segunda-feira, 4 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14565: Tabanca Grande (461): José Maria Pinela (DFA), ex-1.º Cabo TRMS da CCS/BCAV 3846 (Ingoré, 1971/73) - Tabanqueiro n.º 685

1. Mensagem do nosso camarada e novo tertuliano, José Maria Pinela (DFA), ex-1.º Cabo TRMS da CCS/BCAV 3846, que esteve em Ingoré entre 1971 e 1973, com data de 29 de Abril de 2015:

Olá boa tarde caros camaradas da Tabanca Grande, 

Sendo meu desejo aderir ao grupo, venho assim pedir a minha adesão, se para isso reunir as condições. 

Vou anexar as fotos da praxe, assim como um pequeno texto para de apresentação, não sei se é o suficiente ou não.

Deixo á vossa consideração. 

Abraços
José Maria Pinela

************

2. Camarada Luís Graça

Permite-me um abraço de apresentação.
O meu nome é José Maria Pinela e sou ex-combatente da Guiné, BCAV 3846, 1971/73.

É então no intuito de entrar para o grupo Luís Graça & Camaradas da Guiné que hoje resolvi pedir a adesão uma vez que sou visitante quase diário do Blogue e, desde já, quero elogiar o trabalho desenvolvido.

Assim sendo vou passar a descrever o meu percurso militar como prova de apresentação.

Assentei praça em Elvas, BC 8, na 3.ª Companhia de Instrução do 3.º Turno de 1970, onde fiz a Recruta. Finda esta segui para Lisboa, BC 5, onde fiz a Especialidade de Transmissões de Infantaria. Terminada seta segui para Portalegre, BC 1, onde permaneci até à mobilização (por sinal no dia dos meus 22 anos, 16 de Fevereiro) de onde parti para Estremoz, BC 3, a fim de formar Batalhão na CCS do BCAV 3846, como 1.º Cabo de Transmissões.

Na madrugada do dia 3 de Abril de 1971, rumámos a Lisboa, Cais de Alcântara, onde nos esperava o navio Angra do Heroísmo, que cerca do meio-dia rumou à Guiné, onde chegámos no dia 9 de Abril de 1971.

Depois de um mês no Cumeré, para o IAO, partimos para a nossa zona operacional, ou seja, duas Companhias para o Ingoré, onde eu estive incluído, outra para São Domingos e outra para Susana-Varela.

Decorreu o resto do ano de 1971 conforme se pôde, até que entrou o ano de 1972 que começou mal como o ano anterior. A 14 de Maio caímos numa emboscada, onde fui ferido e evacuado de helicóptero para o HM 241, em Bissau, onde permaneci durante cerca de dois meses, de onde acabei por ser evacuado por via aérea para o Hospital Militar, Anexo em Campolide, de onde saí como DFA, no dia 6 de Abril de 1973, dado como incapaz para todo o serviço militar e apto parcialmente para o trabalho.

O pessoal que restou do Batalhão regressou à Metrópole a 13 de Março de 1973, com o qual vou mantendo contacto até hoje através do convívio anual que se realiza no domingo mais próximo do dia 13 de Março, data de aniversário da chegada.

Foi este o meu percurso militar
José Maria Pinela


Cais de Ingoré

Foto: © Arménio Estorninho


3. Comentário do editor

Caro camarada Pinela:

Sê bem-vindo à nossa Tabanca Grande onde há sempre lugar disponível para mais um camarada ou amigo da Guiné. É com prazer que te recebemos.

Pelo que nos acabas de contar, foste um dos desafortunados que não conseguiram passar incólumes por aquela guerra. Tiveste a infelicidade de ser ferido durante uma emboscada, tendo ficado marcado fisicamente para sempre. Esperamos que a incapacidade que referes não te impeça de fazeres uma vida "normal", considerando este conceito o mais lato possível.

Já sabes que ficamos ao teu dispor para receber as tuas memórias escritas e/ou fotográficas que ficarão a ser espólio de guerra para consulta futura. É este um dos nossos objectivos. Outros serão a troca de impressões e conhecimentos baseados na experiência de cada um de nós, salvaguardando uma ou outra imprecisão, fruto do tempo já decorrido. Entre todos havemos de deixar algo que seja útil quando nós já cá não estivermos.

Ficaremos ao teu dispor para qualquer esclarecimento, mas na aba esquerda da nossa página podes consultar: "O que nós (não) somos... Em dez pontos" e "Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné: Política editorial".

Resta-me deixar em nome dos editores e da tertúlia deste Blogue um abraço de boas vindas.

O teu camarada
Carlos Vinhal
____________

Nota do editor

Último poste da série de 2 de maio de 2015 > Guiné 63/74 - P14554: Tabanca Grande (460): Nuno Nazareth Fernandes, que foi alf mil do BENG 447 e radialista em Bissau, 1972/74... Senta-se à sombra do nosso poilão, cabendo-lhe o lugar nº 684

2 comentários:

Luís Graça disse...

Camarada, o Carlos Vinhal já te deu as boas vindas à Tabanca Grande. Na qualidade de fundador do blogue, também te quero dar um abraço de amizade e caradagem. Estás aqui de pleno direito. Traz outro camarada contigo e conta-nos mais coisas sobre os teus tempos de Guiné (que não foram afortunados).

Luís Graça

JOSÉ MARIA PINELA disse...

Olá boa noite, agradeço as vossas mensagens de boas vindas. na Tabanca grande, dentro de algum tempo irei partilhar mais algumas passagens pela Guiné. abraços.