domingo, 2 de outubro de 2016

Guiné 63/74 - P16547: Agenda cultural (503): Lançamento do livro do nosso camarada Paulo Salgado, "Guiné: crónicas de guerra e de amor", com prefácio de Mário Tomé... Dia 20 de outubro, 5ª feira, às 18h00, na Associação 25 de Abril, R Misericórdia, 95, Lisboa


Guiné > Região do Oio > Olossato > CCAV 2721 (Olossato e Nhacra, 1970/72) >  O alf mil cav op esp Paulo Salgado...

Foto: © Paulo Salgado (2010). Todos os direitos reservados.


1. Embora essencialmente operacional, o nosso camarada Paulo Salgado não se coibia de dar uma mãozinha quer no posto sanitário quer na educação de adultos. Na foto, vemo-lo, no Olossato, prestando ajuda como voluntário ao fur mil enf Carvalho.

Transmontano, professor primário, "ranger", numa companhia de cavalaria, comandada pelo cap cav Mário Tomé, ele já tinha vocação, na época, para a administração de serviços de saúde, a par de especial motivação e sensibilidade para as questões da cooperação e da solidariedade.

O nosso editor Luís Graça irá encontrá-lo, mais tarde, no ano letivo de 1981/82 em Lisboa, como aluno do Curso de Especialização em Administração Hospitalar, da Escola Nacional de Saúde Pública, depois de ter feito a licenciatura em direito pela FDUL , Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Mas só depois da criação do nosso blogue, é que os dois deram conta, por volta de setembro de 2005, que tinham sido também "camaradas da Guiné" e partilhavam uma "paixão comum por África"... O Paulo (e a sua inseparável companheira, a Conceição Salgado, economista, também ela nossa grã-tabanqueira tal como a filha de ambos, doutorada em biologia, investigadora no Reino Unido, Paula Salgado) tem vivido nos últimos entre Vila Nova de Gaia e Luanda. Foi justamente em Luanda, na Clínica da Sagrada Esperança, que o Paulo falou, ao nosso editor Luís Graça,  há uns tempos, deste seu projecto literário que chega, finalmente, a bom porto.

Paulo, o nosso editor (, este fim em Candoa, nas vindimas,) manda dizer que lá estará, com todo o gosto e em representação da Tabanca Grande, na tua festa!... Dia 20 de outubro, às 18h00, na A25A, no Bairro Alto, em Lisboa. (CV)




Guiné – Crónicas de Guerra e Amor - Sinopse

Esta obra constitui um admirável mosaico de personagens que, na sua diversidade, fazem ressaltar a humanidade intrínseca de cada uma face a factos diversos, ocorridos em distintos momentos históricos. 

De forma engenhosa, inovadora e crítica, colhida da sua experiência e da sua inteligência emocional, o seu autor, Paulo Salgado, alferes miliciano presente na guerra colonial travada na Guiné entre 1970 e 1972, e consultor sénior na área da saúde, nas décadas de 1990 e 2000 na Guiné-Bissau, consegue, segundo Mário Tomé, que escreveu o prefácio, “fazer-nos sentir a tensão a um tempo subtil e tumultuosa, terna e violenta, que sustenta o relacionamento entre homens quando sujeitos a imposições cujo sentido verdadeiro desconhecem, sendo obrigados a obedecer, desenraizados, mas logo criando laços profundos num espaço e num tempo que lhes era de todo estranho, e que fazem evidenciar o lado certo da história” – razões fortes para um convite à leitura desta interessante obra.


2. Mensagem que recebemos do nosso amigo e camarada Paulo Salgado, com data de 12 de setembro último: 

 Meu caro Luís,

Pois bem, após algum tempo (demasiado tempo?), vai ser publicado pela Lema d'Origem, uma editora sediada em Carviçais, Moncorvo, cujo proprietário é um homem bom e empreendedor, além de escritor muito por fundo, o meu livro Guiné - Crónicas de Guerra e Amor.

Irá ser apresentado pelo jornalista (amigo de juventude e crítico sério) Rogério Rodrigues, na Associação 25 de Abril, e tem o prefácio de Mário Tomé.

Dir-te-ei a data brevemente, Se os editores do blogue entenderem interessante divulgar, na oportunidade, esta iniciativa, será um prazer e uma honra dar a conhecer o livro.

Até dentro de poucos dias para informar os editores do blogue da data certa.[, confirmada posteriormente: será a 20 de outubro, 5.ª feira, em Lisboa, na A25A - Associação 25 de Abril,  Rua da Misericórdia, 95]

Entretanto, estarei também em Lisboa no dia 28 de outubro na homenagem ao Prof. Coriolano Ferreira, na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade NOVA de Lisboa.

Forte abraço.
Paulo Xavier Fernandes Cordeiro Salgado
Administrador Hospitalar - ENSP/UNL
Pós-graduado em Administração Pública - UMinho
Pós-graduado em Direito dos Contratos - UCP
Mestre em Gestão-Especialização em Gestão e Administração de Unidades de Saúde-UCP
_________________

Nota do editor:

Último poste da série > 20 de setembro de  2016 > Guiné 63/74 - P16505: Agenda cultural (496): Rescaldo da inauguração da exposição de pintura de Adão Cruz, levada a efeito no passado dia 17 de Setembro de 2016, no Museu de Ovar (Carlos Vinhal)

Sem comentários: