segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16553: Em busca de... (272): Major inf (hoje possivelmente cor inf ref) Carlos Graciano de Oliveira Gordalina... O meu pai, antigo fuzileiro do DFE 12, encontrou há anos umas tábuas de madeira exótica (talvez alguns salvados) com o seu nome pintado a branco... Sabemos que este oficial foi secretário da direção da Liga da Multissecular Amizade Portugal - China, em 2011/14 (Rui Ribolhos)



1. Mensagem do nosso leitor Rui Ribolhos, com data de 21 de setembro passado:

 Caro Senhor,

Parabéns pelo vosso Blog! Sou filho de combatente e deparei-me com o vosso blog, quando procurava um nome de oficial.

No vosso Blog de terça-feira, 5 de janeiro de 2010 com o título Guiné 63/74 – P5595: Fichas de Unidades (6): COP 4 - Comando Operacional nº 4 (José Martins),  aparece o nome Major de Infantaria Carlos Graciano de Oliveira Gordalina.

Como posso entrar em contacto com este oficial, ou familiar? O seu número mecanográfico  era 51396011.

Agradecia qualquer ajuda ou alguma pista onde posso ir à procura.

Os melhores cumprimentos continuação de bom trabalho.

Rui Filipe

2. Esclarecimento do nosso colaborador permanente José Martins, com data de 23 de setembro p. p.:

Bom dia Luís e Carlos:

Esta malta mais nova, como aconteceu conosco, está na idade em que "tudo é eterno".

Há muita malta do nosso tempo, alguns um pouco mais velhos, ou já partiram ou já passam dos 70 ou 80 anos. Porém alguns ainda andam (?) por cá.

Quanto ao nosso consulente, sugiro que tente contactar   a Liga da Multissecular Amizade Portugal - China, da qual o militar procurado, Carlos Graciano de Oliveira Gordalina, foi secretário da direção de 2011 a 2014.

Desejo sorte na procura deste nosso camarada.

Para vós um abraço e desejos de um bom fim de semana.
Zé Martins

3. Nova mensagem de Rui Ribolhos , a quem foi dada esta informação do nosso Zé Martins:
Data: 23 de setembro de 2016 às 14:37
Assunto: Em busca de oficial

Caro Senhor Luís Graça,

O meu maior agradecimento pela preciosa ajuda. Já enviei mail para a dita liga e aguardo agora resposta.

A busca por este oficial prende-se com as coincidências desta vida. O meu pai foi Fuzileiro Especial na Guiné (DFE 12). Num dos seus passeios habituais pela zona em busca de madeira para usar no assador, encontrou algumas tábuas de madeira.

Como carpinteiro de paixão, verificou tratarem-se de tábuas de madeira exótica e no ato de as revirar verificou que duas tinham pintado a letras brancas: MAJ. GORDALINA Nº MEC 51396011 D.G.A. (noutra surgia CAP. rasurado e depois MAJ.)

O meu pai reconheceu tratar-se de um possível camarada que havia enviado/recebido pertences durante a Guerra de ou para a Metrópole. Não pensando mais no assunto e recolhendo-as na sua garagem por lá ficaram algum tempo.

Em conversa com o meu pai pensamos que seria interessante entregar as ditas a seu dono/camarada, partindo do principio que não fora ele a ver-se livre delas para ter espaço em casa!! e acreditando nós que serviram de reaproveitamento das mesmas ao longo dos anos por outras pessoas.

Assim cheguei a si e agora veremos o desenlace desta pequena história.

Realmente pensei que já podia não estar entre nós, mas vamos ver!

Poder-se-ia pensar porquê dar-se a este trabalho? ... Mas penso que é uma forma de preservar a memória de uns e de todos.

Pode partilhar este mail com o resto dos camaradas de armas, se achar de interesse. Conto-lhe depois o resultado

Cumprimentos,
Rui
___________________

Nota do editor:

Último poste da série > 28 de agosto de  2016 > Guiné 63/74 - P16426: Em busca de... (271): José Manuel de Medeiros Barbosa, natural de (e residente em) Bafatá, meu camarada em Angola, radiotelegrafista, Lumege, 1972/74 (José Alexandre Barros Ferreira)

3 comentários:

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Rui,

Ficamos à espera de um bom desfecho para a história... Na Gândara dos Olivais, Marrazes, Leiria, há famílias com este apelido (que me parece ser de origem cristã-nova)... Tenho inclusive amigos e primos... Vou indagar... Abraço para si e para o seu pai, nosso camarada. Luís Graça

Anónimo disse...

Rui Ribolhos
3 out 2016 18:31
Caro Luís,

Darei noticias e o abraço! Já tenho o contacto do hoje Coronel Gordalina.
Até breve e abraço,
Rui

Anónimo disse...

Estive em Cadique em 1973 na C CAÇ 4540 fazia parte do comando o major Gordalina. Mas tarde após o 25 Abril encontrei o major Gordalina no Porto na altura era o 2º comandante da região militar do Porto no quartel situado na Praça da Republica.

Vasco Ferreira