quarta-feira, 6 de maio de 2015

Guiné 63/74 - P14577: Cartas de amor e guerra (Manuel Joaquim, ex-fur mil, arm pes inf, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) (20): Acidente de percurso

1. Mensagem do nosso camarada Manuel Joaquim (ex-Fur Mil de Armas Pesadas da CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67), com data de 15 de Abril de 2015, trazendo o episódio 20 das suas Cartas de Amor e Guerra:

Meus caros Luís, Carlos e Eduardo: 
Junto envio mais um item de "Cartas de Amor e Guerra", o n.º 20. 
Votos de saúde e alegria e ... até sábado! 
Abraço-vos com amizade e camaradagem
Manuel Joaquim


Cartas de Amor e Guerra

20. Acidente de percurso

Em meados de Outubro de 1966, o fim das minhas férias em Portugal aproximava-se e ainda me faltava contactar uma colega de profissão e minha correspondente assídua, pessoa que eu não conhecia pessoalmente mas que considerava ser uma boa amiga. Tínhamo-nos “encontrado” quando ela respondeu afirmativamente a um meu anúncio a pedir correspondentes e inserido nas páginas da revista “Plateia”. Entre muitas respostas, só três me satisfizeram e uma delas era a sua. Mulher atenta e dedicada, correspondente assídua, acompanhava devotadamente a minha vida na Guiné.

Os dias de férias foram correndo, os meus compromissos de encontros com outro(a)s amigo(a)s eram muitos e, quando dei por isso, estavam as férias a chegar ao fim e o nosso encontro por realizar.
Encontro que só aconteceu na antevéspera do dia do meu regresso à Guiné, o que me obrigou a escolher entre a namorada e a amiga, “beneficiando” esta com a minha presença durante todo o dia.

A namorada sabia do encontro e a sua realização não teve oposição declarada da sua parte, para lá de mostrar alguma insatisfação. Nunca imaginei o grau real que essa insatisfação atingia. Nem mesmo na despedida, quando a senti triste e dispersa nas conversas e na afectividade. Pensava eu que tais tristeza e nervosismo eram provocados pela separação e pela minha partida para a guerra. Mas não, como se pode ver pelas cartas trocadas entre nós.


Cacém, 7-Novembro-1966

“… nunca um acto teu me feriu e influiu tanto nas nossas relações …”

(…).
É preciso que eu afirme, até para mim, que te quero muito pois, por vezes, fico a balançar na dúvida. Agora, depois de um período de lua-de-mel, depois de dificilmente ter aceitado umas partidinhas que tu, mui gostosa e divertidamente, me quiseste ofertar, a dúvida nasceu. E germinou, não me engano, por ter duvidado dos teus sentimentos, por me sentir traída. Mais, talvez por um desejo íntimo de vingança, não sei. (…).

Algum esmorecimento no amor que te dedico rondou-me o coração neste curto período de separação. Consequência ainda do teu comportamento nos dias que a precederam.
Já que abordei o assunto, é oportuno também dar-te a conhecer que nunca um acto teu, dos mais levianos que cometeste, me feriu e influiu tanto nas nossas relações como o teu abandono nos dias que precederam a tua partida. E não o expresso facilmente, embora querendo fazê-lo. Cheguei a desejar-te que no último dia não aparecesses, que embarcasses e nunca mais desses notícias.

Meu M. querido, desculpa se te ofendo mas a verdade creio que jamais te ofenderá, até porque era o despeito que assim me levava a proceder. O resto, o que existe, é ainda e cada vez mais o muito amor e o medo de te perder. (…).

O domínio que ainda consegui adquirir nos momentos últimos das nossas férias pôde amenizar e salvar a despedida mas, mesmo assim, eu senti-o, ela foi fria e vazia porque eu continuava amachucada e ferida na minha sensibilidade que é demasiado acentuada. Disso, ainda tu não quiseste saber ou ainda te não apercebeste.

Não, meu Amor, não classifiques essa minha irritação como obra de ciúmes. Porque não o foi, tenho a certeza. O que senti foi ser demasiado o teu abandono quando mais desejava a tua presença e achava que também devias preferir a minha a qualquer outra.

Bem, meu M. querido, quero que o assunto fique arrumado por agora. Uma certeza existe, neste momento em que te escrevo: AMO-TE.
(…).

Beijo-te saudosamente
Sempre contigo, a tua
N.

************
Mansabá, Nov – 14/66

Mansabá, final de 1966 > no interior do quartel
Foto: © G. Passeiro

Alguma coisa terei hoje a dizer-te, minha querida. (…). Fiquei surpreendido com esta tua última carta, não por ela em si mas pela sua dissonância com as anteriores. (…). E fiquei perplexo com a tua atitude nesta altura, depois de duas cartas sem sombras e parecendo firmes na certeza das palavras que encerravam. (…). Pergunto-me como puderam surgir as duas anteriores, com esta última dentro de ti.

Com que então, muitas partidinhas te fiz nas minhas férias? Bem, começo por dizer que nunca actuei com o intuito de te pregar qualquer espécie de partidas. Fui natural com o meu comportamento. Acho que é preciso dizer-te isto. (…). Há quem tivesse ficado triste pela minha não visita. (…). Devia tê-la feito. Disto é que estou arrependido.

Mas, afinal, que amor é esse que me dedicas, minha querida? Que amor é esse, que sentes vacilar ao meu mínimo acto que te dê a sensação de que te pretiro? Surge-te assim tão repentinamente a dúvida? (…).

Não, não dei por essa tua frieza, por esse teu vazio na nossa despedida. (…). É espantoso, é inacreditável esse teu estado de espírito. Doeu-me, sem dúvida, essa tua revelação.
Pergunto a mim mesmo como é possível a duas pessoas que SE AMAM separarem-se com frio e vazio no coração, principalmente dando-se o caso de uma separação do género desta agora. (…).

Liberalidade, “fair-play”, condescendência e compreensão, qualidades estas que te atribuí, onde estão? Tu és tremendamente egoísta. Não pensas nos outros que também têm coração. Nos outros que, por uma razão ou outra, estão ligados a mim. (…). Bem, mas não interessa falar nisto porque não queres compreender. Tu, simplesmente, oprimes com a tua intransigência obsoleta no tema que estamos a focar.

Está na altura de te dizer que nem hoje nem NUNCA me terás como objecto teu. Eu amo-te, mas não existes só tu na minha vida. Há pessoas, não-pessoas, ideias e factos que eu amo. (…). Não vou renunciar para me entregar TOTALMENTE a ti. Aceita-me com todos os meus outros sentimentos. Caso contrário, deixa-me. Julgo que conheces o meu ódio à subserviência.

Não estou zangado contigo, friso bem. Julgo ainda que tudo isso foi criancice, arrufo de menina mimada. (…). Sentiu-se traída porque o seu querido a deixou uns momentos para ir ter com outra. (…).

Mais uma vez te digo que não vou prescindir dos meus amigos para “ser sempre juntinho a ti”. Cultivo a Amizade. Continuarei pela vida fora a cultivá-la. Preciso muito dela. Não vou, não irei cortar relações (…) só porque tu tens despeito ou ciúme ou sei lá que porcaria é essa. Está entendido? (…).

Julgo que não estou a ser duro. Aliás, como atrás disse, não estou zangado contigo. (…). Simplesmente, acho incrível como é que foste capaz de escrever duas cartas, quase “à época romântica”, com esta última por trás a fervilhar. Isto leva-me a não acreditar nas duas primeiras cartas. São falsas porque tu não podias sentir o que me disseste. Estavas a mentir a ti própria, estavas a forçar as palavras a saírem para o papel. E isto é que eu não tolero. Eu quero a verdade, sempre a verdade, mesmo que ela doa, mesmo que ela faça sangrar. (…). Com medo de dizeres a verdade, resolves falsificar-te!
Uma minha ausência pontual, anunciada já há um mês a sua hipótese de existir, é o bastante para sentires dúvidas no Amor, (…), que me dedicas! (…).
Numa despedida como esta minha, consegues estar “fria e vazia”! É inacreditável! Ainda me não conheces ou não me queres conhecer ou não acreditas em mim! (…).

APESAR DE TUDO, muitos e muitos beijos do teu M.
Saudades

************
Cacém, 21.11.1966

Há algo a acrescentar e a objectar ao que hoje me expuseste. Alguma coisa precisa de ser rectificada. (…).
Embora afirmes o contrário, eu contesto frisando bem que sempre preferi a verdade, meu M. querido. (…). Sou defensora intransigente dela, embora em algumas circunstâncias fosse preferível ocultá-la para evitar discórdias e acusações inadequadas. (…). Abomino a mentira, o sofisma. (…). Não posso imaginar sequer que pudesse ocultar, que tivesse a fraqueza de ocultar qualquer coisa que nos dissesse respeito. (…). Interessa-me é que te apercebas e que vás tomando conhecimento das minhas reacções, do modo como me comporto, das fases que atravesso. (…).

