A instrução desta milícia era semelhante à que, em outros tempos, havia na "Metrópole" e da qual me lembro muito bem. A instrução consistia em : ordem unida, manuseamento da Mauser, instrução geral parecida com a recruta geral de soldados. Não tenho ideia se esta "festa" teve sequência, mas em junho/julho de 1970 eu dava instrução a um grupo destes alunos, creio que cerca de 15. Lembro-me que dois deles pretendiam vir para a Metrópole para ingressarem na Marinha e nos Paraquedistas.

Creio ter ajudado.

Abraço e bom fim de semana

Anónimo disse...

Eu estava lá por acaso, aguardando o regresso à Metrópole.
E andava nas lições para tirar a carta de ligeiros e pesados, que fiz passados uns dias.
Não tenho fotos destes acontecimentos, tenho outras, noutros locais.
Também não me lembro se havia 'grande ronco' com os festejos do Dia de Portugal!

Parabéns por este belo conjunto de fotos.

Virgilio Teixeira



Valdemar Silva disse...

Robalo
Obrigado pela explicação.
A minha confusão está esclarecida.
A questão desta 'milícia' é que estava a confundir-me com a outra, esta sim, milícia que havia no mato e que em muitos casos defendiam a própria tabanca, era uma milícia assalariada.
Desta 'milícia' nunca tinha ouvido falar e não sabemos se havia noutras localidades do interior da Guiné. Era um ridículo cumprimento do estatuto da MP.
Ab. e saúde da boa
Valdemar Queiroz

Anónimo disse...

Respondendo ao camarada DRobalo

Esse Picado que estava no BAC1 e era de Artilharia, não era eu, embora a minha Arma como miliciano fosse AA. Esse camarada não era meu familiar e julgo que também não seria um tal Capitão, igualmente Picado, que anos mais tarde vim a encontrar no RI 10 em Aveiro quando tive de ir pedir documentação militar para fins de contagem de tempo para a CGA.

Eu,miliciano, fui em rendição individual comandar a CCaç2589 do BCaç2885, que se encontrava em Mansoa, mas nesse período estava de férias na metrópole. Mais tarde, meados de NOV70 a 31JAN71 estive nessa "estância termal" de Cutia, um dos 3 destacamentos, que pertenciam à "minha" companhia.

AB e boa saúde

JPicado