quarta-feira, 31 de março de 2021

Guiné 61/74 - P22053: Casos: a verdade sobre ...(21): a jangada que fazia a travessia do rio Corubal, em Cheche, já era assente em três canoas, no meu tempo, c. set 1967 / c. abr 1968 (Abel Santos, sold at, CART 1742, Nova Lamego e Buruntuma, jul 1967 / jun 1969)

Foto nº 1 > Guiné > Região de Gabu > Cheche > Rio Corubal > CART 1742 > c. set 1967 / c. abr 1968 >  A jangada com estrado assente em três canoas... O Abel Santos diz que a a foto é de janeiro de 1968, ou seja, um ano antes da Op Mabeco Bravios.


Guiné > Região de Gabu > Cheche > Rio Corubal > CART 1742 > c. set 1967 / c. abr 1968 >  O pessoal puxando a braço a corda que fazia deslocar a jangada.

Fotos (e legendas): © Abel Santos  (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Mensagem de Abel Santos (ex-Sold Atir,  CART 1742, "Os Panteras",
 Nova Lamego Buruntuma, 1967/69)

Data - terça, 16/03/2021

Assunto - Poste 21949 Retirada  de Madina do Boé. 

Boa tarde,  meu amigo e camarada Luís Graça.

Lendo o poste em epigrafe (*) e as declarações nele introduzidas pelo senhor tenente coronel José Aparício, noto que há algumas inverdades inseridas no texto.

A certa altura o ten cor  José Aparício escreve que não havia jangada com três canoas, mas só com duas,  o que não é verdade, e para confirmar o que digo envio fotos da jangada na qual a minha CART 1742 fazia a travessia do rio Corubal (4 x 2) para Madina do Boé e Béli, aquando das colunas de reabastecimento aos camaradas ali colocados. 

Uma foto mostra a rapaziada da minha companhia que fazia o trajeto de ida e volta [Foto nº 1] , na outra foto vemos o pessoal puxando a braço a corda que fazia deslocar a jangada, porque não havia o tal motor auxiliar.[Foto nº 2]

A minha opinião em relação ao acidente no rio Corubal foi excesso de peso que a jangada levava a bordo, o que originou entrada de água nas canoas e, com corrente forte a meio do rio, adornou. Por precaução e segurança o nosso comandante nunca excedia o peso, levando em cada travessia 2 viaturas e os dez homens que puxavam a corda, que eram substituídos após a segunda travessia. (**)

Abel Moreira dos Santos, 
soldado de artilharia da CART 1742,
Nova Lamego, Buruntuma 
30 de Julho 1967/06 junho 1969. (***)

___________

Notas do editor:

(*) Vd. poste de 26 de fevereiro de 2021 > Guiné 61/74 - P21949: Op Mabecos Bravios: a versão da CECA e do ex-cap inf José Aparício, comandante da infortunada CCAÇ 1790, a última companhia de Madina do Boé

(...) A travessia do rio Corubal era então [, antes da Op Mabecos]  feita por uma jangada constituída por uma plataforma sobre 2 canoas; um longo cabo ligando 2 pontos fixos instalados em cada margem corria numa roldana instalada na plataforma; a impulsão necessária para mover a jangada era dada pela força braçal dos militares puxando manualmente o cabo.

Como segurança do movimento, uma embarcação "Sintex" com motor fora de bordo acompanhava lateralmente cada movimento de vaivém, pronta para qualquer emergência. (...)
 


(**) Vd. postes de:

25 de junho de 2008 > Guiné 63/74 - P2984: Op Mabecos Bravios: a retirada de Madina do Boé e o desastre de Cheche (Maj Gen Hélio Felgas † )

(...) No Gabu (então Nova Lamego) construiu-se uma nova jangada que depois foi levada para o Cheche onde a que lá estava foi devidamente reforçada. 

Estas jangadas eram constituídas por um forte estrado dotado de vedações laterais e assente em bidões vazios e em três “barcos” formados por grandes troncos de árvores escavados [canoas]. Estrutura esta que, com a jangada descarregada, colocava o estrado a cerca de um metro da água.

As jangadas eram consideradas muito seguras e incapazes de se voltarem ou afundarem, desde que não fossem excessivamente carregadas. 