O motivo que aleguei e que originou aquele estado de frieza foi o único factor que existiu para aquela reacção, encimado pelo nervosismo psíquico que sempre origina uma tal despedida. Não há outro, meu querido. (…). Foram de certo modo depressivos e amargurados os dias que decorreram até à altura em que me confessei e te expus o que me oprimia, por não ter aproveitado os breves momentos que precederam a nossa despedida. (…).
Acredita que, depois de teres partido, senti-me tão certa de continuar a pertencer-te como tu com a certeza com que partiste de que não ficávamos separados (…).

Escrevi-te as duas primeiras cartas em cujo conteúdo tu não crês bem, lamento-o, e todo esse conteúdo era o testemunho do quanto continuo unida a ti. Operava, porém, por detrás de tudo isso, esta espécie de culpa motivada pela ocultação duma fase em que tu, sem o notares, estiveste embrulhado. Urgia, para não falsear a verdade e a sinceridade que sempre tenho posto nos nossos contactos, que pusesse o meu Amor ao corrente do que se tinha desenrolado no íntimo da sua D. Assim enveredei pelo caminho dessa verdade e clareza. (…).
Acaso não me poderia ter enganado no caminho e este episódio tivesse acelerado o desenlace da nossa união? Indubitavelmente, não foi isso que aconteceu. Continuo a amar-te sem peias de o afirmar e gritar abertamente, meu querido. Expondo-te o que me tinha afligido, esperava encontrar uma fuga à saudade e à culpa que me pesa por não poder recordar agradavelmente aquela despedida.
O amor que te dedico, (…), radicou-se e frutificou. Não fui eu que o criei. Aceitei-o e alimentei-o. Não é por capricho que ele existe, só porque a “menina mimada” quer ter um Amor porque está na idade de ter um namorico. (…).

Outro ponto a esclarecer:
Quando me referi a umas partidas que me pregaste, (…), apenas estava incluso o teu procedimento na antevéspera da tua partida, o qual me chocou profundamente. Que queres? Então essa minha confissão é prova evidente para concluíres e afirmares que foi erradamente que me atribuíste as qualidades que enumeraste? Conclusão precipitada como absurda, acrescento.
Foi um problema íntimo que te expus com o intuito de encontrar solução. (…). Acaso a minha reacção foi de molde a prejudicar a minha liberalidade? Puro engano, meu querido. Amo a liberdade e, dentro dos moldes apreciativos em que ela deve conceder-se, eu concedo-ta. Não terá sido este o meu comportamento? Diz-me a consciência que sim.
“Fair-play”? Caber-te-á a ti reconhecer se existe e apreciá-lo nessa medida. No entanto, sem intenção de me elevar, afirmo que possuo essa qualidade. Condescendência e compreensão não farão parte dos meus dotes?! Será que não crês nelas? (…).

Acaso alguma vez te recriminei por causa das tuas amizades femininas, (…)?! Já tive oportunidade de te afirmar que não me molesta o facto de conservares essas amizades. Respeito e corroboro até para que as mantenhas numa boa e sã camaradagem. Também quero conservar as minhas amizades masculinas e, perante o facto de as apoiares, estamos de acordo, não há incompatibilidades entre nós, neste tema.

Vem toda esta explicação a respeito do teu encontro com a tua correspondente. Ora, sê razoável, vê lá se não tive a iniciativa de te dizer que fosses encontrá-la? Nunca te dissuadi de ires visitá-la. Evidentemente que poderias tê-la visitado antes. Devias tê-lo feito e, assim, já a despedida seria mais breve e não originaria agora este vendaval.

TREMENDAMENTE EGOÍSTA. Que cretinice. Dizerem isso de mim, eu que me considero uma moça tão liberal, tão condescendente! Posso estar enganada? Não estou, não sou tão inconsciente que não me aperceba de tal defeito.
Não há também em mim, ao contrário do que afirmas, intransigência obsoleta na não aceitação e na incompreensão das tuas amizades, do amor que dedicas a muita coisa para além das pessoas. (…). Como fruto do meu conhecimento sobre os teus sentimentos, ideais e aspirações nasceram a certeza, a confiança, a credulidade que tenho em ti e que, intimamente, nunca sofreram alterações.

Não te dou liberdade, meu amor, porque ela não se reparte como o pão. O nosso namoro tem esta característica única de assentar em completa liberalidade, (…).

Aparte tudo isto, (…), eu creio na nossa compreensão mútua e na comunhão de sentimentos que têm instado a que prossigamos caminhando descobrindo beleza, sentido de viver, em paz e esperança no nosso futuro.

Meu M. querido, parece-me (…) que respondi claramente ao que se me impunha.
Saudosamente, me despeço.
Beijos e abraços da tua
N

************

Não consigo perceber a carta que se segue. Foi uma surpresa para mim, a sua leitura. O tom do discurso, a manipulação de certas palavras, a agressividade pessoal contra alguém que é me era querido, a desorientação, o derrotismo … Não consigo ver-me a ter este comportamento naquela altura. Causas?

Talvez uma junção de várias novas situações: regresso à guerra, após férias; saída de Bissorã para Mansabá com perda de convívio social e de qualidade de vida fora das ocupações estritamente militares; acumulação a 100% das actividades operacionais e da escola regimental, com o trabalho lectivo a aumentar com a aproximação dos exames; medo e cansaço a pesar na vivência diária, agravados perante a perspectiva próxima do fim da comissão; a decisão recentemente tomada de trazer o menino Sarrico comigo e as responsabilidades daí resultantes …
Mesmo assim, continuo surpreendido com esta carta. E pesam-me, ainda hoje, o sofrimento e as lágrimas que causei a alguém que durante todos estes anos, desde então, tem sido a minha querida companheira de vida.

“Se tiveres lágrimas nos olhos, bebo essas tuas lágrimas”
Marcas de sofrimento - Carta de Mansabá, 29/11/1966, amarrotada e manchada por lágrimas.

Mansabá, Nov. 29/66

Por vezes, ao pensar na vida e principalmente ao analisar os outros, tenho uma sensação de caos e chego a ver-me estranho, tanto com os outros como comigo próprio. Nessas alturas, esteja onde estiver, tenho frequentemente a sensação de que tudo se move impelido por derrocada desconexa de uma ladeira enorme, (…). E chego a pensar que o caos existe em mim.

Defende-te, desculpa-te, acusa-te. Eu já nada mais sou que um observador interessado, pacato ou vibrátil, triste ou satisfeito. Unido estava a ti. Junto de ti estou, já que continuo a amar-te embora muitas vezes chegue a pensar que não sei porquê. (…). Talvez para viver na minha cretinice. Aconselho-te é a não viveres com um cretino. Seria cretinice demasiada para ti. E já que sou cretino… 

Bem, tu com toda a tua independência crítica saberás o que tens a fazer, que eu cá fico com a minha cretinice. Mas que cretino eu sou! Cretino, cretinas, cretina, cretinamos, cret… Parvo. Guerra.
Parvo na guerra. Guerra parva. Guerra cretina. Cretino na guerra. Guerra, guerra, guerra. A vida? Caos.

Dói-me ver os teus olhos de espanto ao ler esta carta. Amo esses teus olhos de espanto. (…). Estou a gostar da barafunda, de “bafarunda” como diz um soldado que anda sempre com o “VIVA A GUERRA” na boca. Para ele é tudo “bafarunda”. O que é preciso é confusão. Bem, ele diria: o que é preciso é “bafarunda”! Ah, desculpa. Não te avisei: estou “charola”. “Charola”, parvo, cretino. Rima tudo com maluqueira.

Se tiveres lágrimas nos olhos, bebo essas tuas lágrimas; se estiveres furiosa, de rictus nos lábios, dura, eu beijo-te, eu acaricio-te, eu mordo-te porque quero ver-te gritar, ver-te gritar de dor e prazer, ver-te gritar de indignação e alegria. Ver-te no caos. Ver-te VIVER. Porque isto de dar cabeçadas sabe bem. (…).

Alto lá, que estás a pensar? Não penses sequer em fazer desaparecer a carta, esta cartinha maravilhosa. Duvidas? Duvida! DÚVIDA. É na dúvida que te quero deixar, não duvides. Ou, se quiseres, duvida mas não rasgues a carta!

************

“Duvidas? (…). Mas não rasgues a carta! “
Marcas do sofrimento - Carta de Mansabá, em 29/11/1966, manchada por lágrimas e com sinais de amarrotamento.

Minha N. querida, como estás? Eu estou bem, felizmente. Por cá tudo bem. Espero que esta minha carta te vá encontrar de perfeita e feliz saúde na companhia de tod…. Os lugares comuns ainda existem. Em tudo? (…).
(Deixa-me rir, D. Está bem?).

“Que baixo poder de chacota o teu!”. Não foi isto o que agora pensaste? (…).

Um grande abraço aos teus pais.
Beijo-te toda, meu amor. Saudades.
M.

************

Nota: Não encontro qualquer reacção ao texto desta carta. A primeira carta que recebi, após a escrita e envio desta, tem data de 18-Dezembro-1966 e não faz qualquer referência a este “conflito”.
____________

Nota do editor

Último poste da série de 29 de abril de 2015 > Guiné 63/74 - P14543: Cartas de amor e guerra (Manuel Joaquim, ex-fur mil, arm pes inf, CCAÇ 1419, Bissau, Bissorã e Mansabá, 1965/67) (19): Sem nada para dizer

Sem comentários: