segunda-feira, 20 de abril de 2020

Guiné 61/74 - P20881: Viagem de volta ao mundo: em plena pandemia de COVID 19, tentando regressar a casa (Constantino Ferreira & António Graça de Abreu) (11): Enfim, Marselha, porto de abrigo, fim de um cruzeiro de sonho no "annus horribilis" de 2020




MSC - Magnífica > Cruzeiro de Volta ao Mundo >  20 de abril de 2020 > Chegada a Marselha, "porto de abrigo", fim de  cruzeiro...Amanhã dois autocarros trazem os  26 portugueses até casa... Entre eles, os nossos camaradas António Graça de Abreu, José Vinhas e Constantino Ferreira (1ª foto, de cima, da esquerda para a direita. Em baixo, o cartaz do MSC Magnífica a anunciar a chegada ao porto de Marselha, com uma belíssima citação do escritor chileno Luís Sepúlveda (1949-2020), que acaba de morrer, há 5 dias atrás, na cidade de Oviedo, vítima de COVID-19: "Somente sonhando e sendo fiéis aos sonhos, seremos melhores e, se formos melhores, o mundo será melhor"...

Fotos (e legenda): © Constantino Ferreira (2020). Todos os direitos reservados. [Edição e legendagem complementar: Blogue Luís Graça & Camaradas da Guiné]



1. Os nossos camaradas Constantino Ferreira d'Alva, ex-fur mil art da CART 2521 (Aldeia Formosa, Nhala Mampatá, 1969/71) e António Graça de Abreu ), ex-alf mil, CAOP 1 (Teixeira Pinto, Mansoa e Cufar, 1972/74), estão a escrever o seu "diário de bordo", nesta viagem de volta ao mundo. O MSC - Magnífica teve, entretanto, de apressar o seu regresso ao ponto de partida (, Marselha), devido à pandemia de COVID-19. O navio chegou hoje, estava programado só chegar a 1 de maio.

Com a devida vénia, reproduzimos aqui a última crónica do Constantino Ferreira, inserida na sua página do Facebook:


Segunda feira, 20 de abril de 2020, 9h26 > De novo  no porto de Marselha!

Cá estamos, de novo no porto de Marselha.

Foi daqui que partimos, no dia 6 de Janeiro deste Ano horribilíssimo de 2020.

Foi aqui, que acabámos de atracar ás seis horas da madrugada, neste mesmo porto de Marselha, neste dia de 20 de Abril de 2020, depois de meia volta ao mundo fantástica, pela Rota de Magalhães, até chegarmos á lha da Tasmânia na Austrália.

Pois aí, em Hobart o tristemente célebre “coronavirus” já lá tinha chegado, a seis pessoas.

A decisão do comandante e das autoridades da Austrália,foi de não visitarmos a cidade, e, assim perdemos a oportunidade de vermos ao vivo, o mamífero marsupial batizado com o nome de “Diabo da Tasmânia”!

A partir daí, parámos e atracamos em muitos portos, como: Sidney, Melbourne, Perth, Colombo e Suez, mas nunca mais fomos autorizados a pôr os pés em terra.

Mas hoje, vamos começar a sair; primeiro os Franceses que são cerca de mil, mais os Belgas, Holandeses, Alemães, Suecos e Dinamarqueses, enfim todos os do norte da Europa.

Amanhã dia 21, todos os restantes, incluindo nós, os Portugueses, que somos 26, e aqui teremos amanhã dois autocarros vindos de Portugal, alugados por nós, para nos levarem para a nossa Pátria Amada!

Por hoje, não digo mais nada, ou melhor! Não escrevo mais nada. Mas, mais tarde, escreverei o que falta contar.

Até lá temos que nos cuidar, para que esse “malvado” do coronavírus não se propague, por este nosso Mundo fóra!

Mas temos que acreditar na Ciência, que certamente irá conseguir lançar uma “vacina” antes deste próximo Outono.

A esperança não morre!

A primeira fotografia é já em Marselha, onde já estava atracado, mesmo aqui em frente, o navio Costa Smeralda.

As outras fotografias, são as últimas que publico desta Viagem de Volta ao Mundo, aqui concluída neste porto de Marselha.

[Publicaremos amanhã um texto do António Graça de Abreu, com as pequenas crónicas sobre os locais que não visitaram, desde 20 de março a 19 de abril de 2020]
_______________

4 comentários:

Anónimo disse...

Caros camaradas

Que tudo corra pelo melhor.

Um abraço

Carvalho de Mampatá

Tabanca Grande Luís Graça disse...

Ainda são 1657 km até Lisboa... No MSC Magnífica, se tivesse rodas, eram dois dias.. De autocarro ainda devem ser umas 30 horas, não ?...

O que importa, camaradas, é que chegaram bem, e estão em casa: estão na União Europeia... Só falta chegar à casinha, "the litte sweet home"... Vai continuar a correr tudo bem... com a proteção dos bons irãs da Tabanca Grande.

Um abraço fraterno. Luís

PS - Não te esqueças, António, de convidar o Zé Vinhas.

Anónimo disse...

Camaradas
Que cheguem bem a casa é o que vos desejo, mas cuidado ao atravessar a Espanha. Mas quem se vacinou na Guiné, deve estar ainda rijo.
Abraço
JPicado

Antº Rosinha disse...

É caso para dizer, Portugueses temos o Magnifica connosco!