Calculava-se que aguentariam um peso de dez toneladas. Mas para maior segurança a O.Op. proibia que fossem transportados mais de 50 homens de cada vez. (...)


26 de julho de 2018 > Guiné 61/74 - P18871: Para que os bravos de Madina do Boé, de Béli e do Cheche não fiquem na "vala comum do esquecimento" - Parte III: A operação rotineira de manobra e montagem da segurança da jangada que fazia a travessia do Rio Corubal, no Cheche: fotos do álbum do Manuel Coelho (ex-fur mil trms, CCAÇ 1589 / BCAÇ 1894, Bissau, Fá Mandinga, Nova Lamego, Béli e Madina do Boé, 1966/68)


(***) Último poste da série > 15 de fevereiro e 2021 > Guiné 61/74 - P21903: Casos: a verdade sobre... (20): a canoa abandonada na bolanha, na Tabanca Velha, Nova Sintra, e que servia de diversão para a rapaziada... (Carlos Barros, ex-fur mil, 2ª C / BART 6520/72, 1972/74)

13 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Abel,é uma foto preciosa, a tua. É a primeira vez que se vê,aqui no blogue, a imagem da estrutura da jangada com o detalhe das canoas em que assentava o estrado de tábuas de madeira... E de facto não são 2 mas 3 canoas!...Só faltou identificar um ou mais dos camaradas que aparecem na foto no. 1,para dar mais força à tua informação sobre a data: é a jangada do teu tempo, c.Setembro 67 / c.Abril 68, altura creio eu em que vocês estiveram em Nova Lamego e faziam colunas a Madina do Boé e a Beli. O comandante da Op Mabecos Bravos, cor Helio Felgas , também fala da antiga jangada de 2 canoas...O Aparício repete a mesma informação que, segundo a tua prova, está errada.

Era importante não haver quais quer dúvidas sobre a data da foto no. 1.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Abel,temos de estar preparados para poder responder ao "contraditório": (1) para quê mandar construir uma nova jangada no principio de 1969 se já havia uma boa, segura e larga, assente em três canoas, a que era utilizada em 1967 e 1968, no teu tempo, na travessia de pesoal e viaturas ?; (2) esta foto podia ser do tempo da Companhia do Aparício, a 1790, e a nova jangada de 3 canoas estar a fazer testes de navigabilidade no rio, antes da Op Mabecos Bravios; (3) por qualquer razão, a foto foi parar ao teu álbum mas não seria do teu tempo...

Abel, por isso é que eu digo que deves identificar, se possível, um ou mais camaradas da foto no.1.

Um abraço amigo do Luis.

Anónimo disse...

... apenas um "prumenor": «adornou» > «adernou».

Tabanca Grande Luís Graça disse...

adornar
adornar | v. tr. e pron. | v. tr.
adornar | v. tr. e intr.

a·dor·nar 1 - Conjugar
(latim adorno, -are)
verbo transitivo e pronominal
1. Pôr adornos em. = ADORNAR, EMBELEZAR, ENFEITAR, ORNAR

verbo transitivo
2. [Figurado] Enriquecer.

3. Disfarçar.

Palavras relacionadas: adornamento, adornado, adorno, ornar, arrear, enfeitado, decorar.

a·dor·nar 2 - Conjugar
(talvez alteração de adernar)
verbo transitivo e intransitivo
[Marinha] O mesmo que adernar.


"adornar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2021, https://dicionario.priberam.org/adornar [consultado em 31-03-2021].

Abel Santos disse...

Peço desculpa pelo erro cometido ao escrever adornar, quando pretendia escrever adernar.
E já agora, e apenas por uma questão de "prumenor" peço ao senhor anónimo que não tenha vergonha do seu perfil.

Abel Santos.

Carlos Vinhal disse...

Abel, não cometeste nenhum erro, a palavra adornar é vulgarmente (bem) aplicada quando se quer dizer que um navio adernou. Já vi um navio adornado (virado com o fundo para cima) na Doca 1 Sul do Porto de Leixões. Também já vi alguns navios adornados (engalanados) quando visitavam pela primeira vez Leixões ou em ocasiões festivas.
O português é uma língua muito traiçoeira mas não faltam "doutores" para nos corrigir mesmo quando estamos certos, como foi o teu caso.
Abraço, vizinho
Carlos

Abel Santos disse...

Luís, conforme o teu pedido aí vai, data das duas fotos, Janeiro de 1968.

Antes da opº Mabecos Bravios a jangada de três canoas já existia em Janeiro de 1968, e essa mesma jangada foi que fez a travessia do rio Corubal para a outra margem (4x2) da minha companhia para Madina do Boé e Béli.

Em relação à identificação dos meus camaradas que aparecem nas fotos está um alferes, um furriel, e um 1º cabo, nomes não te dou, digo que as fotos são minhas e de outro meu camarada que está na foto, e que pertencem ao nosso espólio, espero bem que ninguém se aproprie delas, contra factos não à argumentos.

Eu gostava que determinados experts me explicassem como foi transportada para o Cheche a jangada construída em Nova Lamego.

Passa bem.

Abel Santos.

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Abel, citei o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa para mostrar os vocábulso "adornar" e "adernar", eenquanto verbos intransitivos, são sinónimos em linguagem náutica: o barco adornou/adernou...

Vê se descobres é a data precisa (ou pelo menos o mês e o ano) em que foi tirada a foto nº 1 e por quem... E, se possível, quem são os teus camaradas que lá aparecem em cima da jangada... Um abração, Luís

Anónimo disse...

O DESASTRE DO CHE-CHE
Alguns contributos para a tentativa de esclarecer aquele terrível acidente, que por muito tempo que ainda andemos por cá, nunca será esclarecido, é um daqueles mistérios, que ninguém quer ver revelados, é a minha opinião, sem qualquer intenção de julgar, até porque nada sei mais do que os outros.
O Abel que não tenho o prazer de conhecer, esteve em NL e Buruntuma. É mais antigo que eu, perguntava-lhe se esteve lá no mesmo período que eu; 21-09-67 até 26-02-68. A CART 1742 fazia parte de um grupo de 17 Unidades que estiveram naquele período sob o comando do BCAÇ1933. Eu não conhecia bem as instalações da chamada Companhia de baixo - a 1742, ao contrário em São Domingos, com a CART1744, que conhecia e bem e confraternizávamos, pois, aquilo era mais pequeno, e que penso que a 1744 ser do mesmo Batalhão.
Estive a ler a História da Unidade, todos os acontecimentos no período de NL, e não encontro referência a muita coisa, não sei qual o critério que seguia a história.
Contudo vejo que a CART1742 estava sediada em NL, apenas o 3º pelotão estava em CAMAJABÁ. O Abel não sei de que pelotão era.
Ele diz que a foto nº 1 é de Janeiro de 1968, estava eu lá, em NL, e notava-se sempre grande burburinho com as famosas colunas para Madina e Béli, tudo se agitava à volta deste tipo de acontecimentos, eu tenho reportagens feitas de madrugada a quando da saída das colunas.
Na história da Unidade – HU – não consta por exemplo a emboscada que provocou a morte do Alferes Gamboa e outros, perto de PICHE da CCAV1662, foi no 4º trimestre de 67.
Como também não refere aqui um caso que muito chocou a malta em NL.
A emboscada de uma coluna vinda de NL, após rebentamento de minas perto do CHECHE, e na sequência da qual foi morto com uma bazuca o Major Ruas, entre outros. Este acontecimento causou grande consternação, em especial à mulher e família que estavam em Bissau. Os pormenores foram-me contados por um dos meus amigos, um soldado condutor, que estava lá presente, e que eu encontro com frequência em Vila do Conde, é um empresário da Têxtil em Guimarães, que me tem muito em consideração, e que eu retribuo.
Este oficial que eu conheci na messe, pertencia ao Batalhão de Engenharia, e vinha com frequência a NL, pois era o responsável pela operacionalidade da Jangada da morte.
Nunca me ocorreu, mas agora pergunto essa foto nº 1, seria já uma nova jangada com as 3 pirogas mandada construir pelo Major Ruas? Não sei mais nada.
No dia 17 de Janeiro de 1968, dá-se a operação ‘LINCE’ nome dado à operação de retirada da CCaç1589 de Madina, e substituída pela CCAÇ1790 do meu Batalhão e do Capitão Aparício. Esta operação de 5 dias mobilizou enormes meios humanos e materiais, e lembro-me de ter assistido à chegada dos homens daquela companhia a NL completamente pirados, com o devido respeito, tinham passado um ano naquela fogueira, isolados do mundo.
O Abel, caso tenha participado nesta operação deve saber muito mais, e pelo menos sabe mais do que eu mesmo que não tivesse estado nessa operação.
Fica aqui o meu pequeno contributo, para a história deste caso, macabro.

Virgilio Teixeira


Anónimo disse...

Rectificação:

O incidente no Cheche, atrás referido, teve como protagonistas o Major Pedras (e não Ruas) bem como o Furriel Jorge, ambos foram atingidos, um morreu no local - o furriel Jorge - o Major foi evacuado para o HMR241 em Bissau, onde veio a falecer pouco depois. A esposa após ver a sua morte, deu-lhe um ataque insultando todos de «assassinos».
Aquela jangada da foto 1 não é a do acidente, esta é uma pequena jangada só para pessoas, a jangada do acidente era enorme, para levar GMC e militares, não podia ser esta.
Foi-me contado por um soldado condutor que esteve no local várias vezes e assistiu a tudo, inclusive na ajuda a carregar o Major para o Heli, ele era um homem forte com peso, um farto bigode.
Eram ambos do Batalhão de Engenharia de Bra, e responsáveis pela manutenção da estrutura de travessia do Rio Corubal, no Cheche.

Virgilio Teixeira

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Virgílio, é a primeira vez, se bem recordo, que aqui se fala dessa emboscada que vitimou um oficial superior do BENG 447, o major Pedras, além do furriel Jorge...

Na Liga dos Combatentes > Mortes do Ultramar vem a seguinte nota de óbuito;

LUÍS VASCO DA VEIGA FERREIRA PEDRAS | Maj ! Exército ! Guiné ! 15/01/1968 Combate

Vou publicar o teu comentário, com a tua preciosa informação sobre o caso...

Desejo uma boa Páscoa, com aqueles que amas. LuÍs (esto de folga, estes 3 dias!...)

Anónimo disse...

Boa noite Luis,

É isso mesmo, a data coincide com a conversa que tive com o nosso condutor que esteve presente, ele atirou para uma destas datas, coincidente com Janeiro68.
Não sei como tem passado despercebido mas o texto e fotos do Abel, fez-me lembrar algo que tinha cá no subconsciente, juntando algumas peças, cheguei lá.
Não sei porque estes acontecimentos não constam na HU?
Não era assunto?
Eu conhecia o Major, ele veio a NL 2 ou 3 vezes, mas lembro-me da sua figura, só que na altura não ligava a isso, não sabia o que fazia ali, tinha outras preocupações, que a maioria dos militares não tinha.
Mas que foi um acontecimento trágico não há duvidas.

Ainda soube mais, ele ia na primeira viatura da frente, um blindado, talvez uma Fox e ao seu lado o Furriel Jorge, que devo ter nas minhas fotos, mas que não sabia as suas funções.
Atenção que pode haver alguma discrepância, na descrição dos acontecimentos, eu não vi nada.

Foi um tempo complicado, o meu inicio na Guiné, Nova Lamego, muitas noticias de guerra e mortes, e o meu trabalho tinha que ser feito, não havia substitutos.
Fico agradado que o meu trabalho de sapa, ontem e hoje, tenha sortido algum efeito.
Pelos piores motivos, sem dúvida, mas para ser lembrado este militar de carreira.
Pode ser que se abra uma nova página.

Retribuo os votos de uma Boa Pascoa, com saúde para todos.

Virgilio Teixeira



Anónimo disse...

Paulo Raposo (by email)
quinta, 1/04, 12:35


Obrigado Luis por mais esta informação .

Durante a operação de Madina, só passava uma GMC de cada vez. Cada deveria pesar entre 5.000 a 7.000 kgs.

Na última travessia a jangada levava 2 grupos de combate da minha companhia 2405. 1 pelotão de milícias e a companhia de Madina, a 1790.

Se fizermos as contas a 70 kgs por homem X 150 , temos 12.500 kgs. Fora o armamento e munições.

A bem dizer equivale a duas GMC. Levava o dobro

Um abraço amigo
Paulo Lage Raposo