terça-feira, 4 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16555: Memória dos lugares (347): Monumento aos combatentes do ultramar, freguesia da Piedade, concelho de Lajes do Pico, ilha do Pico, Açores (Adelaide Barata Carrêlo)





Açores > Ilha do Pico > Lajes do Pico > Piedade > 2016 > Monumento aos combatentes do ultramar

Fotos: © Adelaide Barata Carrêlo (2016) Todos os direitos reservados. [Edição: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem, de 23 de setembro p.p., da nossa 
amiga Adelaide [Barata] Carrêlo


Olá, Luís,

Passei pela Ilha do Pico estas férias, e como em todo o lado encontramos "raízes", no meio do nada encontrei um memorial aos Combatentes do Ultramar, na Freguesia da Piedade.

Numa pedra de basalto ficou a memória de heróis que não voltaram a sentir a brisa de um mar imenso e desta ilha única.

Mas enquanto falarmos deles, eles estarão connosco.

Um abraço
Adelaide Carrêlo


2.  Comentário do editor:

Obrigado, Adelaide, pela fotos e comentário. Os nossos camaradas dos Açores nunca serão esquecidas, mesmo que a gente fale deles menos do que eles merecem... Em todo o caso, este monumento parece-nos conter todos os nomes dos filhos, não do concelho de Lajes do Pico que fizeram a guerra do ultramar, incluindo os que lá morreram, mas apenas os da freguesia da Piedade (uma das seis freguesias).

 A ilha do Pico, que hoje tem c. de 4700 (censo de 2011) habitantes também pagou o seu "imposto de sangue", dez dos seus filhos morreram na guerra do ultramar / guerra colonial, 2 na Guiné, 3 em Angola e os restantes (5) em Moçambique. Os dois camaradas que morreram na Guiné não constam desta lista: Gabriel Pereira Bagaço e João Humberto Nunes Ávila.

Em 1960, o município tinha c. de 8200 habitantes, foi perdendo população por via da emigração e do envelhecimento.

 ______________

Nota do editor:

Último poste da série > 17 de setembro de 2016 > Guiné 63/74 - P16497: Memória dos lugares (346): Em abril de 1963, eu fui, com uma secção, de Taibatá (subsetor do Xime) até Satecuta (subsetor do Xitole), atravessando a mata do Fiofioli, e falei com o chefe e a população da tabanca de Satecuta, espantados por nos ver... Regressei pelo mesmo caminho, a tempo de almoçar a Taibatá... (Alcídio Marinho, ex-fur mil, CCAÇ 412, Bafatá, 1963/65)

1 comentário:

Anónimo disse...

Tens razão, Carlos. Daquele singelo monumento constam os naturais da freguesia da Piedade do Pico que prestaram a comissão de serviço no Ultramar. Tens também razão na indicação da falta de dois dos nossos camaradas naquela lista e que tombaram em combate na Guiné: Gabriel Pereira Bagaço e João Humberto Nunes Ávila, ambos naturais da Piedade.
Gabriel Pereira Bagaço consta do monumento aos mortos do concelho das Lajes.
João Humberto Nunes Ávila, não. Foi sepultado no cemitério de Angra do Heroísmo. Talvez tenha vivido pouco tempo na Piedade. Mas acho estranho não constar do memorial aos mortos das Lajes do Pico.
Um abraço amigo,
Carlos