segunda-feira, 20 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20878: Da Suécia com Saudade (68): por causa da tal pandemia, as minhas renas não podem agora andar em bicha de pirilau e muito menos em manada... (José Belo)







Tabanca da Lapónia > As queridas renas do Zé Belo, régulo da tabanca e criador, que agora estão proibidas por ele, à revelia dos "colonialistas" de Estocolmo, de andar em bicha de pirilau e muito menos em manada...  E os  vizinhos lá vão  interiorizando a  medida "sanitária"...

Foto: Cortesia de José Belo. [Edição e legendagem: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]


1. Mensagem de José Belo ex-alf mil inf da CCAÇ 2381, Ingoré, Buba, Aldeia Formosa, Mampatá e Empada, 1968/70, e manteve-se no ativo, no exército português, durante uma década; está reformado como capitão inf do exército português: jurista, vive entre Estocolmo, Suécia, Abisco, Kiruna, Lapónia, no círculo polar ártico, e Key-West, Florida, EUA.

Date: 8/4//2020 à(s) 07:45

Subject: O vírus na Lapónia Sueca... antes e depois.

Desde o Inverno ao próximo Verão; desde a casa aos vizinhos !..

J. Belo


2. Comentário de LG:

Que os doentes e os mortos de todo o mundo, vítimas desta pandemia de COVID-19, nos perdoem... por estarmos a falar de coisas sérias, trágicas, em tom ligeiro, recorrendo ao nosso humor... luso-lapão. Mas também ele pode ser didático... Temos de aprender uns com os outros... E até com as tuas renas, e outros dos teus vizinhos que lá vão ruminando o provérbio popular português, de que "vale mais só do que mal acompanhado"...

No que diz respeito à contenção da pandemia da COVID-19, a  Suécia parece ter a adotado  uma   estratégia mais liberal, mostrando-se  desalinhada em relação à generalidade dos paises da União Europeia que estão em confinamento (ou isolamento horizontal)... A estratégia de isolamento vertical, seguida pela Suécia, tem alguns admiradores, e nomeadamente no Brasil do Bolsonaro, e muitos detratores...

A meio deste "campeonato" (que não tem data certa para o podermos dar por encerrado...), a Suécia está, contudo à frente dos outros países nórdicos no que respeita ao número de mortos (por milhão de habitantes).

Embora ainda seja cedo para tirar conclusões sobre a eficácia das diferentes estratégicas, e até porque os países são diferentes (hemisfério, clima, estação do ano, cultura,  idiossincrasia, modelos de convívio social, economia, PIB, índice de democracia,  índice de desenvolvimento humano, demografia, coabitação,  urbanização, densidade populacional, sistema de saúde,  etc.) e, além disso,  a pandemia está em diferentes fases, a  verdade é que a Suécia tem, neste momento,  uma taxa de letalidade (por covid-19)  mais alta que Portugal (10,9% contra 3,5%), e  nos últimos 14 dias teve mais casos de infeção (mais de  50% do nº de novos casos em relação ao total de casos) (Vd. quadro a seguir)... Quer dizer, que a triste procissão ainda vai no adro: compare-se a % de casos nos últimos 14 dias, em países como Brasil (72%), EUA (58%), Suécia (53%)... e China (14%).

A Suécia manteve abertos  restaurantes, lojas, centros comerciais. creches e escolas do ensino  básico...  A população tende a seguir as recomendações do governo no que diz respeito ao distanciamento social, e ao isolamento dos idosos, as ruas estão menos movimentados, ao que se lê nos "media", mas  nada que se pareça com Lisboa, Madrid ou Milão... E é certo que muitas empresas também  recorrem ao teletrabalho.  Mas não  houve declaração de estado de emergência como, por exemplo, na Europa do Sul, com imposição do "isolamento social" (em casa).

Distribuição de casos de COVID-19, numa amostra de países (, situação reportada a 19 de abril de 2020) 


País
Nº casos
(1)
Nº mortes (2)
Nº casos últimos 14 dias (3)
% de casos últimos 14 dias (4) (3:1)
Taxa de letalidade (%) (2:1)
Alemanha
139897
4294
48183
34,4
3,1
Brasil
36599
2347
26321
71.9
6,4
China
83803   
4636
1228
14,6
5,5
Dinamarca
7242
346
3165
43,7
4,8
Espanha
191726
20043
66990
34,9
10,4
EUA
735086
38910
422849
57,5
5,3
França
111821
19323
43216
38,6
17,3
Itália
175925
23227
51293
29,2
13,2
Portugal
19685
687
9161
46,5
3,5
Suécia
13822
1511
7379
53,4
10.9

Fonte:  Adapt.  de ECDC – European Centre for Disease Prevention and Control  (An agency of the European Union) (para os dados das colunas  1, 2, 3), disponível em https://www.ecdc.europa.eu/en/geographical-distribution-2019-ncov-cases Consult em 19/4/2020)
______________

Nota do editor:

6 comentários:

antonio graca de abreu disse...

Renas, em bicha, de pirilau e tudo. Ate na Suecia acontece...A minha alma homofobica -- malhas que o imperio tece --, empalidece.

Desde Marselha, um abraco,

Antonio Graca de Abreu

Tabanca Grande Luís Graça disse...

António, já estás em Marselha ?!... Agora é só um salto até Lisboa!... Luís

Anónimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Hélder Sousa disse...

Bom dia!

Não me vou meter com as questões poéticas e/ou "sensibilidades".
Reconheço a minha incapacidade para tal, as minhas limitações.

Vou apenas referir algumas coisas que me impressionaram nas fotos.
Na primeira foi a quantidade de "bichinhos" que estão em manada. Sabia, já tinha lido algures, que eram "abundantes" mas não imaginava uma manada daquela dimensão que se pode ver.
Na segunda, impressiona a "disciplina" que aplicam no atravessamento da via. Calculo que aí pudesse ter havido algum treino, tipo "ordem unida" e/ou "progressão".
Na terceira continua a verificar-se a disciplina, pois o "afastamento social" é bem notório. Admito como possível que tal tenha sido aconselhado por "algum luso-lapão", já que não parece ter sido emanado do "poder central das renas".
Na quarta foto o que impressiona é a espécie de "capote alentejano" que o "bichinho" utiliza.
Na quinta foto, para além do ar atento e vigilante também impressiona o "capacete" que utiliza.
Na sexta e última foto temos então uma casa, forradinha a gelo, o que me parece, para além de ser "fresquinho" que será também uma espécie de "camuflagem".

Fiquei pelas fotos....

Hélder Sousa

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Grande régulo da Tabanca de... Setúbal!... (Ainda a haveremos de estrear, com "manga de ronco", em passando o raio do cornovírus!).

Gostei da tua "aparição", tu que tão arredio andas cá do nosso blogue, agora que és uma "feicebuqueiro" compulsivo...

Gostei muito das tuas apropriadas legendas para as fotos do régulo da Tabanca da Lapónia!... Dizem que uma imagem vale por mil palavras, mas eu não concordo... Gosto da imagem mas ainda mais da palavra!,,, M

Mas já vi mais filmes (cinema) esta quarantena toda do que no último ano passado... E a propósito tenho vindo a divulgar a iniciativa da Medeia Filmes, a "quarentena" cinéfila...

http://medeiafilmes.com/

Acabo de fazer o meu Tai Chi Chuam, eu e a Alice, pelo menos 3 a 4 vezes por semana... 45 minutos cada sessão... Há cerca de uma dúzia de sessões, vamos fazendo as primeiras (1,2,3), que são mais fáceis...

Ver aqui as aulas do prof Diogo Magalhães Sant'Ana... O Tai Chi Chuam é bom porque te obriga a uma boa articulação do corpo e da mente... Mas a coordenação de movimentos é o mais difícil, para mim...SE tiveres uma "smart TV", um plasma, ligas a internet, e fazes o exercício na sala...

https://www.youtube.com/watch?v=HltPvxCfa7M

Boa continuação da quarentena... Saudações. Luís

Anónimo disse...

Estive a pensar melhor, com renas ou sem renas, com bichas e pirilaus, eu nao sou homofobico, sou mais renofobico.
Pensando bem, cada um mete-se na bicha que muito bem entendende, ou que esta mais a jeito. Aproveita, esta no seu plenissimo direito. Pirilaus ao vento tambem sao para cada um aconchegar onde mais gostar.
Pensando ainda melhor, tambem nao sou renofobico, os renos e as renas, uns com pirilau, outras sem, com traseiros apetitosos (ja comeram um afiambrado de rena? Experimentem, e delicioso!) tambem tem direito a vida.
Abraco desde Marselha. Amanha vou para Portugal. Vamos fazer bicha de pirilau para entrar no autocarro. Disseram-me que sera eficaz para afastar o coronavirus, em Franca e Espanha. Em Portugal, usa-se mais a mascara.

Abraco,

Antonio Graca de Abreu.